ícone compartilhar redes sociais
tela de notebook em monitor

5 passos de como transformar tela de notebook em monitor

Welysson

Está precisando de um monitor? Seja para substituir o seu ou para criar uma área de trabalho com duas telas, você pode criar um monitor novo retirando o componente de um notebook!

Isso mesmo, você não precisa comprar um monitor novinho em folha. Com esta solução alternativa você pode criar a experiência de ter duas telas ao mesmo tempo, ampliando as possibilidades e aumentando a praticidade na utilização do seu PC. Além disso, caso você esteja sem um monitor adequado para o seu computador, se você tiver um notebook parado na sua casa, ele também pode fazer esta função.

Para isso, basta que você o transforme em um monitor! E pode ter certeza, não é tão complicado quanto pode parecer.

Quer descobrir como funciona este processo e ter mais esta carta na sua manga? Então, fique com a gente!

Neste artigo você vai aprender em 5 passos simples como transformar tela de notebook em monitor!

Primeiro: entenda como funciona esta transformação

Antes de tudo, vamos te ajudar a compreender como se dá o processo de transformação do seu notebook em um monitor. Você só vai precisar realizar um simples processo de desmontagem do notebook para remover os componentes da tela e em seguida fazer as conexões com as partes novas e com o seu computador. Com cuidado e as ferramentas adequadas, não será difícil.

Por mais que possa parecer assustador para quem não tem experiência com este tipo de trabalho, aprender a fazer esta transformação pode ser bastante útil para ampliar sua área de trabalho ou para suprir uma necessidade pontual de tela para um computador que está sem. E vale destacar que ter este recurso à sua disposição é muito interessante pois garante um método inteligente para que você possa manter em uso um notebook obsoleto.

limpar tela de notebook preta

Sabe quando o equipamento está em perfeitas condições de funcionamento, mas já não oferece boa performance e portanto também não tem um bom valor de mercado para você vendê-lo? Ou quando alguns componentes estão com defeito, mas a tela está inteirinha? Nestes casos, lançar mão dele como um monitor é uma excelente alternativa para aproveitá-lo em vez de deixar que ele fique apenas ocupando espaço ou até mesmo que seja totalmente descartado.

Vamos lá? Veja a seguir o passo a passo de como transformar tela de notebook em monitor

1º Passo: Desmonte a tela do seu notebook

Para fazer a remoção da sua tela, você vai precisar fazer a retirada dos parafusos externos. Geralmente eles estão localizados nas extremidades inferiores da sua tela, cobertos por pequenas proteções para que não fiquem expostos. Tire as proteções e utilize uma chave para desparafusar as peças. Não é necessário empregar força, realize esta etapa com cuidado e delicadeza para evitar eventuais avarias à tela do notebook, pois elas podem impossibilitar a reutilização.

tela de notebook

Após tirar os parafusos, você vai notar que a moldura externa será separada da tela, mas que esta ainda estará presa ao notebook por mais parafusos internos. Realize a remoção destes também, da mesma forma que fez com os externos, com cuidado.

Se você não tem um notebook para retirar a tela, mas quer fazer seu próprio monitor, compre uma tela de notebook aqui!

2º Passo: Selecione a placa controladora

Após realizar a remoção da tela, você vai ver que ela não recebe dados via DVI, HDMI ou algum outro meio convencional de transmissão. Isso ocorre porque nos notebooks é empregada uma placa controladora. A questão é que remover e reutilizar a placa do seu equipamento não é uma tarefa simples, por isso, não vale a pena tentar fazer este procedimento. Assim, você vai precisar comprar uma placa controladora nova.

O aspecto mais importante desta etapa é se certificar de que você vai comprar a placa certa para o modelo da sua tela. Para isso, você vai verificar na parte de trás da tela do seu notebook, em uma etiqueta afixada, o Part Number da tela. Este é um número identificador que discrimina exatamente as especificações técnicas do modelo em questão.

Veja mais sobre Part Number aqui.

Com este dado em mãos, você pode pesquisar e comprar a placa controladora específica para o seu modelo de tela. Assim pode garantir que todas as conexões vão funcionar adequadamente.

3º Passo: Instale a placa controladora

A sua placa controladora conta com um cabo que vai fazer a conexão entre a tela e o dispositivo. Fazer esta instalação é super simples: conecte a extremidade preta do cabo na entrada preta com número compatível de pinos da sua placa. A outra extremidade será conectada à tela. Esta é a entrada responsável por transmitir o sinal entre os componentes.

Já a extremidade branca do cabo é o transmissor de energia. Basta conectar na entrada branca. Os botões da tela também serão conectados via cabo branco, basta identificar o tamanho de cada um para encaixar nas áreas corretas.

Dependendo da placa controladora que você escolher, podem haver mais opções, como HDMI, segundo AV, etc. Basta conectar cada um em sua entrada.

4º Passo: Faça o acabamento

A parte do acabamento pode ficar como você quiser. Afixe a placa controladora na região posterior da tela e certifique-se de deixar os conectores de áudio e vídeo próximos às laterais. A seguir, você pode produzir um case com acrílico, afixar a tela à lateral do gabinete do PC, fica a seu critério.

5º Passo conecte ao seu PC e comece a usar

Por fim, basta que você conecte a saída de vídeo ao seu computador. Ligue o PC para fazer um teste a fim de verificar as conexões. Com isso, o processo estará finalizado e sua tela funcionará perfeitamente como um monitor.

Pronto, agora você já sabe como transformar tela de notebook em monitor! Muito simples, não é mesmo? Tudo o que você precisa é remover os parafusos, conectar a placa controladora compatível com a tela, criar seu acabamento e começar a usar.

Quer aprender mais técnicas para aproveitar melhor os componentes e recursos dos seus computadores e notebooks? Então navegue pelo nosso blog e encontre as melhores dicas de informática!