notebook cce

Asus notebook upgrade: como fazer e quais os benefícios?

A Asus é bastante conhecida no mercado por oferecer hardware de qualidade. Se você tem um notebook Asus e está se perguntando se deve investir ou não no upgrade da sua máquina, não pode perder o conteúdo que a bringIT separou sobre os benefícios desse investimento.

Neste artigo abordaremos quais os upgrades que podem ser feitos no seu notebook Asus e que benefícios cada um deles traz.

Continue lendo para saber mais.

Conheça a Asus

Fundada em 1989, essa empresa é uma multinacional com sede em Taiwan. A Asus é conhecida por oferecer as melhores placas-mãe e computadores pessoais de alta qualidade, monitores, placas de vídeo, roteadores e outras soluções de tecnologia.

Ela também é uma importante fornecedora de componentes, então não raro você encontra componentes Asus em produtos de outros fabricantes.

Upgrades: quais existem e quais valem a pena?

O upgrade em notebooks podem ser muito difíceis, já que alguns componentes podem vir soldados diretamente na placa mãe, como o processador e a placa de vídeo.

Por isso, algumas pessoas se perguntam se é possível trocar esses componentes por componentes mais potentes, o que acaba não valendo muito a pena, pois a dessoldagem pode ser complicada e no fim das contas o procedimento pode nem dar certo.

Mesmo o uso de uma placa de vídeo externa pode não ser muito jogo, porque o procedimento ainda traz muitas questões de compatibilidade.

As opções restantes são 1) trocar o HD por SSD; 2) fazer um upgrade de memória RAM; 3) trocar a placa de wi-fi.

Mas quais os benefícios desses upgrades? É o que veremos a seguir.

Benefícios do upgrade na memória RAM

Se você usa o seu notebook para atividades cotidianas e simples, como navegar na internet, ver vídeos no YouTube e acessar e-mail e redes sociais, um upgrade de memória pode não ser tão interessante, já que variar de 2GB para 4GB ou 8GB pode não fazer muita diferença.

Porém, se você é do tipo que abre um milhão de abas ao mesmo tempo, talvez já tenha passado pela situação de ficar com o notebook muito lento e demorando a carregar.

memórias ram

Quem gosta de abrir muitas coisas simultaneamente deve preferir usar 4GB ou mais.

Um upgrade na memória do seu notebook Asus também é muito jogo se você trabalha com edição de imagens e vídeos em alta resolução, porque os programas utilizados para esse fim exigem muita memória do seu equipamento.

Agora, se você joga muito, um pensamento bem comum é o de que quanto mais memória, melhor roda o jogo. Errado! Na verdade, 2GB, 4GB ou 8GB de memória vão entregar o mesmo desempenho.

O upgrade que traria esse benefício seria na placa de vídeo mas, como dissemos, esse procedimento pode ser muito arriscado para a máquina, então o ideal é que, se o seu objetivo é jogar, você invista desde o começo em um notebook Asus com boa placa de vídeo.

As placas de vídeo possuem memórias exclusivamente voltadas para os jogos, por isso a memória do seu notebook não vai fazer tanta diferença nesse caso.

Por outro lado, cada vez mais os fabricantes de jogos estão apresentando como exigência mínima 4GB ou 6GB de memória, logo, um upgrade na memória do seu notebook Asus para essas especificações não é má ideia.

Benefícios do upgrade no HD

Você já sentiu que o sistema operacional do seu notebook estava tendo dificuldades para trabalhar? Aquela demora para inicializar quando você liga o equipamento pode ser resolvida com um upgrade no seu HD.

O HD é um dos componentes mais fáceis de trocar no seu notebook. Ao utilizar um SSD, você terá um equipamento muito melhor, muito mais rápido.

hd (hard disk)

Um notebook sem o SSD tem uma rotação bem mais baixa. O SSD entrega uma velocidade de leitura e de escrita e um tempo de acesso bem melhor do que o HD. Na prática, isso significa que o sistema do seu Asus será mais rápido.

Algumas pessoas vão argumentar que o custo por GB é mais caro no SSD, mas a bringIT traz preços muito mais acessíveis. Além do que, você ainda pode manter o seu HD.

Nesse caso, você pode usar o HD para o armazenamento dos seus dados, que não dependem de velocidade do sistema, e deixar o SSD para o sistema operacional (SO), tornando o seu Asus muito mais eficiente.

Nesse caso, o HD é inserido em uma case e instalado no lugar onde agora está a entrada de DVD. A opção é viável se você não utiliza DVDs em seu equipamento. Para isso, é preciso se atentar à espessura de case compatível com o tamanho do gravador de DVD.

Manter o SO estável também depende da memória RAM. Um upgrade no HD associado ao upgrade da memória RAM permite usar mais aplicações sem usar 100% da memória e o resultado é que seu notebook funciona sem travar.

O próximo passo depende do modelo do seu notebook Asus: alguns possuem compartimento específico que é só desparafusar, não precisa abrir inteiro, é só colocar a memória RAM.

Outros precisam ser inteiramente desmontados, removendo toda a parte inferior, o que torna o processo mais demorado, pois é preciso desparafusar toda a carcaça. Pela delicadeza dos componentes, o ideal é deixar que um profissional faça o serviço.

Uma pessoa com capacitação técnica vai fazer esses upgrades com cuidado, não danificando componentes. Se você fizer em casa, pode inclusive perder a garantia do seu aparelho, pois será considerado mau uso.

Um outro upgrade possível, mas menos comum, é o da substituição da placa de wi-fi por um modelo mais moderno. Esse não é, no entanto, um procedimento muito procurado.

A bringIT sabe que o que importa é ter uma máquina que dê conta do uso que você faz e que não te deixe na mão quando mais precisa. Uma medida que não é exatamente um upgrade, mas melhora a eficiência do seu notebook Asus, é fazer a limpeza do seu equipamento e trocar a pasta térmica.

Dessa forma, seu notebook dissipa melhor o calor e tem um resultado otimizado.

Quem somos?

A bringIT é um e-commerce de informática, com foco em peças e acessórios para notebook. Nosso portfólio inclui um mix de produtos, de bancadas eletrônicas e estações de soldagem e retrabalho a headsets, fones de ouvido, produtos para gamers e muito mais.

Quem se interessa por informática não pode perder os conteúdos do nosso blog.

Quer conferir o que temos para você? Acesse nosso site ou entre em contato através de nossas redes sociais (Youtube | Facebook | Instagram).

newsletter
Junte-se a nós
Preencha o formulário e receba nossos artigos
via e-mail!
Compartilhe
Conteúdo sugerido

Você pode gostar..

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Newsletter

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado.

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Brevo para processamento, de acordo com o termos de uso deles