Bateria para notebook: curiosidades e cuidados

Todo notebook precisa de uma bateria para funcionar sem a necessidade de estar conectada à rede de energia. Este componente para esta modalidade portátil de computador é responsável por armazenar e fornecer a carga energética necessária para o funcionamento da máquina. Veja a seguir algumas curiosidades e cuidados sobre a bateria para notebook.

Tipos e características de bateria para notebook

Bateria de Níquel Cádmio – NiCd

Os primeiros notebooks possuíam suas baterias fabricadas com níquel e o cadmio. Tais elementos realizavam reações químicas que geravam a energia para o equipamento.

Sabe-se que este era um produto mais barato para a produção. Com baixa capacidade de carga e tempo de vida menor se comparado com opções mais modernas.

A necessidade de recargas constantes na bateria para notebook também conhecida como efeito memória ou popularmente “bateria viciada” gerava bastante insatisfação entre os usuários.

Descarte prejudicial

Outro fator que levou ao desuso deste modelo é a sua composição química, altamente tóxica para o meio ambiente.

Com a evolução dos equipamentos e como forma de resolver estes problemas, a indústria deste ramo passou utilizar hidreto metálico de níquel. Elemento com menos impactos ambientais durante o descarte do item e melhor desempenho no armazenamento de energia.

Bateria de Níquel-hidreto metálico – NiMh

As baterias passaram a ser fabricadas com níquel-hidreto metálico, em substituição ao modelo anterior. Além de contar com capacidade superior, de 30% a 100%, em relação à do NiCd, sua composição química passou a ser menos maléfica à natureza.

Apesar da bateria de níquel-hidreto metálico ter alta densidade de energia se comparada com a opção que a antecedeu, o ciclo de vida é ligeiramente inferior ao das NiCd. Demonstrando as mesmas dificuldades no que se refere ao efeito memória.

Bateria de Lítio – Li-ion, a melhor bateria para notebook

O uso deste elemento químico na composição da bateria para notebook transformou a indústria de notebooks e demais equipamentos eletrônicos. Atualmente, a maioria dos aparelhamentos (celulares, tablets, entre outros) utilizam o lítio em suas baterias.

Diferente das versões anteriores, esta opção consegue segurar de duas a três vezes mais carga com o mesmo tamanho de bateria. O armazenamento pode chegar até o dobro de energia das NiMh e o triplo da NiCd.

As baterias compostas por íons de lítio produzem uma pressão mais elevada para gerar a energia. O melhor formato para as suas células de armazenamento é o cilíndrico.

Melhor alternativa

Já as compostas por polímeros de lítio produzem baixa pressão e podem ser armazenadas em células achatadas. Elas também fornecem o dobro de capacidade de carga, usando o mesmo tamanho de células.

Uma das características que faz a alternativa Li-ion ser mais vantajosa como bateria para notebook é a leveza. As montadoras deste item escolhem este material por auxiliar o transporte de notebook pelos usuários em seu dia a dia.

Entre os ganhos com o Li-ion, o principal, é mesmo o fato de ela não viciar a carga como as anteriores. Logo, os usuários não precisam esperar que a bateria descarregue completamente para poder recarregá-la e utilizá-la.

Curiosidade: o que mais há numa bateria para notebook?

Já sabemos que as baterias são compostas por materiais químicos e circuitos elétricos. Estes são responsáveis por conectar a parte química à corrente elétrica. Isso faz recarregar a bateria e ao polo negativo, o qual é usado para alimentar o equipamento.

Há ainda os circuitos de segurança, responsáveis por desligarem o equipamento automaticamente. Ou seja, polo positivo ou negativo são desconectados quando há superaquecimento ou quando sua carga está completa.

Como verificar a capacidade de carga da bateria?

A capacidade de uma bateria define a sua a capacidade energética é expressa em ampere-hora (1 A·h = 3600 coulombs). Nas baterias de notebooks, esta potência é descrita em mAh (miliampére-hora). Essa informação pode ser facilmente encontrada na etiqueta da sua bateria.

Você pode escolher uma bateria nova exatamente igual a sua original ou por uma com mais células. Para isso, bateria deve ser compatível com seu equipamento.

Quais cuidados devo ter com a bateria para notebook?

As baterias têm um ciclo de vida que quando alcançado é necessário a substituição. Algumas práticas podem otimizar a vida útil e a duração da carga. Abaixo, fique por dentro dos pontos mais importantes para serem seguidos no dia a dia. Caso precise comprar uma bateria para o notebook, veja o post: Como comprar bateria para notebook?

  • Evite altas temperaturas

A bateria não pode passar por um superaquecimento. Deixar o aparelho exposto ao sol ou usá-lo em locais quentes, pode deteriorar as células de lítio. Exemplos disso são a utilização em camas ou sofás.

O resultado desta prática pode ser desde uma simples diminuição na capacidade de armazenamento até a explosão ou vazamento de gases da bateria.

Evite usar o aparelho apoiado sobre seu corpo ou de forma em que a ventilação fique bloqueada. Também não deixe o notebook em lugares pouco ventilados ou expostos ao sol.

  • Use a tomada como uma aliada

Já foi dito que a bateria de lítio não vicia. Logo, não há a necessidade de deixar a bateria carregando completamente toda vez que usar seu equipamento. Da mesma forma, não é preciso esperar que ele descarregue totalmente.

Use uma tomada sempre que possível, deixe o notebook plugado à sua fonte durante o uso, isso já foi desmistificando pelos fabricantes.

Caso perceba que o equipamento ficou muito quente, o melhor a fazer é desligar o notebook e aguardar até que sua bateria volte a esfriar. Esta atitude evitará que as células de lítio sejam deterioradas.

  • Guarde a bateria com carga

Para reforçar o que foi dito no item passado, não troque ou guarde a bateria totalmente descarregada se você faz o revezamento deste componente. Àquelas pessoas que usam duas ou mais baterias, o ideal é desconectar ou substituir a bateria reserva, antes que perca totalmente a carga.

Isso evita que ela queime uma vez que o chip da bateria continua consumindo energia mesmo fora do notebook. A oxidação acelerada ocorre quando não carga. Em ambos os casos, isso pode inutilizar a peça.

  • Use uma fonte com garantia de origem

A fonte é um acessório muito importante para o notebook e a bateria. É ela que transforma a voltagem da energia que entra na bateria e realiza o seu carregamento. Se ela tiver um funcionamento irregular, poderá comprometer o processo de carga das células e sobrecarregá-las.

Na necessidade de comprar uma fonte nova, opte por uma original ou confiável e certifique-se de que ela tem a garantia do fabricante. Fique atenta ao modelo do seu notebook também.

Conheça nossos produtos

A bateria para notebook é um item essencial para o desempenho das funções do seu equipamento. Agora que você já conhece algumas das curiosidades e cuidados sobre bateria para notebook, acesse nosso site e confira os produtos disponíveis.

newsletter
Junte-se a nós
Preencha o formulário e receba nossos artigos
via e-mail!
Compartilhe
Conteúdo sugerido
Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Newsletter

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado.

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Brevo para processamento, de acordo com o termos de uso deles