ícone compartilhar redes sociais

Como colocar pasta térmica no notebook? Entenda

Welysson

Pasta térmica implastec para placa de vídeo e processor de notebook

A CPU introduz calor no cooler por meio de pasta térmica para atingir a dissipação de calor. Quando o calor da CPU é muito alto, o laptop terá tela azul, congelará, reiniciará e outros fenômenos. Substituir a pasta térmica pode resolver esse problema de maneira eficaz. Então, como aplicar pasta térmica na CPU GPU ?

1. Como colocar pasta térmica no notebook?

A pasta térmica também é chamada de silicone térmico, pasta de CPU, pasta de dissipador de calor, etc. A pasta térmica é um acessório com múltiplos efeitos de lubrificante + condução de calor + dissipação de calor. Seu verdadeiro papel é aumentar a melhor aderência entre a CPU e o dissipador de calor.

2. Preparações antes de substituir a pasta térmica

Ferramentas para substituir a pasta térmica: pasta térmica, papel, almofadas de algodão, álcool

Um pano de algodão limpo ou bola de algodão deve ser usado para a limpeza e enxugado com cuidado. Se houver algumas manchas que não podem ser removidas, você pode usar alguns líquidos facilmente voláteis, como o álcool. Ao usar esses líquidos, basta um pouco de pano de algodão úmido ou bola de algodão para limpar.

Desmontar

Depois de desmontar o laptop. Desaparafuse os parafusos que podem ser vistos na parte traseira e, em seguida, abra lentamente a tampa traseira da abertura.
Desconecte o cabo do ventilador.

Geralmente, haverá aderência entre o ventilador e o tubo de cobre. Você pode cortá-lo com uma faca primeiro, depois desconectar o cabo de alimentação do ventilador do laptop, desparafusar todos os parafusos do ventilador e remover a poeira do ventilador com uma escova.

Remova CPU, GPU, ventilador do laptop

Remova o tubo de cobre termicamente condutor. O tubo de cobre termicamente condutor, o dissipador de calor, a CPU e a placa de vídeo estão conectados juntos. Haverá vários parafusos no metal. Certifique-se de afrouxar cada parafuso e, em seguida, retire-o com cuidado.

Neste momento, você pode ver a CPU e a placa de vídeo, o sólido cinza acima é pasta térmica que precisa de limpeza.
como fazer a limpeza interna do notebook, dicas para utillizar pasta térmica no processador, ar comprimido

3. como colocar pasta térmica no notebook e / ou substituir

1. Além da CPU, a GPU precisa ser substituída (se o notebook tiver uma placa de vídeo dedicada). Primeiro desmonte a máquina e remova a proteção. Antes de aplicar a pasta térmica, limpe a pasta térmica original ou silicone e depois aplique.

2. Use papel para remover a pasta térmica residual da superfície.

3. Tenha cuidado ao limpar a pasta térmica, não risque o chip.

4. Limpe a pasta térmica na superfície do chip com um pano macio, como um pano para lentes.

5. Aperte a pasta térmica do tamanho de uma ervilha no meio do chip.

6. Use uma pequena espátula ou luva de borracha para espalhar a pasta térmica uniformemente e instale.

Se for utilizado o adesivo de pasta térmica, após a primeira etapa de limpeza, a pasta térmica é aplicada na superfície do chip e a pasta protetora do outro lado é arrancada. Se a área do adesivo da pasta térmica for maior que o chip, corte o excesso antes de colocar.

Remontar

Ao remontar, coloque cuidadosamente o dissipador de calor na GPU. Certifique-se de que todos os orifícios dos parafusos no dissipador de calor estejam acima dos orifícios da placa.

Coloque o dissipador de calor, a CPU e a GPU corretamente.

Conecte o cabo do ventilador e coloque a GPU com o ventilador do laptop na placa.

Parafusos de montagem.

Pontas

Após a aplicação da pasta térmica, é recomendado que você execute alguns programas ou jogos com uma grande carga para permitir que a pasta derreta totalmente e preencha o espaço entre o chip e o dissipador de calor para obter a melhor dissipação de calor.

A pasta térmica é para compensar a lacuna entre a ventoinha e o processador. É para aumentar a área de contato e não tem função de dissipação de calor. Deve ser o mais fino possível. Se a espessura aplicada não for adequada, afetará a dissipação de calor do sistema de resfriamento do notebook.

4. Custo de substituição da pasta térmica para laptop

Se o notebook ainda estiver na garantia, você precisa levá-lo à assistência oficial para limpá-lo, normalmente por cerca de R$100,00.

Na verdade, é muito fácil substituir a pasta de pasta térmica. Se você tiver uma chave de fenda e puder comprar uma nova pasta de dissipador de calor por menos de R$10, você mesmo pode substituí-la.

Se as partes importantes do seu notebook estiverem quebradas, deixe a loja ajudá-lo a limpá-lo e substituí-lo por dissipador de calor quando for consertar.

5. Com que frequência substitui a pasta térmica em seu laptop?

Na maioria dos casos, você precisa realizar um bom trabalho de remoção de poeira, portanto, use uma lata de compressor de ar a cada 6 meses ou mais e, em seguida, sopre-a. Geralmente, a pasta térmica pode ser usada por cerca de 2 anos. Se a temperatura da CPU aumentar, você também pode precisar reaplicar a pasta térmica.

Conheça os produtos da BringIT!

Se nós te ajudamos nesse post sobre como colocar pasta térmica no notebook, temos certeza que podemos te ajudar ainda mais!

A BringIT é uma loja a mais de 10 anos no mercado. Nesse sentido, nós contamos com um catálogo variado que abrange diversas marcas, séries e modelos. Igualmente, nossos produtos são de alta qualidade e alta performance e passaram por rigorosos testes que atestam tudo isso.

Somos especializados em baterias e oferecemos todo o suporte necessário para lhe ajudar na compra. Como resultado da nossa seriedade com o cliente, oferecemos 8 meses de garantia em suas baterias!

Achou pouco? Pois não! Além disso, nós temos preços justos e que cabem em seu bolso. Isso porque respeitamos os nossos clientes e apostamos em oferecer um belo custo-benefício! Diferencial, não é mesmo?

Procurando por uma nova bateria para o seu notebook? Clique aqui e conheça as nossas opções! Se o seu problema é fonte, nós também temos a solução! Então, clique aqui e confira!

Está em busca de mouses, teclados, fones de ouvido ou outros periféricos? Saiba quais são as nossas opções clicando aqui!

Veja também um pouco mais dos nossos produtos em nosso site!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *