Cabo flat: o que é e para que serve?

Algumas pessoas talvez não saibam, mas em boa parte dos dispositivos eletrônicos que utilizamos, sejam celulares ou computadores, por exemplo, existem inúmeros cabos na parte interna, trabalhando para que os sistemas funcionem da maneira correta. Um deles, aliás, é o cabo flat!

Embora os cabos redondos sejam muito conhecidos e populares, até mesmo entre quem não entende muito sobre o tema, existem algumas vantagens incontestáveis em optar por um cabo flat, principalmente quando o assunto são “fios enrolados ou embolados”, o que não acontece nesse caso.

Você ainda não tem muita ideia sobre o que estamos falando? Já ouviu a respeito do cabo flat, mas ainda possui dúvidas sobre o assunto? Então, não se preocupe! Basta acompanhar nosso artigo até o final para descobrir, definitivamente, o que é, para que serve e quais as vantagens desse item.

Afinal, o que é um cabo flat?

Também conhecido como ribbon cable (cabo de fita), o cabo flat é um cabo pensado, projetado e produzido em um formato plano e retangular, como se estivesse achatado. Esse tipo de cabo é feito de condutores (ou fios) que passam paralelamente (lado a lado) uns aos outros, o que resulta em uma largura maior, porém, em pouca espessura.

Criado na California, em 1956, pela Cicoil Corporation, uma das maiores empresas do ramo de cabeamento do país, o cabo flat surgiu como uma solução para grandes organizações, que buscavam por uma maneira de substituir os cabos redondos, que ocupavam muito espaço e eram muito rígidos, por outros mais finos, leves e flexíveis.

O modo como os fios são organizados dentro de um cabo flat também permite que o espaço interno dos equipamentos eletrônicos seja otimizado, seu peso diminua de forma considerável e suas conexões sejam simples e fáceis. Um bom exemplo de sua eficiência é a quantidades de tais fios que podem fazer parte de sua composição: de quatro até oitenta!

Apesar de ser utilizado nos mais diversos dispositivos, o cabo flat costuma ser usado principalmente em computadores.

Para que serve um cabo flat?

Como vimos anteriormente, o formato de um cabo flat pode apresentar algumas vantagens em particular, como leveza e economia de espaço. Por esses e outros motivos, ele é excelente para áreas que requerem um grande número de núcleos de cabo, por exemplo.

Empregado principalmente para garantir uma comunicação perfeita, através da transmissão de dados, o cabo flat também é muito utilizado para conectar os componentes dos computadores, especialmente os periféricos internos (dispositivos que se conectam ao aparelho para adicionar alguma funcionalidade a ele), como:

  • Placa-mãe;
  • Discos rígidos;
  • Unidades de CD;
  • Microprocessador (CPU/UCP);
  • Cooler;
  • Slots (onde são encaixadas novas placas ao computador).

Quais são as principais vantagens de utilizar um cabo flat?

Acredite, a lista de vantagens de se optar por um cabo flat é realmente grande, mas, podemos começar falando sobre os fios individuais, que ficam no interior do cabo.

Como todos esses fios permanecem na mesma ordem, nas duas extremidades, fica mais fácil de identificar cada um deles e realizar o contato de forma correta, ou seja, o “fio 1” sempre será o mesmo nas duas pontas do cabo flat, e assim por diante.

Também é importante entender os demais benefícios de um cabo flat, que englobam:

Confiabilidade

Por possuir um formato simples, mas inovador, o cabo flat é capaz de eliminar diversas causas comuns de erros, além do mau funcionamento da fiação de um equipamento eletrônico.

Flexibilidade

O cabo flat também é extremamente flexível quando dobrado na vertical. Por esse motivo, ele é muito utilizado para fazer a ligação interna dos aparelhos eletrônicos que necessitam de uma flexão permanente.

Unificação dos condutores

Um cabo flat possui terminações perfeitas, desenvolvidas para trabalharem como um grupo. Logo, o seu uso se torna muito mais eficiente do que os condutores individuais, que também precisariam ser individualmente conectados.

Dissipação do calor

O cabo flat apresenta uma relação maior entre seu volume e sua superfície, quando comparado com os cabos redondos, por exemplo. O que isso significa? Que ele é muito mais eficaz quando o assunto é dissipar o calor dos equipamentos, ou seja, possui menores chances de superaquecimento.

Manuseio simples

Não, você não precisa ser o maior dos especialistas para manusear um cabo flat (embora seja recomendado consultar um sempre que necessário). Isso acontece porque esse cabo não apenas se dobra facilmente, como também é fixado de maneira simples e se adapta muito bem aos equipamentos eletrônicos, principalmente aos computadores, claro!

O resultado é uma instalação sem complicações e com condutores visíveis, o que torna a codificação e o rastreamento do circuito interno ainda mais tranquilo.

O que devo levar em consideração na hora de comprar um cabo flat?

Primeiramente, é preciso entender que os cabos flat estão disponíveis em diversas configurações. Em caso de dúvidas, o ideal é não arriscar e procurar uma empresa que entenda do assunto. Mas, também existem algumas dicas simples que podem ajudá-lo nessa tarefa:

  • Considere o número de cabos necessários e a distância entre eles: geralmente, as dimensões ficam entre 0,5 mm e 1,27 mm;
  • Fique de olho na seção transversal e na tensão elétrica: elas indicam tanto a tensão quanto a corrente máxima que podem passar por cada cabo. Para que o equipamento funcione perfeitamente e sem riscos, esses valores nunca devem ser ultrapassados, já que o cabo pode acabar esquentando mais do que o normal e danificar o sistema;
  • Observe as marcações coloridas: para evitar erros, graças a grande quantidade de núcleos de cabos, o cabo flat apresentam uma marcação muito específica, colorida. Claro, as cores podem partir de um único fio vermelho, apontando o primeiro da sequência, e chegar em um padrão de “arco-íris”, com diversas cores diferentes.

Gostou de descobrir um pouco mais sobre a funcionalidade e as características de um cabo flat? Então, aproveite para conhecer agora mesmo em nosso sitesite e encontre tudo o que você precisa para o seu computador em um só lugar!

E não se esqueça: surgiu alguma dúvida? Nós da bringIT estamos prontos para ajudar você no que for preciso!

newsletter
Junte-se a nós
Preencha o formulário e receba nossos artigos
via e-mail!
Compartilhe
Conteúdo sugerido

Você pode gostar..

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Newsletter

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado.

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Brevo para processamento, de acordo com o termos de uso deles