Pessoa digitando em teclado de notebook com tela branca

Como bloquear o teclado do notebook?

Você já precisou bloquear o teclado do seu notebook? Se sim, deve ter percebido que não é uma tarefa tão fácil quanto parece. Mas existe um bom motivo para isso. Afinal, imagine se você conseguir bloquear e depois não conseguir ativá-lo novamente? Tendo em vista que não terá mais o recurso disponível para digitação e acionamento de atalhos, realmente pode ser perigoso desativar o teclado.

É por isso que os sistemas são projetados de um modo que torne a ação relativamente difícil. Isso garante que ninguém vá bloquear o teclado por acidente. E se você está se perguntando por que alguém desativaria as teclas, saiba que existem diversas razões que podem levar a esta necessidade, com certeza você vai se identificar com algumas delas.

Por exemplo, se você precisar fazer uma higienização da área do teclado enquanto usa o seu notebook, será necessário desabilitá-lo temporariamente, a fim de prevenir qualquer digitação não intencional. Além disso, este recurso é muito útil quando a ideia é entreter as crianças pequenas.

Deixar o teclado inacessível enquanto os pequenos assistem vídeos, por exemplo, é uma excelente forma de evitar que eles naveguem acidentalmente (o que pode ser muito perigoso e causar situações embaraçosas se você usa seu computador para trabalhar, acessar contas bancárias, etc.).

Outro cenário em que bloquear o teclado do notebook pode ser muito útil é quando você vai usar um dispositivo externo, como um teclado USB. Para aplicar o periférico, será conveniente interromper o funcionamento do teclado do seu notebook, tornando a navegação mais conveniente.

Bem, agora que você já sabe porque alguém desativaria o teclado e que esta não é uma ação tão simples de se realizar, vamos ao que realmente interessa! Neste artigo você vai aprender a bloquear o teclado do notebook, por três métodos diferentes. Continue com a gente e veja o passo a passo a seguir!

Como bloquear o teclado do notebook no Windows 10

Para desativar o teclado pelo método mais convencional, basta navegar pelas opções do Gerenciador de Dispositivos do seu notebook.

Pesquise “Gerenciador de Dispositivos” na barra de tarefas do Windows 10 ou no Painel de Controle do seu notebook. A seguir, acesse o sinal de seta ao lado da opção Dispositivos de Interface Humana.

O próximo passo é clicar com o botão direito do mouse sobre Teclado sensível ao toque compatível com HID (ou outra opção similar que apareça no seu aparelho). Na caixa de opções que vai abrir, selecione a opção Desabilitar dispositivo.

Pode ser que seu computador solicite confirmação de que você realmente quer realizar o procedimento. Se for o caso, basta confirmar e pronto.

Desinstalando o teclado

Outra maneira de desabilitar o teclado do notebook é realizando sua desinstalação. Para isso, navegue até o menu Iniciar do Windows e pesquise Gerenciador de Dispositivos. Abra o gerenciador e vá até a opção de Teclado.

Clique sobre o ícone de ” “. A seguir você terá acesso a um menu suspenso que vai ter entre as opções Desinstalar Dispositivo, que vai remover o driver do teclado. Possivelmente, após realizar este processo, será necessário reiniciar o seu computador.

Utilizando gerenciadores de dispositivos

Outra alternativa para quem quer saber como bloquear o teclado do notebook é utilizar um dos diversos gerenciadores de dispositivos de terceiros que são disponibilizados na internet. Apesar de requerer a instalação de um software, a vantagem de recorrer a este método é que geralmente as interfaces e os caminhos de navegação são mais amigáveis ao usuário.

Além disso, eles muitas vezes também possibilitam que você desative outros recursos, como o mouse, concentrando todos os comandos em um só painel intuitivo. Mas atenção! É fortemente contraindicado que você desabilite seu teclado e seu mouse ao mesmo tempo. Evite fazer isso a menos que já tenha um mouse USB ou outro teclado conectado e funcionando.

Desta forma você vai evitar eventuais dores de cabeça com dificuldades de acesso às funções e recursos do seu notebook. Uma dica útil para todas as vezes que você for utilizar este tipo de sistema é criar um ponto de restauração no seu Windows. Isso permite que você reverta quaisquer alterações realizadas.

Criando um ponto de restauração

Para fazer isso, navegue até a caixa de pesquisa da sua barra de tarefas e procure pelo termo “Criar um ponto de restauração”. A seguir, selecione esta mesma frase nas opções de resultados da pesquisa.

Na aba de Proteção do Sistema, em Propriedades do Sistema, selecione a opção Criar. Elabore uma descritiva para o ponto de restauração e clique em OK.

A seguir, você vai conhecer algumas opções de sistemas gerenciadores de dispositivos de terceiros capazes de auxiliar no processo de desativação do teclado do notebook.

Kidkeylock

Este é um excelente software para desativação do teclado, pois permite configurar uma senha para habilitar novamente o recurso. Além disso, o mesmo sistema também permite que você bloqueie o seu mouse. Com a opção de usar sua senha, desativar teclado e mouse simultaneamente torna-se menos arriscado.

Vale destacar que a ferramenta ainda te permite bloquear apenas a tecla direita ou a esquerda do mouse.

CrazyLittleFingers

Este sistema para bloquear o teclado é muito mais simples de usar. Após baixar o software, ele permite o uso de um atalho para realizar o procedimento de reabilitação dos recursos.

Quando o sistema estiver ativo, será exibida uma imagem em toda a tela. Para ativar novamente o teclado e o mouse, basta pressionar CTRL ALT DEL. Este software é muito interessante quando você tem crianças por perto e é preciso se afastar do notebook.

Mulher utilizando teclado de notebook

Teste a melhor opção para você agora

Pronto, agora você já conhece métodos de diferentes níveis de complexidade e alternativas de segurança que vão te ajudar a desativar seu teclado e até o seu mouse de forma muito prática. Além das funções nativas do Windows 10, há também outros recursos, muito atrativos especialmente para quem trabalha com outras versões do sistema operacional da Microsoft.

Quer conhecer mais dicas para controlar de perto cada função do seu notebook? Explore nosso blog e torne-se um expert!

newsletter
Junte-se a nós
Preencha o formulário e receba nossos artigos
via e-mail!
Compartilhe
Conteúdo sugerido
Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Newsletter

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado.

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Brevo para processamento, de acordo com o termos de uso deles