5 dicas cruciais para saber antes de comprar um notebook

saber-que-notebook-comprarA decisão de comprar um notebook ou trocar o antigo por um mais moderno não é algo fácil para a maioria dos usuários. Em virtude, principalmente, dos valores da compra e do nível de envolvimento com o notebook. Aprenda 5 dicas cruciais para não errar na compra do seu notebook!

Uma vez que grande parte do seu dia está relacionado, direta ou indiretamente, à atividades realizadas com seu notebook, efetuar a compra certa é fundamental para que a sua rotina não seja prejudicada com problemas que podem ser evitados.

Partimos de uma pergunta básica: para qual finalidade você quer um notebook?

Veja 5 dicas importantes antes de comprar um notebook

Dica 1: Tamanho

tamanhos-escolher-notebooks-bringit

Definir o tamanho do notebook é uma característica fundamental. Se você pretende levar seu notebook na bolsa/mochila o indicado são telas menores de 13 ou 14”, que tendem a ser notebooks mais leves, facilitando o transporte.

Atenção: nestes tamanhos, o teclado do notebook não apresenta o teclado numérico separado (teclas laterais à direita), se você pretende usar muito cálculos e planilhas cuidado com esta escolha!

Porém, se você prefere utilizá-lo como um substituto do computador de mesa e para ver filmes e rodar jogos, pode escolher notebooks com telas maiores do que 15.6”; que também apresentam o teclado numérico.

#dicabringIT: quanto maior for a tela, mais energia ela exige, consequentemente diminui a autonomia da bateria. Também, dê preferência para telas LCDs com Backlight de LEDs. Leia mais sobre isso aqui: https://blogbringit.com.br/curiosidades/tela-lcd-led-ou-ccfl-qual-a-diferenca/

Dica 2: Entradas e conexões

entradas-conectores-como-escolher-notebookUm detalhe que, às vezes, passa desapercebido e está diretamente ligado ao seu objetivo de uso do notebook é o número de entradas e conexões USB, HDMI, VGA, leitor de cartão, dentre outros. Por exemplo, para notebooks que apresentam apenas duas entradas USB, uma delas normalmente é ocupada pelo mouse, restando apenas uma para seu uso, o que pode causar incômodos no cotidiano. Se irá precisar de leitor/gravador de CD/DVD, preste atenção, alguns modelos ultra slim e ultrabooks não apresentam essa entrada!

Dica 3: Marca e Sistema operacional

marcas-notebooks-como-saber-qual-notebook-comprar

Marca é algo bastante pessoal e sua escolha está relacionada com outros produtos e experiências prévias que você já tem/teve, assim, não iremos recomendar uma marca específica. Contudo, antes de decidir por qual modelo comprar, analise quais empresas oferecem assistência em sua cidade. Lembre-se de que se não houver, você terá de enviar seu notebook para alguma cidade para consertá-lo.

As principais opções do mercado para sistema operacional atual são o Windows, Linux e o MacOS. Escolher um sistema, é uma tarefa que deve ser feita cuidadosamente de acordo com sua utilização.

O Microsoft Windows é o sistema operacional utilizado pela maioria dos usuários de computador, apesar dos problemas com segurança, é o mais compatível e vem com outros softwares muito úteis como o Microsoft Word e Internet Explorer. O Mac OS X é, provavelmente, a primeira escolha para o design gráfico, mas o maior problema é que ele não pode executar muitos programas que o Windows pode. A maior vantagem do Linux é que ele é gratuito e completamente personalizável. No entanto, são poucos os fornecedores de software que lançam produtos para rodar nele.

Dica 4: Espaço de armazenamento

ssd-memoria-ram-notebook-kingston-bringit

O espaço em HD (disco rígido), por exemplo, serve para você armazenar seus arquivos e programas. Se você é alguém que baixa muita coisa da internet ou cria arquivos muito grandes, um disco rígido com bastante espaço é o ideal. Hoje já começa a ser mais comum o uso de SDD (unidade de estado sólido) que é uma nova tecnologia de armazenamento de dados mais veloz, resistente e confiável.

A memória RAM é um dos itens necessários para deixar o notebook rápido. O mais comum é encontrar as memórias de 4 GB, mas se você é um usuário exigente e que precisa de alto desempenho na realização de suas atividades, com o uso de softwares mais pesados, edição de conteúdo multimídia e games robustos, o indicado é usar memórias de 8 GB.

banner_post_kingston

Dica 5: Processador

Para ter desempenho nos processos, é preciso um processador rápido e eficiente. E precisa ser eficiente em consumo de energia para dar mais mobilidade, item bem importante nos notebooks. Alguns dos maiores fabricantes de processador para notebook do mundo são Intel e AMD. A Intel é reconhecida por fazer os processadores da família Core i3, i5 e i7, que oferecem ótima performance. A AMD oferece processadores com ótimo desempenho e, geralmente, com custo menor.

amd_intel-processador-notebook

Veja mais informações sobre processador aqui: https://blogbringit.com.br/home/como-comprar-um-notebook/

Conseguimos ajudá-lo para sua próxima compra e/ou troca de notebook com essas 5 dicas? Caso tenha alguma dúvida, deixe seu comentário que teremos prazer em responder!

newsletter
Junte-se a nós
Preencha o formulário e receba nossos artigos
via e-mail!
Compartilhe
Conteúdo sugerido

Você pode gostar..

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Newsletter

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado.

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Brevo para processamento, de acordo com o termos de uso deles