Smart TV sobre uma mesa de madeira

Como conectar o notebook na TV? Conheça 3 maneiras

Saber como conectar o notebook na TV é uma ação extremamente prática para o dia a dia de qualquer pessoa. Isso porque o procedimento não depende de etapas complexas ou caras: até elementos simples podem ser muito úteis. Logo, existem várias maneiras disponíveis para que você consiga conectar o notebook na TV sem grandes dificuldades.

As transformações digitais foram responsáveis por diversas mudanças na sociedade. São inúmeras ferramentas tecnológicas e recursos de última geração que chegaram na vida do consumidor para facilitar a nossa vida. E quando o assunto é o aprimoramento de aparelhos, como televisores e notebooks, fica até difícil acompanhar tantas inovações.

Seja para assistir filmes e séries em plataformas de streaming, ver vídeos no YouTube ou fazer apresentações de trabalhos, entender como conectar o notebook na TV é fundamental. Além de promover um maior conforto, a ação é uma ótima pedida para quem não abre mão de uma tela enorme para acompanhar suas atividades diárias.

Caso o seu aparelho televisor não tenha recursos de uma TV Smart, por exemplo, saber como conectar o notebook na TV vai te ajudar a desfrutar dos mesmos benefícios. Assim, não será necessário investir altos valores em outros aparelhos.

E tem mais: aprendendo as diversas maneiras de como conectar o notebook na TV, você não precisará se preocupar com a transferência de arquivos de um pen drive para a sua televisão. Afinal, chega a ser um processo cansativo, não é mesmo?

Um ponto que merece ser destacado é que as maneiras de conectar o notebook na TV podem variar de acordo com o tipo de aparelho. Por isso, preste atenção aos cabos e entradas, pois, em alguns casos, é preciso contar com a ajuda de um adaptador também.

Pensando nisso, preparamos este post para que você conheça as melhores maneiras de como conectar o notebook na TV. Confira!

Cabo HDMI

Uma das principais maneiras de conectar o notebook na TV é por meio do uso de um cabo HDMI. Muitas pessoas já colocam essa alternativa em prática por ser popular e acessível. Ter um cabo HDMI em mãos facilita muito a vida de quem não possui televisores Smart, garantindo praticidade e agilidade no processo.

Conectar o notebook na TV com um cabo HDMI é uma das opções mais baratas na atualidade. Isso porque a maioria dos computadores, notebooks ou televisores possui em suas estruturas as entradas necessárias para conectar o cabo.

Entrada HDMI utilizada para conectar notebook na TV

Outra grande vantagem do cabo HDMI é que não é preciso saber configurações de sistema para conseguir ver a imagem do notebook na televisão. Basta fazer a ligação entre os dois dispositivos e selecionar a entrada HDMI no seu aparelho televisor com o controle remoto.

O cabo HDMI consegue manter a qualidade da imagem e do som em alta resolução. É importante lembrar que você também pode decidir se quer espelhar a tela em ambos os aparelhos ou mantê-la apenas na televisão. Para isso, é possível escolher a opção desejada pelo notebook.

Saber como conectar o notebook na TV com um cabo HDMI é muito simples. Além de toda a praticidade, você não vai ficar refém da conexão com a internet, caso não exista uma rede Wi-Fi no momento.

Cabo VGA

A sua televisão ou notebook é de um modelo antigo? Então, não se preocupe! Existe outra alternativa para conectar o notebook na TV. O cabo VGA é uma opção bastante vantajosa para quem quer saber como conectar o notebook na TV sem precisar trocar de aparelho.

Geralmente, as fabricações antigas já vêm com uma entrada específica para a conexão com um cabo VGA. Apesar de não ser a alternativa mais moderna disponível no mercado, o cabo VGA é excelente para realizar a ação sem grandes dificuldades até mesmo nos aparelhos televisores ou notebooks que não são mais atuais.

Aqui, tanto a televisão quanto o notebook precisam ter a entrada de um cabo VGA para que a conexão aconteça. Se o seu notebook tem uma entrada HDMI, mas não apresenta a opção para o cabo VGA, é preciso utilizar um adaptador HDMI.

Também é possível fazer o caminho contrário e utilizar um adaptador VGA. No entanto, a ação não é recomendada, pois o resultado de resolução de imagem não será tão satisfatório.

Por ser uma tecnologia ultrapassada, o cabo VGA possui a desvantagem de não oferecer imagens em alta qualidade. Outro recurso que pode atrapalhar a sua experiência é que o cabo VGA não suporta áudio. Portanto, é preciso conectar uma caixa de som em um cabo separadamente.

Para conectar o notebook na TV com um cabo VGA, faça a ligação entre os dois aparelhos, juntamente com o dispositivo de áudio. Lembre-se de que é preciso que os aparelhos estejam desligados para que o procedimento ocorra com êxito.

Feita a conexão, ligue a televisão e o notebook e utilize o controle remoto para acessar as configurações de tela. Só então, escolha a opção PC ou RGB na sua televisão para finalizar o processo de conectar o notebook na TV.

Conexão Wi-Fi

E como conectar o notebook na TV sem que seja necessário o uso de algum cabo? É possível? Não só é possível como também é uma das alternativas mais práticas e eficientes de realizar a ligação entre ambos. A conexão via Wi-Fi é uma alternativa bastante utilizada nos dias de hoje, principalmente com a popularidade dos televisores Smart.

Para realizar esse tipo de conexão, é necessário que o seu aparelho televisor permita o acesso à internet por meio do Wi-Fi. A televisão com tecnologia Smart já possui essa opção integrada ao modelo, garantindo um processo simples e rápido.

O primeiro passo é verificar se a sua televisão está conectada na internet através da rede doméstica de Wi-Fi. Após a identificação inicial, acesse o menu de configuração de espelhamento no notebook e ative a opção, transmitindo a tela para o televisor.

Para conectar o notebook na TV por meio de uma conexão Wi-Fi é preciso analisar também se o modelo da televisão é compatível com os protocolos Miracast e DLNA. Isso é fundamental para que o processo de espelhamento aconteça com facilidade. No entanto, se o seu aparelho televisor não possuir tais recursos, é possível utilizar um adaptador.

A alternativa de conexão via Wi-Fi é ótima para quem quer uma tela maior para realizar suas tarefas diárias de trabalho ou escola, por exemplo. Caso você queira assistir filmes, vídeos longos ou jogar, vale ressaltar que pode acontecer uma oscilação na conexão à internet, causando atrasos ou travamentos na transmissão da imagem.

Entendeu como conectar o notebook na TV? Tem alguma dúvida sobre o assunto? Então, acesse o nosso site e conheça as melhores soluções para o que você procura!

newsletter
Junte-se a nós
Preencha o formulário e receba nossos artigos
via e-mail!
Compartilhe
Conteúdo sugerido

Você pode gostar..

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Newsletter

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado.

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Brevo para processamento, de acordo com o termos de uso deles