Os 15 atalhos de teclado mais legais para usar agora!

Conheça os atalhos de teclado mais úteis para usar no dia a dia, como inserir emojis e salvar prints de tela. Aprenda também a configurar seu próprio atalho!

Há quem ache eles um pouco complicados e difíceis de decorar e outros que amam e não vivem sem. Mas, verdade seja dita, os atalhos de teclado são uma baita ajuda para quem precisa otimizar o tempo em algumas tarefas no notebook ou desktop. Além disso, uma vez que aplicados, não saem mais da nossa rotina.

Explorar atalhos novos pode dar um pouco mais de confiança e domínio no uso do teclado, que já faz parte da vida cotidiana da maioria das pessoas. Mesmo porque, que atire a primeira pedra quem nunca olhou para o teclado que utiliza todos os dias e viu algumas teclas que não fazia ideia para que serviam?

Se você já utiliza algumas combinações básicas de teclas mas sente que poderia descobrir mais, venha descobrir junto com a gente como é divertido e muito útil saber alguns macetes que podem otimizar o seu tempo em frente ao computador!

Separamos quatorze dos inúmeros atalhos que temos por aí que são bem simples, mas são bem legais! Bora conferir?

iabzd-607642-unsplash

Ah, e se você está procurando alguns atalhos mais básicos, tipo (copiar, colar, etc.) sugerimos esse conteúdo direto da Microsoft. Inclusive, você consegue selecionar qual é o seu Windows, pois cada atualização muda um pouquinho, então vale a pena conferir.

1. Atalho para emojis: Windows + Ponto Final

Se você é daqueles que não consegue se comunicar sem usar um emoji, vai curtir esse atalho. Usando a tecla Windows e Ponto final juntas, uma aba com emojis abre para usar em qualquer ocasião. Seja no Google Drive, no Facebook ou em qualquer texto, fica muito mais fácil deixar suas mensagens mais divertidas e coloridas. Vale lembrar que essa ação vale para Windows 10, tá?

1- atalho-emoji

2. Atalho para minimizar todas as janelas: Windows + L

É comum na hora de pesquisar algo na internet, abrir pastas no notebook e outros programas, que a gente abra várias abas ou janelas e acabe se perdendo na navegação no notebook.

O atalho Windows junto da tecla L minimiza todas as abas, janelas e programas abertos, deixando você em ponto de partida na área de trabalho. Ah, se quiser reabrir, é só adicionar o comando “Shift” (Windows+Shift+L) e elas estarão todas lá novamente, prontas para usar.

3. Print da tela salvo em JPG: Win + PrintScreen

Provavelmente você deve conhecer a tecla PrintScreen para capturar a tela inteira do computador, mas aí tem todo aquele trabalhão de, ou colar a imagem capturada direto em uma conversa, ou mesmo ter que abrir o Paint para salvar o arquivo – só de descrever já cansou. Uma solução simples é apertar a tecla Windows + PrintScreen que juntas capturam a tela, salvam em formato de foto JPG e vão direto para a pasta “Imagens” do seu computador.

3-atalho-print-tela

4. Capturar parte da tela: Windows+Shift+S

Mas se você não quer salvar a tela toda e está com preguiça de editar no Paint, sem neura! Aperte as teclas Windows+Shift+S e a opção de captura de tela vai ser ativada.

ALT

5. Bloquear o Windows: Windows + L   

Essa é super usada pelo pessoal do trabalho quando precisa sair da mesa e quer bloquear rapidão a tela do pc. Apertando as teclas Windows + L a tela bloqueia totalmente. (para computadores Apple é só apertar Comand+ Ctrl + Q)

Para desbloquear é só adicionar a senha, quando houver, e pronto!

5atalho-bloquear-windows

6. Abrir aba fechada recentemente: CTRL+Shif+T

Você está super empolgado pesquisando algo, vai minimizar a janela ou fazer qualquer outra ação e acaba fechando uma aba importante? Sem estresse! Com o navegador aberto em qualquer página aperte as teclas Ctrl+Shift+T e você terá novamente até 10 páginas recentemente acessadas.

ALT

7. Abrir link em uma nova aba: CTRL + Botão esquerdo

Está pesquisando freneticamente e aí achou um link interessante mas não quer perder a página de busca? Super fácil de resolver! Alguns mouses que possuem a roda de scroll já abrem links em uma nova aba quando ela é pressionada em um link, mas se o seu mouse não tem essa funcionalidade ou anda meio travado, com as teclas Ctrl+ botão esquerdo do mouse, você vai abrir o conteúdo do link clicado em uma nova aba.7-atalho-abrir-link-nova-aba

8. Atalho para usar interrogação (?): Alt Gr + W

Aqui no blog a gente já falou sobre os tipos de layouts de teclados , então você sabe que alguns teclados, principalmente os comprados fora do Brasil costumam ter um probleminha com a tecla de interrogação “?”, que não funciona quando o teclado está configurado para Português-Brasil, e justo ela, né, uma das mais úteis. Se você já está praguejando seu notebook comprado na gringa, não há motivo para pânico. Experimente usar simultaneamente as teclas Alt Gr + W e pronto, muita interrogação para questionar à vontade!

Ah, aproveite também para dar uma olhada em como alterar a linguagem do teclado do seu notebook.

8-atalho-ponto-interrogacao

9. Atalho para adicionar página aos favoritos CTRL + D

Para quem adora salvar links para ter sempre em mãos as páginas que mais acessa, o atalho Ctrl+ D é a receita para favoritar tudo o que você julgar importante de ter sempre por perto! Aí basta selecionar a pasta em que você quer salvar o link.

9-atalho-adicionar-favorito

10. Atalho para virar a tela do computador: Alt Gr + Setas

Muita gente se desespera com essa função, que pode aparecer acidentalmente e faz você achar que estragou o computador! Mas calma, se você foi curioso e usou as teclas Alt Gr + as setas de comandos, use elas novamente para desvirar a tela do notebook até voltarem a posição desejada. Essa função é usada bastante em notebooks ou mesmo para dar aquele susto em um amigo desavisado.

10-atalho-desvirar-tela-notebook- pc

11. Organizar abas lado a lado: Windows + Setas

Precisou copiar e colar um arquivo em uma outra página, janela ou pasta e precisa ficar minimizando e maximizando tudo a todo momento? Facilite o processo experimentando as teclas Win+ setas de comando para alinhar lado a lado as janelas que você deseja.

11-atalho-organizar-abas-chrome

Para usar no navegador

Os atalhos citados agora são os mais usados quando vamos recuperar alguma informação no navegador. Veja três principais:

12. Atalho para abrir o histórico de navegação: CTRL + H

Viu aquele site uns dias atrás e não se lembra o endereço? Corre para o histórico de navegação, um caminho mais rápido é usar Ctrl+ H!

12-atalho-abrir-historico-navegacao

13. Atalho para abrir Downloads: CTRL + J

Esse atalho abre a pasta que contém uma lista com todos os arquivos baixados e os que estão em progresso;

13-atalho-abrir-historico-navegacao

14. Atalho para limpar histórico de navegação: CTRL + SHIFT + DEL

Resolveu fazer uma faxina no seu navegador? Esse comando abre um prompt onde você pode limpar seu histórico de navegação.

14-atalho-limpar-historico-navegacao

15. Atalho para gravar tela do computador: Windows + G

Está querendo gravar a tela de rolagem do notebook mas fica com preguiça só de pensar em baixar algum programa pra executar essa ação? Pouca gente sabe, mas é possível gravar a tela do seu computador sem precisar baixar qualquer tipo de programa.

Basta abrir o aplicativo do Xbox, que já vem instalado no seu computador, apertar as teclas “Windows” + “G” e clicar na opção “Sim, é um jogo”. Depois, selecione a opção para começar a gravar ou as teclas “Windows” + “Alt” + “R” para iniciar ou terminar a sua gravação.

BÔNUS!

Como configurar seu próprio atalho no teclado!

É possível criar seu próprio atalho para o seu programa preferido, e é bem fácil! Olha só: Procure o programa que você quer e crie um atalho para ele na Área de Trabalho. Depois, clique com o botão direito do mouse e selecione “Propriedades”. Na janela, vá até a aba “Atalho” e entre com a combinação em “Tecla de atalho”. É possível criar atalhos personalizados para executar programas específicos com a entrada de uma combinação.

É bom lembrar que você não vai fugir muito do CRTL+ ALT, pois são atalhos obrigatórios e não pode ser uma combinação que já está em uso. Então escolha algo fácil de lembrar e que seja único para não se perder depois!

Curtiu nosso conteúdo? Ficou alguma dúvida? Escreve aqui embaixo pra gente!

A bringIT é um e-commerce especializado em peças e acessórios para notebook! Vem conhecer nosso site, é só clicar no banner! 😉

bringit

newsletter
Junte-se a nós
Preencha o formulário e receba nossos artigos
via e-mail!
Compartilhe
Conteúdo sugerido

Você pode gostar..

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Newsletter

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado.

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Brevo para processamento, de acordo com o termos de uso deles