tela de notebook em monitor hdmi

Aprenda a usar tela de notebook como monitor hdmi

Seja pela vontade de trabalhar com mais de uma tela ou pela necessidade de utilizar a tela do notebook como substituta, uma dúvida comum é: será que dá para usar tela de notebook como monitor HDMI?

tela de notebook em monitor hdmi

Notebook como segunda tela

O notebook, por sua natureza portátil, já é equipamento característico de quem gosta de versatilidade e praticidade na hora de trabalhar, acessar a internet ou mesmo jogar.

Mas, além disso, ele também pode ser utilizado como segunda tela do PC para quem deseja criar uma estação de trabalho confortável e multitarefa, possibilitando abrir e visualizar várias informações de uma só vez.

Para o uso de trabalho, isso traz mais agilidade e comodidade para a rotina. É possível participar de uma reunião em uma tela e abrir a ata ou outros documentos em outra, por exemplo, criando uma experiência muito mais dinâmica de visualização.

Aqui no blog, já falamos sobre como utilizar a segunda tela em notebooks e outros aparelhos, aproveitando a flexibilidade e liberdade de trabalhar com duas áreas de trabalho independentes, movendo janelas de um monitor para o outro com facilidade.

Com o uso do Spacedesk Server e Spacedesk Personal View, dois programas leves e gratuitos, você pode espelhar e criar uma segunda tela de um PC em um notebook sem precisar de cabo algum, apenas utilizando uma mesma rede Wi-Fi.

Mas e se você quiser ligar um monitor no notebook utilizando um cabo?

A alternativa para não precisar instalar nenhum programa na sua máquina é utilizar um cabo HDMI, que serve para transmitir dados para aparelhos de alta resolução, sejam eles computadores, televisores ou videogames.

O resultado é ter uma imagem bem nítida da tela do seu notebook em um monitor. Quem não prefere jogar em alta resolução com uma imagem ampliada em um televisor grande?

TVs e monitores ficam maiores a cada dia, oferecendo imagens cada vez melhores, e você pode conectá-los ao seu notebook, ampliando sua tela e obtendo muito mais imersão em jogos ou filmes, visualização de documentos, dentre outras aplicações.

Em modelos mais antigos, como monitores com tubo de imagem, pode acontecer de não haver uma saída HDMI (padrão digital). Nesses casos, você pode utilizar um cabo VGA (padrão analógico).

Opções ao conectar o monitor ao notebook

Assim que você conectar seu notebook a um monitor, é possível utilizar 3 configurações diferentes: expandir a área de trabalho, desligar uma das telas e trabalhar só na outra ou duplicar a imagem.

Quando você expande a área de trabalho, passa a trabalhar com um monitor como extensão do outro. O cursor do mouse pula de uma tela para outra, possibilitando muito mais espaço de trabalho e a visualização simultânea de mais janelas.

Quando você desliga uma das telas e trabalha com a outra, seu notebook funciona como se fosse um desktop e a outra tela, como o único monitor.

Por fim, ao duplicar a imagem, a tela do monitor só repete as informações da tela do notebook. Quando quiser ver um filme, por exemplo, pode conectar seu notebook a um cabo ligado à sua TV e assistir com muito mais conforto e qualidade.

Ainda é possível desligar uma das telas e trabalhar com uma só, como se o seu notebook fosse um desktop. Finalmente, pode duplicar as imagens, que costuma ser a preferência de quem quer assistir filmes a partir de um notebook.

cabo hdmi

Como fazer?

Se o seu notebook tem Windows, basta conectar o cabo (VGA ou HDMI) ao equipamento e ao monitor.

Em seguida, clique com o botão direito do mouse na área de trabalho e em “Resoluções de Tela”. Selecione “Duplicar Monitor” e clique em “Ok”.

Uma outra opção para Windows 10 é apertar Windows P.

Na sua tela, aparecerão algumas opções:

– Tela do computador somente (para desconectar)
– Duplicar (a resolução que tá no seu notebook vai para o monitor)
– Estender (para usar o monitor como segunda tela)
– Segunda tela somente (a tela do notebook é desligada e transferida apenas para o outro monitor).

É possível ajudar a resolução em Opções Gráficas, alterando a resolução para FullHD.

Se você quiser desconectar, o caminho é o mesmo: Windows P e selecionar “Tela do computador somente”.

O cabo HDMI não acompanha o notebook de fábrica, então, se você não tem um cabo, adquira logo o seu na bringIT para fazer a conexão com o monitor.

O notebook como monitor

Você já entendeu que dá para utilizar seu notebook conectado a outro monitor através de um cabo e que é possível fazer do seu notebook um segundo monitor para o seu computador através da sua rede através de softwares leves e simples.

Mas e se você quiser utilizar o notebook como monitor através de HDMI?

Primeiro é preciso entender que a conexão HDMI dos notebooks é de saída. Portanto, não dá para simplesmente jogar uma imagem através dessa porta. Para processar uma entrada HDMI é preciso um circuito de captura.

Ou seja, o HDMI está configurado para output e não é possível simplesmente tornar o seu notebook um monitor.

O que de fato é possível fazer é conectar o seu notebook através de um cabo a outro monitor e definir esse outro monitor como o principal.

Basta clicar com o botão direito na área de trabalho, selecionar “Propriedades” no menu, clicar em “Configurações” na janela de propriedades de exibição e verificar a imagem com os números 1 e 2.

É através dessa configuração que você determina a ordem de aparecimento das imagens de acordo com a organização do seu espaço.

E aí, gostou desse conteúdo?

Se você achou esse post interessante, não deixe de checar mais informações em nosso blog e ficar sempre antenado às novidades.

A bringIT é um e-commerce de informática, com foco em peças e acessórios para notebook, inclusive cabos HDMI e telas. Também oferecemos um vasto mix de produtos, de bancadas eletrônicas e estações de soldagem e retrabalho a headsets, fones de ouvido, itens para gamers e muito mais.

Acesse nosso site ou entre em contato através de nossas redes sociais (Youtube | Facebook | Instagram).

newsletter
Junte-se a nós
Preencha o formulário e receba nossos artigos
via e-mail!
Compartilhe
Conteúdo sugerido
Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Newsletter

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado.

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Brevo para processamento, de acordo com o termos de uso deles