ícone compartilhar redes sociais
Pessoa digitando em um teclado de celular sem vibração

Aprenda rapidamente como tirar a vibração do teclado

Welysson

Muitos smartphones possuem a funcionalidade de vibrar quando o usuário utiliza o teclado, o que pode ser incômodo e indesejado em muitos casos. Se você se encaixa entre as pessoas que não gostam dessa vibração, precisa saber como tirar a vibração do teclado.

Por isso, neste artigo você vai aprender a como tirar a vibração do teclado de forma fácil e muito prática, para poder utilizar o seu celular sem ter esse desconforto a cada digitação.

Como tirar a vibração do teclado

Inicialmente, cada modelo de celular pode ter um caminho diferente até chegar na parte de configurações que permite tirar a vibração do teclado. Portanto, se algum passo descrito aqui não for totalmente compatível com seu aparelho, tente encontrar algo semelhante no seu celular.

Apesar de as configurações poderem ser diferentes, todos os aparelhos, independentemente de modelo ou marca, possuem um mesmo tipo de distribuição das configurações dentro do aparelho.

Isso quer dizer que todos os modelos possuem uma aba de configurações onde você pode acessar questões que norteiam o uso do aparelho, como:

  • Horário;
  • Idioma;
  • Toque de chamada;
  • Vibração.

Dito isso, os passos serão divididos entre sistema Android e iOS. Para identificar qual é o sistema que seu celular utiliza, basta ver a marca. Em regra, se seu telefone não for da marca Apple, o sistema utilizado é o Android.

Android

Assim, quanto ao Android, o primeiro passo a ser feito é ir até o ícone de configurações do seu celular, que geralmente é representado por uma engrenagem.

Nele, clique em sistema e depois em configuração de idioma e teclado. Logo após, procure a opção que diga algo como idiomas e entradas ou teclados e idioma e os teclados existentes serão exibidos.

Clique no teclado que você utiliza e vá em preferências. Dentro dessa opção, para terminar de descobrir como tirar a vibração do teclado em aparelhos com Android, desmarque a opção que diz vibração ao tocar a tela ou algo do gênero.

Caso o seu modelo de celular não disponibilize a opção para desabilitar essa função, terá uma função para ajustar a intensidade da vibração. Então é nesse tópico que você deve entrar, para que role o marcador de intensidade até que seja zerada e, consequentemente, desabilitada.

Acesse nosso site e encontre acessórios para seu celular e muitos outros produtos de informática para quando você precisar!

iOS

Nos iPhones, o sistema operacional iOS não oferece essa opção de vibrar ao digitar nos teclados padrões do aparelho. No entanto, se em algum momento você baixou algum app, como o Gboard, essa função é ativada.

Se você não deseja mais ter essa vibração no momento ou por outro motivo quer desabilitar temporariamente, para desativar você deve ir até o app Gboard, vá em configurações e clique na opção que faz ativar retorno tátil ao pressionar teclas. Clicando nessa opção, o marcador mudará de posição e você terá desativado a função de vibrar ao toque no teclado.

Com esse simples passo você consegue desabilitar a função e passar a utilizar o teclado de forma totalmente sem vibração. E para voltar a ativar a função de vibrar, basta entrar novamente na mesma configuração e mudar o marcador de posição para ativado.

Vantagens de tirar a vibração do teclado

Além de não produzir a sensação de vibrar que suas mãos sentem a cada vez que uma tecla é pressionada no celular quando a vibração está ativa, esse não é o único benefício que você adquire ao desabilitar essa funcionalidade.

Para que o aparelho celular emita a vibração enquanto os toques no teclado acontecem, mesmo que a intensidade da vibração não seja a mais alta disponível, o gasto de bateria é alto. E o motivo é claro, pois para que todo o aparelho vibra em suas mãos, a força feita é grande, o que acaba exigindo mais da bateria e diminuindo o nível da carga.

Isso significa que ao desabilitar essa função você passa a economizar bateria e a tendência é que ela dure bem mais entre uma carga e outra, em comparação com o período em que a vibração estava ativa.

Esse benefício pode ser importante, principalmente para quem precisa utilizar o celular com grande frequência, ainda mais fora de casa ou de ambientes em que não é possível realizar recarga da bateria se necessário.

Considerações finais

Com os passos mencionados nesse artigo você vai conseguir desabilitar a função de vibração ao toque no teclado, com facilidade e praticidade, independentemente do modelo ou marca do aparelho celular que você possui.

Sempre é essencial ter em mente que, apesar de pequenas mudanças de configuração e disposição de menu que existem entre modelos e marcas, existe uma espécie de configuração padrão que as fabricantes seguem para que seja viável a utilização e para que todas as pessoas saibam como utilizar os aparelhos.

Portanto, se em algum momento você tiver dificuldades em seguir alguma orientação de como tirar a vibração do teclado, lembre-se de procurar algum passo semelhante em seu celular, pois com certeza você achará.

Ademais, depois de feito uma vez você já saberá aonde ir para poder alterar esse tipo de configuração de novo. Com isso, pode ativar e desativar quantas vezes quiser, a depender de sua vontade.

Além disso, alguns modelos de celulares permitem que você entre nas configurações do aparelho por meio do próprio teclado quando você está digitando alguma coisa, fazendo não ser preciso fechar a janela e ir até o menu inicial de configurações.

Para isso, basta ficar pressionando por alguns segundos a tecla da vírgula, e aparecerá o ícone da engrenagem que é o típico ícone de configuração. Assim, você clica nele e irá diretamente à tela de ajustes, economizando passos e sendo ainda mais fácil desabilitar a função vibrar do teclado.

Dessa forma, escolha a forma mais prática e eficiente e que faça mais sentido para você e desative hoje mesmo essa função para poder usar o teclado sem vibrar e economizar mais bateria no dia a dia, que é algo que muitos usuários sempre desejam, a melhor duração da bateria.

Curtiu o post? Continue com a gente e por dentro das novidades do blog e da loja da bringIT