cooler para notebook

3 dicas de como instalar um cooler

Com qualquer sistema de PC, é importante que o cooler do processador seja instalado corretamente para garantir que o calor seja dissipado efetivamente para manter temperaturas de operação apropriadas. Nesse artigo, vamos falar sobre como instalar cooler no processador de forma segura e correta.

Nunca construa um computador sem garantir que haja um sistema de resfriamento adequado instalado. Os coolers de processador são projetados para dissipar o calor produzido pelo processador que fica no coração do seu PC. Os coolers e outros elementos nestes componentes de resfriamento permitem que a energia térmica acumulada flua para longe das partes vitais do computador sem danificar o hardware.

Há muitos coolers disponíveis no mercado; entretanto, cada unidade é construída com um objetivo específico em mente.

Um único sistema de coolers é composto de centenas de peças minúsculas, e há várias escolhas a serem feitas ao escolher o sistema de resfriamento mais adequado para você. Os compradores precisam decidir entre um cooler de ar ou um cooler de líquido. Para completar sua configuração, os compradores também precisam decidir entre uma pasta térmica à base de silicone ou uma pasta à base de carbono.

Um único cooler de processador pode ter uma variedade de diferentes tamanhos de ventiladores, ruídos e velocidades. O processo exato de montagem do cooler também varia, dependendo se você tem um sistema de CPU AMD ou Intel. Alguns resfriadores são otimizados com tamanhos de soquetes de CPU que se ajustam tanto à AMD quanto à Intel.

cooler-notebook

Tipos de coolers

Se você comprar um processador, ele terá um cooler dedicado incluído que é comumente conhecido como o “cooler de ar”.

Embora estes sejam projetados para manter seu processador frio, ele não funciona tão bem, especialmente se você estiver usando seu computador por longos períodos ou com atividades mais exigentes, como edição e renderização de vídeo ou jogos gráficos de alto nível.

A maioria dos coolers de ar não é capaz de resfriar a cpu sob carga pesada causando picos de temperatura na faixa de 80-90 graus. Isto, por sua vez, faz com que o coolers de ar gire mais rápido para resfriar e dissipar o calor, produzindo mais ruído.

Existem várias alternativas para comprar de coolers de ar que fazem um trabalho muito melhor para baixar as temperaturas e evitar o estrangulamento do relógio da cpu.

Dicas de como instalar um cooler

1. Aplicar Pasta Térmica

A pasta térmica, também chamada de cola térmica ou composto térmico, é uma substância utilizada entre o processador e o cooler do processador para eliminar as lacunas de ar e para maximizar a transferência de calor entre o processador e o cooler.

Os cooler de ar da AMD e Intel, juntamente com alguns resfriadores de reposição, já vêm com pasta térmica já pré-aplicada na parte inferior do cooler. Portanto, não há necessidade de comprar e aplicar sua própria pasta, a menos que você queira.

Se você estiver instalando um cooler de outras marcas, alguns já vêm com pasta pré-aplicada, mas nem sempre é assim por isso você deve verificar. Se não houver pasta, o cooler já deve ter vindo com alguma que você mesmo possa aplicar. Ou, compre um pouco de pasta você mesmo.

Pastas de alta qualidade como estas podem funcionar ligeiramente melhor do que uma pasta que vem com um cooler, mas isso não vai fazer uma grande diferença, então a maioria das pessoas ficará bem apenas usando a pasta que vem com seu cooler (se vier de fato com alguma).

2. Montagem do cooler na placa-mãe

Montar um cooler de ar é muito simples, mas novamente, se você estiver instalando um cooler de outras marcas, o processo pode estar um pouco mais complicado, então você vai querer consultar o manual de instruções do seu cooler.

Localize onde o cabo do cooler com antecedência

Antes de instalar um cooler Intel ou AMD em sua CPU, você primeiro vai querer verificar onde o conector de energia do seu cooler está localizado em sua placa-mãe, de modo que você possa orientar/posicionar o cooler de forma que o cabo possa alcançar confortavelmente essa conexão.

Ou assim você pode planejar com antecedência como melhor arrumar o cabo do cooler se você quiser evitar fios soltos pendurados sobre sua placa-mãe – não é necessário, mas vale a pena pensar nisso.

O cabo do cooler que está preso ao cooler precisa ser conectado a uma tomada/porta da placa-mãe rotulada em sua placa-mãe como “CPU_FAN” ou algo dessa natureza. Consulte o manual de sua placa-mãe caso não consiga encontrá-la.

Por que planejar com antecedência para onde o cabo do cooler do processador da CPU irá? Você quer evitar instalar o cooler na CPU, e depois perceber que quer orientá-lo de outra forma e tem que reinstalá-lo.

Se você fizer isso, corre o risco de estragar a forma como a pasta térmica fica colada ao processador, o que significa que você pode ter que remover e reaplicar a pasta. Portanto, tente instalar o cooler da maneira ideal na primeira vez.

cooler para notebook

3. Conecte o cabo do ventilador à placa-mãe

Agora seu cooler está no lugar, não se esqueça de conectar o cabo do cooler ao conector de quatro pinos correspondente na placa-mãe que deve ser rotulado “CPU_FAN” ou algo similar. Evite que o cabo do cooler fique sobre o cooler do processador, caso contrário ele poderia prejudicar o desempenho do cooler.

Se seu cooler tiver um segundo cabo para o RGB, lembre-se de conectá-lo a um conector USB na placa-mãe se você quiser que o RGB funcione. Isso é tudo o que você precisa saber para instalar um cooler de processador para um processador Intel ou AMD.

newsletter
Junte-se a nós
Preencha o formulário e receba nossos artigos
via e-mail!
Compartilhe
Conteúdo sugerido

Você pode gostar..

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Newsletter

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado.

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Brevo para processamento, de acordo com o termos de uso deles