homem utilização notebook em que foi aplicado a pasta termica

Como aplicar pasta térmica corretamente? Descubra nesse post!

A manutenção preventiva é essencial para prolongar a vida útil do seu notebook. Entre as boas práticas, podemos citar a aplicação de pasta térmica e cuidados com a refrigeração da máquina. Neste post vamos te ensinar como aplicar pasta térmica corretamente e, assim, contribuir para a boa performance do notebook.

Se você já ouviu ou leu que o processador é o cérebro do computador, então pode confiar nessa informação. Localizado na placa mãe, o processador, também chamado de unidade central de processamento (CPU), é o responsável por executar todas as tarefas que o seu computador é capaz de fazer, sejam programas de texto, planilhas, jogos, vídeos e assim por diante.

Os processadores têm capacidades e velocidades diferentes de trabalho. Entretanto, todos eles têm uma característica comum: por serem equipamentos eletrônicos, eles aquecem. E uma regra universal para esses componentes é: quanto mais quente está o processador, mais “cansado” ele fica. Ou seja, trabalha mais lentamente.
O contrário também é verdadeiro: se ele estiver mais frio, consegue trabalhar mais rápido. Isso significa que o computador como um todo fica melhor. A temperatura limite de trabalho de um processador para computadores comuns, como o PC, é de uns 70 graus Celsius. Acima disso, o sistema já começa a apresentar baixo rendimento. Confira a partir de agora o que fazer para evitar isso!

O que é a pasta térmica

Ela é um componente de aspecto pastoso. A função é ajudar a eliminar o calor que o processador gera. Ela é aplicada entre o processador e o dissipador, fazendo uma ponte entre eles. A pasta leva o calor até o dissipador, que o expulsa.

Acima do dissipador, existe o cooler. Ele é um ventilador que joga ar frio sobre o processador, diminuindo a sua temperatura e, assim, contribuindo para a performance do sistema. Sem a pasta térmica, o dissipador e o cooler, o processador se aqueceria até ficar impossível usar o computador. A maioria dos modelos de processador se desliga sozinho quando sobreaquecido. Isso é bom para evitar danificar o processador permanentemente, mas também é ruim porque pode provocar perda de dados recentes.

As pastas térmicas são produzidas principalmente em silicone ou prata. A diferença entre elas, além do preço, é a potência do processador em que são usadas. A pasta de silicone, que é geralmente branca, é encontrada na maioria dos computadores caseiros, os de uso mais comum. Já a de prata, com cor acinzentada, é para processadores com alta performance, como o PC gamer.

Muitas pessoas acreditam que se o sistema está lento, significa que o computador está infectado com vírus e precisa ser necessariamente formatado. Os vírus maliciosos podem causar lentidão sim, é verdade. Mas muitas vezes o problema pode estar na falta da pasta térmica. Entretanto, não basta só saber disso. É imprescindível saber como aplicar a pasta térmica. Do contrário, ela não adianta nada. Veja agora como fazer isso da forma correta.

Como aplicar corretamente

Em primeiro lugar, a base do dissipador, que fica em contato direto com o processador, deve ser limpa com álcool, para retirar todas as impurezas. Só após isso você deve aplicar a pasta térmica. Muitos acham que o mais seguro é aplicar bastante pasta, para evitar sobreaquecimento. Mas não é assim que acontece. Não é a pasta em excesso que vai impedir isto.

Você pode escolher aplicar em cima do processador ou na parte de baixo do dissipador. O importante é que a pasta fique entre os dois componentes. Importante: aplique apenas uma gota do tamanho de um grão de milho, no máximo. Mais do que isso, na hora de encaixar o dissipador sobre o processador, a pressão vai fazer a pasta espalhar e vazar para a placa mãe.

Pense nisso como se fosse colocar margarina em duas fatias de pão. Ao juntá-las, o excesso da margarina pode fazê-la se expandir para fora e causar sujeira. No caso do processador, o ideal é apenas deixar uma camada fina de pasta. Então, apenas uma gota é necessária para que seja eficiente e não danifique outros componentes próximos.

Também é importante ficar atento ao tempo de cura. É o tempo que a pasta leva para atingir a sua eficácia plena. São necessárias entre 200 e 400 horas de uso. A vida útil da aplicação da pasta é de aproximadamente 2 anos no caso das feitas de silicone. Já as de prata têm qualidade superior, durando entre 5 e 10 anos, dependendo da frequência de uso do sistema.

Troca da pasta térmica

Pode surgir a pergunta: de quanto em quanto tempo é necessário trocar a pasta térmica? Como ela não dura para sempre, é preciso fazer a substituição da pasta com o tempo. Você pode renovar o componente pelo prazo ou se perceber que o processador está aquecendo demais e o computador já está mais lento. É possível saber a temperatura de trabalho do processador de duas maneiras: pela BIOS ou instalando um software de monitoramento do hardware.

O acesso à BIOS pode ser diferente para cada tipo de computador. Após pressionar o botão Power no gabinete, você deve pressionar uma das seguintes teclas: Delete, F1, F2, F10 ou F12. Consulte o manual do seu equipamento.

Para trocar a pasta, você deve retirar o cooler e o dissipador de cima do processador. Em seguida, remova todos os vestígios de pasta da aplicação anterior. Lembre-se que você estará trabalhando com áreas delicadas. Você pode usar uma espátula de plástico se a pasta velha estiver muito dura. Após isso, use um cotonete com álcool para remover se sobrar alguma coisa.

Depois disso, passe um pano com álcool sobre toda a superfície do processador e da base do dissipador delicadamente. Deixe as áreas de contato perfeitamente limpas. Faça uma nova aplicação de pasta exatamente como explicamos antes.

Evite misturar a pasta nova com restos da pasta velha. Isso pode causar irregularidades nas superfícies de contato entre dissipador e processador, o que faz com que a função da pasta fique prejudicada.

Ignorar a substituição da pasta térmica pode ser um problema. Se o desgaste dela atingir um nível excessivamente crítico, é como se o sistema operasse sem refrigeração nenhuma. Se o processador não tiver o recurso de desligamento automático, pode ser danificado ao ponto de precisar ser trocado.

Notou como são importantes a presença e a correta aplicação da pasta térmica? Se você não conhecia esse componente ou não sabia que era tão necessário, já tem agora informações importantes que vão ajudar a preservar o seu computador por um bom tempo.

Agora que você sabe como aplicar a pasta térmica, acesse nosso blog para mais dicas!

newsletter
Junte-se a nós
Preencha o formulário e receba nossos artigos
via e-mail!
Compartilhe
Conteúdo sugerido

Você pode gostar..

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Newsletter

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado.

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Brevo para processamento, de acordo com o termos de uso deles