teclado para pc com backlight azul

10 dicas essenciais para cuidar do seu teclado para PC

Quando se fala na produtividade em atividades digitais, é impossível não pensar no seu teclado para PC, essencial para todas as tarefas cotidianas ligadas ao uso de computadores. Por isso, a importância de conservar este equipamento está vez ou outra vindo a mente dos usuários.

O processo de escolha de um bom teclado para PC é uma tarefa que requer bastante estudo e que deve considerar os gostos pessoais e as necessidades de cada pessoa. Porém, a limpeza do equipamento é um processo que deve ser habitual e, em geral, funciona para qualquer modelo da mesma maneira.

As regrinhas de limpeza e conservação para manter seu teclado funcionando adequadamente e assim garantir a vida útil do equipamento precisam ser seguidas, pelo menos uma vez ao mês, aumentando a frequência caso more perto de obras, locais com muita areia ou resíduos soltos no ar, independentemente do valor do investimento feito no periférico.

Lembrando que alguns cuidados básicos como, evitar comer ou beber sobre o teclado para PC, evitando acidentes ou pressionar as teclas em excesso durante a locomoção, colaboram para manter o equipamento em bom estado.

Veja a seguir algumas dicas essenciais para limpar seu teclado para PC sem danificá-lo.

Limpando seu teclado para PC

O primeiro passo para a limpeza adequada do seu teclado para PC é se preparar para efetuar a limpeza. Se o seu teclado é conectado por cabo, desconecte do computador; se for bluetooth, tire o pareamento e desligue o teclado; se possuir pilhas ou bateria removível, retire.

Forre a superfície em que vai manusear o teclado com um pano macio ou jornal e tenha em mãos todos os utensílios que vai utilizar.

Retire as sujeiras superficiais

Sobre a superfície forrada sacuda o teclado de cabeça para baixo, evitando bater, para não desprender acidentalmente as peças e conectores, isso pode gerar um mau funcionamento das teclas posteriormente.

Esse movimento vai ajudar a soltar os fragmentos maiores de sujeiras, facilitando os demais processos de limpeza do teclado para PC.

Escove seu teclado

Use um pincel, de preferência os modelos vendidos em lojas de informática, para escovar o teclado e as fendas.

Caso não possua um pincel próprio, o recomendado é utilizar um pincel convencional ou escova de dente com cerdas de nylon.

Spray de ar

Se possível adquira um spray de ar comprimido, e aplique jatos em direção aos resíduos ainda visíveis, e depois repita os processos anteriores.

Caso for usar o spray de ar comprimido em seu teclado para PC, procure manter uma distância razoável para a velocidade do ar não danificar as peças do seu teclado.

Aspirador de pó

Caso possua um aspirador de pó na sua residência, após eliminar os excessos de sujeira, passe o bico mais estreito que tiver, entre as teclas e nas fendas.

Passe um pano úmido sobre as teclas, com cuidado para não pressionar com muita força, evitando desgastar os símbolos ou causar mau funcionamento nos contatos eletrônicos.

Use cotonetes

Para limpar em áreas de difícil acesso, como cantos e as laterais das teclas, utilize um cotonete úmido.

Não molhe muito, para que o líquido não escorra para dentro das fendas do teclado e acabe danificando o equipamento.

Limpeza profunda

Se notar que o teclado está realmente muito sujo, e precisa de uma limpeza mais extensa, será necessário, com muito cuidado retirar as teclas do teclado para PC.

Evitando as teclas maiores, shift, tab e enter, pois estas possuem o encaixe mais complexo. Antes de fazer o desmonte, fotografe o esquema das teclas para poder montar novamente. Após isso, com uma chave de fenda empurre delicadamente a tecla para que desprenda da membrana.

Com um pano úmido, e cotonetes faça a limpeza interna com cuidado para não danificar o periférico.

Para manchas e resíduos

Caso seu teclado para PC esteja com alguma mancha ou resíduo mais persistente, você pode utilizar álcool isopropílico, porém dilua em água.

Soluções abrasivas e álcool etílico não são recomendados para a limpeza de teclados, assim como o uso de água em excesso.

O pano que vai utilizar não pode soltar fiapos e não deve estar mais que levemente umedecido.

Leia o manual de instruções do seu equipamento para ter certeza do que pode ou não utilizar e siga as recomendações com cuidado.

teclado para pc windows com backlight azul

Para evitar a sujeira

Existem alguns itens a venda que ajudam a evitar o excesso sujeira no teclado para PC, facilitando a limpeza e prologando a conservação do equipamento, veja alguns:

Película protetora de silicone

Para quem quer economizar a opção mais barata é a película de silicone, que pode ser encontrada com preços a partir de R$ 8 reais.

Possui diversos tamanhos para se adequar aos diferentes modelos de teclados para PC ou notebooks existentes, é ótima para proteger contra respingos e a infiltração de resíduos, principalmente quando o periférico não está sendo usado.

Película ultrafina, anti-engordurante

Para quem prefere algo mais cômodo, existe a película ultrafina com ação anti-engordurante.

Utilizada da mesma maneira que a outra e com o mesmo efeito de proteção, porém, passa a sensação de não ter nada sobre as teclas.

Esta película é mais difícil de encontra no Brasil, precisando de um pouco de pesquisa para achar na internet, mas os preços ainda são bem em conta, por volta dos R$ 15 reais.

Teclado para PC mecânico

A limpeza de um teclado mecânico, apesar de ser um processo um pouco mais demorado, é muito mais simples, pois as teclas são removíveis e os sistemas internos mais resistentes.

Para a limpeza você vai precisar de um pincel, um Keycap Puller que é um item utilizado para retirar as teclas geralmente incluso na caixa do teclado, e panos.

Remova o excesso de sujeira com o pincel seco, não sacuda o seu teclado para PC, neste caso, não é necessário. Remova todas as teclas com o Keycap Puller, lembrando de fotografar o esquema de montagem.

Coloque as teclas dentro de um recipiente com água, sem detergentes ou outra solução de limpeza, para não manchar, deixe as teclas na água para soltar a sujeira enquanto faz a limpeza da base do teclado para PC.

Utilizando um pano seco e o pincel, limpe fileira por fileira, para remover toda a sujeira, esfregue até retirar todos os resíduos, sem utilizar força em excesso.

Assim que terminar, retire as teclas da água e coloque que um local seco para escorrer. Utilize o pano seco para retirar a sujeira que resistiu a água e depois leve para secar em um local arejado, longe de fontes de calor, se quiser pode utilizar um secador (com vento frio) para acelerar o processo. Então, é só remontar utilizando a foto como referência.

O que achou das dicas? Para aprender mais sobre como conservar seus equipamentos acesse nosso blog!

newsletter
Junte-se a nós
Preencha o formulário e receba nossos artigos
via e-mail!
Compartilhe
Conteúdo sugerido

Você pode gostar..

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Newsletter

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado.

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Brevo para processamento, de acordo com o termos de uso deles