limpar tela de notebook

10 dicas de como limpar a tela do seu notebook

Apesar de não recomendado, é comum que o usuário tente manter a proteção de fábrica que vem com a tela do notebook. Muitos fazem isso para aumentar a durabilidade da tela e evitar sujeiras ou acidentes. Porém, mesmo assim, é normal que a tela fique empoeirada com o passar do tempo.

O surgimento de manchas na tela pode ocorrer caso o usuário tenha o hábito de pegar na tela com as mãos, constantemente. A gordura dos dedos cria uma espécie de “cola”, favorecendo o acúmulo de poeira e outras impurezas. Entretanto, é possível realizar uma limpeza completa na tela do notebook, utilizando os produtos corretos e evitando determinadas químicas. Veja abaixo quais são as principais 10 dicas para limpar a tela do notebook:

1. Pré-higienização
Antes de começar a limpar a tela do aparelho, é importante lembrar de alguns pontos que podem evitar danos irreversíveis ao notebook. Entenda:
– Desligue o notebook: desligar o notebook, principalmente os dispositivos com touchscreen, garante segurança para o usuário e para o próprio aparelho;
– Não pressione a tela: alguns aparelhos não respondem bem a movimentos intensos, e a tela do notebook é altamente sensível a pressão;
– Evite receitas caseiras: fórmulas caseiras que misturam diversos componentes químicos ou ingredientes de cozinha são perigosos para a integridade do notebook e da tela. Prefira produtos específicos e de marcas reconhecidas no mercado;
– Não utilize abrasivos: itens abrasivos como esponjas ásperas ou palhas de aço podem danificar severamente a tela do notebook. Por isso, é essencial que a limpeza seja feita com panos macios, flanelas ou algodão;
– Evite aplicar produtos na tela: mesmo ao utilizar produtos específicos para a limpeza do aparelho, não se deve aplicá-los diretamente na tela. O acúmulo de produto pode prejudicar o funcionamento tanto da tela como do notebook.

2. Panos macios e flanelas
Para o caso de limpezas mais fáceis, um pano macio já resolve. Podendo ser de microfibra ou algodão, panos e flanelas são capazes de retirar a poeira sem riscar a tela do notebook. Evite molhar o tecido, pois é possível que algumas gotas de água caiam no teclado ou em outras partes internas do aparelho.

pano seco

Se necessário, repita a operação em movimentos circulares e leves, na mesma direção. Procure não repetir o mesmo lado do tecido para que a sujeira retirada não risque a tela.

3. Produtos ideais
Atualmente, o mercado oferece produtos específicos para a limpeza de telas de LED ou LCD. É recomendado investir em produtos especiais quando a tela está muito suja ou com manchas insistentes. Ainda assim, é importante ressaltar que não se deve aplicar diretamente na tela.

Antes de iniciar a aplicação, deve-se tirar o excesso de poeira com um pano seco. Para a aplicação do produto especial para telas, é necessário utilizar um pano macio e seco. Poucas gotas do produto no tecido já são capazes de retirar a sujeira da tela, sem danificar sua estrutura.

É possível encontrar kits para a limpeza de telas e notebooks. Uma das vantagens do kit é obter a flanela específica para este tipo de limpeza. O valor é acessível e, por ser utilizado em poucas quantidades, é bastante durável.

4. Água destilada
Se a sujeira encontrada na tela do notebook é de difícil remoção, e o kit de limpeza não é uma opção, a água destilada pode auxiliar no problema. Apesar de ser um produto diferente, sua aplicação é a mesma: um pano macio deve ser umedecido com a água destilada, e passado levemente na tela, em movimentos circulares na mesma direção. É fundamental que o excesso de produto seja retirado, se houver.

5. Pincel para ajudar na remoção de sujeiras
O uso de um pincel para retirar apenas uma camada fina de poeira também é uma alternativa interessante. Além de evitar riscos, o pincel é mais leve que a pressão exercida pelas mãos ao utilizar panos e flanelas na tela.

Além disso, um pincel de cerdas macias pode ajudar na remoção de sujeiras encontradas em pequenos vãos. Nas extremidades, por exemplo, locais em que o pano nem sempre alcança totalmente.

6. Produtos proibidos
É fundamental saber quais produtos são proibidos para a limpeza eficaz e segura de telas. Veja quais são eles:

materiais de limpeza

– Detergentes: os detergentes servem para limpeza média e pesada de diversas superfícies, mas pode ser altamente abrasivo para telas de eletrônicos;
– Álcool: apesar de ser conhecido como um aliado na limpeza, o álcool pode resultar em manchas irreversíveis em telas;
– Limpa-vidros: como diz o nome, o produto serve para limpar janelas, espelhos e outros tipos de vidros que não acompanhem dispositivos eletrônicos;
– Multiusos: como o detergente, o multiuso é indicado para limpeza pesada e pode danificar a tela do notebook;
– Água filtrada: o cloro presente na água filtrada é capaz de manchar a tela, portanto é recomendado o uso da água destilada;
– Papel higiênico: mesmo parecendo macio, o papel higiênico pode riscar a tela quando utilizado para retirar poeira e manchas.

7. Limpeza periódica
Para limpar a tela do notebook e evitar se deparar com grandes acúmulos de sujeira, de tempo em tempo, a dica é programar uma limpeza a cada determinados dias ou meses. Dessa forma, a tela não precisará de higienização profunda, aumentando sua durabilidade.

8. Tampa
Uma das dicas mais comuns, porém, não menos importante: manter a tampa do notebook fechada enquanto não estiver usando. Fechar o notebook fora do período de uso evita que a tela acumule poeira.

9. Menos sujeira
Além das dicas sobre como proceder com a limpeza de tela, existe também a importância em se evitar o acúmulo de sujeira. Primeiramente, busque guardar o aparelho em um local afastado de poeira. Confira as outras medidas, abaixo:
– Maus hábitos: evitar comer ou beber em cima do notebook garante que a tela e o aparelho fiquem limpos por mais tempo;
– Capa: utilizar uma capa para guardá-lo, durante transporte do aparelho ou tempo sem uso, ajuda a manter a tela limpa por mais tempo;
– Toques: se o notebook não dispor de touchscreen, não existe a necessidade de tocar o tempo todo em sua tela. As mãos, mesmo quando limpas, acumulam suor e gordura na superfície da tela;
– Película: para o caso de notebooks touchscreen, o mais indicado é contar com o auxílio de uma película;

10. Limpeza profissional
Caso a tela e o notebook estejam muito sujos, quase inutilizáveis, é válido investir em uma limpeza profissional. Muitos lugares já oferecem o serviço, que é realizado por um profissional especializado.

newsletter
Junte-se a nós
Preencha o formulário e receba nossos artigos
via e-mail!
Compartilhe
Conteúdo sugerido
Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Newsletter

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado.

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Brevo para processamento, de acordo com o termos de uso deles