Bateria do notebook não carrega – Como resolver este problema?

Um problema muito recorrente entre os usuários é quando a bateria do notebook não carrega. Certamente, isso não deveria acontecer em condições normais, mas destaca alguns possíveis problemas e pode comprometer a sua produtividade. Então, veja como resolver!

O que acontece quando a bateria do notebook não carrega?

De fato, é frustrante quando o seu notebook está conectado na tomada por horas e não carrega a bateria. Isso gera uma série de preocupações quanto a gastos ou mesmo pode atrapalhar a sua rotina de trabalho. Além disso, pode acontecer com qualquer pessoa que tenha um notebook.

Contudo, antes de sair gastando com uma nova bateria ou um novo cabo para o seu computador, é possível tentar resolver o problema através de alguns simples passos. A seguir, apresentamos algumas checagens e resoluções que você mesmo pode realizar!

Problemas com a tomada

Em suma, tudo começa quando você conecta o computador à tomada. Logo, o primeiro passo deve ser testá-la para saber se o problema está nesta etapa. É comum o carregamento da bateria ser interrompido por causa de oscilações ou outros problemas de energia. Ou seja, isso acontece para poupar a máquina.

Desta modo, a dica é desligar o notebook e testar uma nova tomada ou mais de uma para saber se o problema está na tomada. Se o problema persistir mesmo em tomadas diferentes, é possível que o cabo ou outros elementos do computador estejam com defeito.

Teste o cabo de conexão

O segundo passo é testar o cabo de conexão que liga o notebook à fonte de energia. Primeiramente, analise as condições físicas do cabo. Verifique ranhuras, se está quebrado, desencapado ou com desgastes. Veja se está bem conectado com a máquina ou com a fonte e se apresenta qualquer detalhe que possa levar a um defeito.

Logo, uma dica é, se possível, testar o carregamento da bateria com outro cabo. Caso não tenha, esta tarefa pode ser realizada na assistência técnica. Além disso, retire e conecte o cabo ao computador antes de reiniciar a máquina.

Faça uma limpeza

Ainda no quesito cabo de conexão, um dica é realizar uma limpeza simples e leve nos conectores. Não é incomum acumular sujeira nestas partes. Isto é, pode levar a problemas quanto ao fornecimento de energia. Assim, esta é uma hipótese que deve ser descartada.

Já os cabos cuja conexão é magnética – como é o caso dos modelos de MacBook – é importante verificar que não atraíram partes metálicas, mesmo que minúsculas. Logo, basta uma limpeza com um pincel pequeno ou palito para eliminar estas ruídos.

Remova a bateria enquanto reinicia o notebook

O próximo passo é remover a bateria. Pode ser que esteja com problemas ou mal conectada. É o segundo periférico que apresenta mais problemas. É importante ainda verificar a vida útil da sua bateria. Em geral, o sistema avisa quando ela apresenta desgaste e em muitos casos a validade vem descrita no manual.

Contudo, nem sempre é fácil acessar a bateria dos mais recentes modelos de notebook. Se conseguir, desligue o aparelho e retire o cabo da tomada. Retire a bateria e aguarde cerca de 10 minutos. Depois, insira novamente a bateria no notebook. Adicione o cabo na tomada. Em seguida, ligue a máquina e teste o seu funcionamento.

Aguarde enquanto a bateria esfria

Outro problema muito comum é o superaquecimento da bateria. Isso acontece pelo excesso de calor ambiente, da conexão inadequada, do uso indevido de cabos extensores, ou mesmo quando a máquina tem problemas de ventilação ou por algum outro motivo está esquentando demais.

Neste caso, a dica é desligar o notebook e esperar que esfrie. Por enquanto, verifique e limpe todas as saída de ar do equipamento. Pode limpar com um pincel fino ou aspirando estas entradas com cuidado.

Teste o notebook sem a bateria

Apenas alguns modelos de notebook irão permitir este procedimento. Se possível, desligue o aparelho, remova a bateria e conecte o cabo à tomada. Assim, se o notebook não ligar, o problema está no cabo. Se ligar, o problema está na bateria. Caso não consiga retirar a bateria, o ideal é procurar uma assistência técnica especializada.

Reveja as configurações da máquina

Outra solução para o problema refere-se às configurações do próprio notebook. Então, este procedimento deve ser realizado quando os anteriores não tiveram efeito. Agora, verifique o sistema operacional do computador e também da bateria.

Windows

  • Restaure o modo padrão, através do Painel de Controle > Opções de Energia. Em seguida, selecione o botão Alterar configurações do plano e depois clique sobre “Restaurar configurações padrão deste plano”. Agora, veja se a carga da bateria foi retomada.
  • Abra o Painel de Controle > Sistema e Segurança (ou “Sistema”, no Windows 10). Em seguida, acesse em seguida o Gerenciador de Dispositivo > Baterias. Selecione com o botão direito o item Adaptador de CA da Microsoft. Depois, opte por Atualizar Driver e siga as instruções do sistema. Para finalizar, reinicie o computador e veja se deu resultado.
  • Assim, se não der certo, repita o passo anterior e selecione não só o driver da opção Adaptador de CA da Microsoft como também no item Bateria de Método de Controle Compatível com ACPI da Microsoft.
  • No mais, se nada disso funcional, procure um técnico especializado.

Mac OS

  • Restaure o modo padrão, através de Preferências do Sistema > Economizador de energia. Nas abas Bateria e Adaptador de Alimentação, selecione Restaurar padrões.
  • Depois, reinicie o controlador de Gerenciamento do Sistema, que gerencia a bateria e sua luz de status.  
  • Caso não funcione ou não seja possível retirar a bateria em aparelhos desta marca, consulte um técnico especializado.

Veja também: 7 formas de identificar especificações técnicas no notebook

Gostou das dicas sobre bateria do notebook? Então, confira outras dicas e novidades todos os dias aqui no Blog da bringIT! Deixe o seu comentário e compartilhe estas informações em suas redes sociais! Siga-nos no Instagram!

newsletter
Junte-se a nós
Preencha o formulário e receba nossos artigos
via e-mail!
Compartilhe
Conteúdo sugerido
Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Newsletter

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado.

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Brevo para processamento, de acordo com o termos de uso deles