ícone compartilhar redes sociais
pasta térmica no processador

Aprenda como fazer overclock no processador Intel

Welysson

O processo de como fazer overclock no processador Intel é muito mais fácil do que era há 10 anos, mas ainda requer um pouco de cuidado, e vem com algum risco: se você acelerar muito o seu processador Intel, ele poderá degradar sua vida útil ou até mesmo danificá-la de forma irreparável.

upgrade processador

Dito isto, seu computador tem uma série de proteções integradas, e desde que você siga de perto nossas instruções, você não deve ter muitos problemas.

Aprenda como fazer overclock no processador Intel

Passo 1: Comece com um “reset”

Antes do overclock, é uma boa ideia obter uma referência de onde seu computador está sem a frequência extra. Portanto, reinicie seu computador e inicie sua BIOS – pressione “Delete” ou “F2” enquanto o computador inicia.

Tome um momento para explorar sua BIOS e se perder entre as diferentes categorias de configurações.

Cada fabricante de placas-mãe tem um layout diferente e pode até mesmo chamar certas configurações por nomes diferentes. Se alguma vez você não tiver certeza de qual é a configuração na sua placa-mãe, procure-a no Google, e não terá problemas para encontrar seu equivalente.

Procure uma opção chamada “Load Optimized Defaults”- usualmente perto do recurso “Save and Exit”.

Isto irá redefinir sua BIOS para suas configurações iniciais, o que é um bom lugar para começar. Entretanto, você pode querer fazer alguma pesquisa extra em sua placa-mãe – algumas placas vêm com configurações de “overclock automático” ativadas por padrão, que você pode querer desativar antes de continuar.

Finalmente, vá para o menu Boot e certifique-se de que seu PC esteja configurado para inicializar a partir do disco rígido.

Passo 2: Execute um teste de estresse

Em seguida, faça um teste de estresse para ter certeza de que tudo está bem, se não estiver, você pode ter um chip defeituoso ou algum outro problema, e você vai querer resolver isso antes mesmo de começar a fazer overclock no processador Intel.

Comece o OCCT, e você verá duas janelas. A janela esquerda tem suas opções de teste de estresse, e a direita mostra alguns gráficos do uso, temperaturas e voltagem de seu processador.

Na janela da esquerda, clique no “CPU”: “LINPACK”, e certifique-se de que as três caixas estejam marcadas: “64 Bits”, “AVX Capable Linpack”, e “Use All Logical Cores”. Isto assegurará que seu processador esteja devidamente tensionado ao seu máximo absoluto.

Você pode nunca ver cargas de trabalho como esta no uso diário, mas esse é o ponto – se for estável em uma carga de trabalho quase irrealista, você saberá que é estável para o trabalho do dia-a-dia.

Clique no botão verde “On” para iniciar o teste de estresse. Deixe-o funcionar por cerca de 15 minutos, mantendo-se atento às suas temperaturas. Você provavelmente não verá valores altos neste primeiro teste. Uma vez que 15 minutos tenha terminado, reinicie seu computador.

Passo 3: Aumente seu multiplicador de seu processador Intel

É hora de começar a fazer overclock no processador Intel. A velocidade do relógio de seu processador é um produto de dois valores: o “Relógio Base” (geralmente 100MHz) multiplicado por, bem, um “Multiplicador”.

Por exemplo, o i7-8086K usa um multiplicador de 40, para uma velocidade de relógio de 100MHz x 40 = 4000MHz, ou 4GHz.

pasta térmica no processador

Para fazer overclock no processador Intel deve-se elevar lentamente o multiplicador para encontrar a maior velocidade do relógio.

Coloque um multiplicador razoável – isso varia de processador para processador, mas um pouco de pesquisa deve dar uma ideia sobre como funciona o seu processador.

Passo 4: Ajuste sua voltagem e faça outro teste de tensão no seu processador Intel

Em seguida, role para baixo e encontre a opção “Vcore” ou “Core Voltage” (em algumas placas-mãe, isto pode ser chamado de “CPU Core/Cache Voltage”). Mude isto de Automático para Manual, e ponha em uma voltagem razoável, como recomendado por sua pesquisa independente.

Agora, volte e faça outro teste de tensão na OCCT, exatamente como você fez da última vez. Se o teste for bem sucedido, você pode voltar para sua BIOS e aumentar seu multiplicador mais um nível.

Se o teste causar um erro, ou se você receber uma Tela Azul, então seu overclock está instável, e você precisa fornecer mais voltagem para sua CPU. Volte em sua BIOS e aumente a tensão do núcleo em 0,01 volts ou mais, e depois tente novamente.

Mude apenas uma variável de cada vez e anote-as em seu bloco de notas – dessa forma você terá um registro do que é estável, do que não é e das temperaturas máximas durante cada teste de estresse.

Tome cuidado para não elevar muito a sua voltagem . Pesquise a voltagem máxima segura para seu processador, e não passe por cima desse número.

Fique atento também a essas temperaturas – quanto mais você aumentar a voltagem, mais quente ficará sua CPU.

Por último, quando fizer o teste de estresse, fique de olho na velocidade do seu processador na janela esquerda da OCCT – se ela estiver mais baixa do que você a ajustou, você precisará voltar para a BIOS e solucionar o problema.

Passo 5: Aumente ainda mais

Repita o ciclo acima, elevando pouco a pouco seu multiplicador e sua voltagem, até atingir o máximo possível. Talvez você chegue a um ponto em que não consiga manter as coisas estáveis, ou talvez suas temperaturas fiquem muito altas.

Mais uma vez, sempre que você muda uma opção BIOS, refaça o OCCT e garanta que tudo esteja estável. Se você mantiver notas detalhadas e mudar uma coisa de cada vez, não deverá ter muita dificuldade para encontrar sua combinação ideal de configurações.

Passo 6: Realizar um teste de esforço final

Uma vez que você tenha alcançado sua combinação ideal de configurações e esteja estável por 15 minutos de OCCT, é hora de fazer alguns testes mais rigorosos.

Execute o OCCT da mesma forma que você tem feito, mas deixe-o funcionar por cerca de 3 horas. Então, recomendo executar um teste de estresse diferente por algumas horas, às vezes, testes diferentes podem estressar seu processador de maneiras diferentes.

Isso deve garantir estabilidade, mas se você encontrar qualquer queda durante o uso regular, como por exemplo, durante jogos ou outras cargas pesadas. Você pode ter que recuar um pouco mais no overclock.

Conheça os produtos da BringIT!

Se nós te ajudamos nesse post sobre Como escolher bateria para notebook, temos certeza que podemos te ajudar ainda mais!

A BringIT é uma loja a mais de 10 anos no mercado. Nesse sentido, nós contamos com um catálogo variado que abrange diversas marcas, séries e modelos. Igualmente, nossos produtos são de alta qualidade e alta performance e passaram por rigorosos testes que atestam tudo isso.

Somos especializados em baterias e oferecemos todo o suporte necessário para lhe ajudar na compra. Como resultado da nossa seriedade com o cliente, oferecemos 8 meses de garantia em suas baterias!

Achou pouco? Pois não! Além disso, nós temos preços justos e que cabem em seu bolso. Isso porque respeitamos os nossos clientes e apostamos em oferecer um belo custo-benefício! Diferencial, não é mesmo?

Procurando por uma nova bateria para o seu notebook? Clique aqui e conheça as nossas opções! Se o seu problema é fonte, nós também temos a solução! Então, clique aqui e confira!

Está em busca de mouses, teclados, fones de ouvido ou outros periféricos? Saiba quais são as nossas opções clicando aqui! Veja também um pouco mais dos nossos produtos em nosso site!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *