Benefícios de escolher um notebook com maior autonomia de bateria

Tempo de leitura: 5 minutos

Ao comprar um notebook, várias características devem ser levadas em conta: preço, HD, memória RAM, tamanho da tela ou até mesmo a cor. Contudo, escolher um notebook com maior autonomia de bateria
deve ser um dos principais requisitos, seja para lazer, estudos ou trabalho.

memórias ram

Isso porque a capacidade dele se manter fora da tomada faz toda a diferença, em vários aspectos. Contudo, muitos delegam esse ponto e, consequentemente, têm dores de cabeça e contratempos para manter seu dispositivo ligado sem estar plugado na fonte de alimentação.

Felizmente, nos dias atuais, as lojas e os fabricantes já discriminam qual é a autonomia da bateria dos seus notebooks. Assim, às vezes não é nem preciso escolher o que tenha mais tempo de carga fora da tomada, mas aquele que se adapte às suas necessidades.

Dentro desse contexto, trazemos os motivos e benefícios de escolher um notebook com maior autonomia de bateria, abrindo várias possibilidades no momento de escolher seu modelo.

Confira!

Maior autonomia = menos tempo para “viciar”

Você provavelmente já ouviu falar que a bateria de um smartphone ou notebook “vicia”, não é mesmo? Apesar de não ser bem isso, as pessoas têm razão em um ponto: as baterias se defasam com o tempo, assim como qualquer outro componente do seu notebook.

Isso porque a bateria possui uma quantidade específica de ciclos e recargas que podem ser feitas. Vale destacar que não é um número exato, mas uma média de vezes que é possível descarregar até 0% e retomar com os 100%.

Logicamente, baterias que possuem maior autonomia demorarão mais tempo para sofrer essa defasagem. Assim, aquele problema corriqueiro de perder a carga muito rápido é diminuído.

Ao trocar, você mantém a autonomia

Em sintonia com o que falamos acima, caso a bateria estrague por algum motivo (acidente, tempo de uso ou mesmo uma falha aparentemente sem motivo) ou perca sua autonomia, é possível trocar por uma nova que te dará o mesmo conforto de antes.

notebook aberto com bateria

Perceba que, caso você tenha um notebook com menor autonomia na carga móvel, o problema aparecerá mais cedo e a necessidade de troca se torna mais corriqueira. Porém, ainda há outras vantagens singulares nesse sentido.

Ideal quando não há fontes de energia

Há uma série de situações onde você não contará com a opção de ter uma tomada perto de você para recarregar sua bateria e utilizar o notebook de forma móvel. Alguns exemplos são:

– Queda de energia da sua casa ou trabalho;

– Viagens longas, principalmente em ônibus;

– Locais afastados, que não possuam cabeamento elétrico;

– Falta de uma tomada que se encaixe com o plug da sua fonte de alimentação.

Perceba: em todas as situações, eventualmente você precisará de uma tomada (com energia elétrica funcionando, é claro) para recarregar, mas já pensou quantos prazos, opções e diversão você perde sem uma bateria com boa autonomia?

Principalmente para quem enfrenta esses problemas, optar por componentes mais robustos é indispensável.

Baterias com pouca autonomia estão ultrapassadas

Muita coisa muda no mundo da tecnologia em apenas 10 anos. Antes, os notebooks entregavam três horas de autonomia de bateria nos modelos de alto padrão. Hoje, há opções que têm, no mínimo, o dobro dessa duração antes de chegarem a 0% de energia.

Ou seja, é uma tendência natural optar por baterias com maior autonomia nesse sentido, pois as antigas, uma hora ou outra, irão sumir do mercado. Não à toa, há alguns modelos de seis ou sete anos atrás que são quase relíquias quando falamos de encontrar opções de baterias.

O desempenho melhora

Quanto mais próximo do modo de economia – aquele que, na maioria das marcas, chega entre 15% a 20% da carga sem a tomada – menor o desempenho do notebook. Isso é óbvio, visto que ele precisa deixar processos em segundo plano para manter o dispositivo ligado.

Além de estender (em muito) o tempo até chegar no modo de economia de energia, seu computador não perderá o desempenho se comparado a autonomias menores. Para quem trabalha com programas pesados, como o editor de vídeo Adobe Premiere ou jogos de dezenas de GB, esse é um benefício importantíssimo.

Está gostando do artigo? Que tal começar a procurar agora mesmo sua bateria com a maior autonomia? Confira o que a bringIT, especialista nesse periférico, tem a oferecer para você: https://www.bringit.com.br/baterias.html

Bateria interna externa = mais autonomia ainda

Se o objetivo é aumentar ainda mais quanto tempo o notebook fica fora da tomada, então combinar uma ótima autonomia da bateria interna com um acessório externo do gênero pode ampliar suas opções.

É fato que baterias externas têm um preço mais elevado, mas são ideais para os mais variados perfis, como exploramos até aqui. Em determinados casos, pode-se ultrapassar as 10 horas, o que pede uma recarga de ambos os componentes por dia.

Outros benefícios

Há uma série de outros benefícios ao escolher um notebook com maior autonomia de bateria. Para isso, ao identificar sua necessidade e as opções de mercado, fica fácil entender porque mais pessoas adotam esse tipo de acessório duradouro.

Entre os outros benefícios, podemos destacar:

– Maior controle da temperatura em relação aos modelos que precisam ficar conectados o tempo todo na tomada (e esquentam o notebook);

– Por serem mais modernas, as baterias atuais também são mais seguras em relação ao seu uso e posterior descarte, agredindo menos o meio ambiente;

– Trazem mais comodidade, pois não precisam ficar conectadas na tomada a cada duas ou três horas no máximo;

– Compromete menos a entrada para a fonte de alimentação, devido a menor incidência de cargas necessárias.

Conclusão

Com todas essas vantagens, deve-se buscar sempre um notebook que, além de uma bateria com maior autonomia, também cumpra outros bons requisitos. Afinal, a bateria é apenas parte do dispositivo e, assim, deve-se procurar um equilíbrio em outras características.

Por isso, acesse o nosso blog e tenha acesso a uma série de dicas como essa. Acompanhe o melhor conteúdo sobre notebooks, computadores, smartphones e muito mais!