ícone compartilhar redes sociais

4 incríveis dicas para evitar o desgaste da bateria do notebook

Welysson

 

A tecnologia das  baterias de íon-lítio proporcionam mais praticidade e mobilidade aos usuários, no entanto, assim como qualquer outro produto, é normal o componente ter sua capacidade de armazenamento reduzida devido a utilização. Apesar da perda inevitável, há alguns cuidados que podem evitar que o desgaste seja ainda maior. Confira as 4 incríveis dicas para evitar o desgaste da bateria do notebook. 

 

1.Evite zerar a bateria do seu notebook

É importante evitar que a bateria chegue a carga mínima de 0%, a ponto de desligar o aparelho. Esse cuidado é necessário, pois as baterias são fabricadas para durar de 300 a 500 ciclos, aproximadamente 2 a 3 anos. Assim cada vez que o notebook recarregar 100% da capacidade de carga da bateria, o nível de desgaste do componente aumenta.

Por exemplo, você utiliza 60% da sua carga e em seguida carrega o aparelho completamente. Se mais tarde o seu note descarregar mais 40% e você carregá-lo novamente e chegar a 100%, um ciclo se completa. Por isso, recomendamos que você não deixe a bateria chegar a níveis críticos de energia. Carregue o notebook quando a bateria chegar  a 40% de energia restante e quando chegar a um nível de 60 à 70% pare de recarregar.

2.  Deixe que as células da bateria se movimentem

Se você costuma utilizar o seu notebook sempre conectado a energia, certifique-se que o equipamento complete pelo menos um ciclo de carga uma vez por mês. Isso é necessário pois as  baterias de polímero de íon de lítio precisam ser usadas para ter o máximo desempenho.

3. Não esqueça de calibrar a bateria

A calibragem da bateria serve para equilibrar a carga de energia dentro de cada célula do componente. O procedimento deve ser realizado quando a bateria é nova e depois a cada 30 a 60 dias de uso. Saiba como calibrar a bateria do notebook aqui.

4.  Evite altas temperaturas

Evite deixar o seu notebook exposto a altas temperaturas- na praia ou dentro do carro- pois isso pode danificar a bateria. Armazene o seu computador em locais frescos e arejados.

O que achou das dicas?  Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentário!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *