Pessoa buscando atalhos para desligar notebook pelo teclado sobre mesa com uma planta

Como desligar o pc pelo teclado?

Muita gente não sabe, mas o teclado do computador possui diversos atalhos que podem ser “uma mão na roda” quando algum outro periférico começa a apresentar defeitos, principalmente o mouse e o touchpad. Pensando nisso, este texto vai ensinar você como desligar o PC pelo teclado.

As versões 7, 8 e 10 do sistema operacional Windows permitem que o usuário desligue o computador de forma segura apenas utilizando as teclas para fazer a navegação. Entretanto, também existem alguns atalhos no teclado que permitem que o computador seja desligado, reiniciado ou hibernado.

É importante salientar que todas essas opções, incluindo os atalhos, são formas seguras de desligar o seu PC. Sendo assim, nem a máquina, nem os arquivos e programas do seu computador corre o risco de serem danificados.

Botão do Windows

Se o usuário não tem acesso a um touchpad ou mouse funcional, ele pode utilizar as teclas do teclado para navegar na interface do Windows e conseguir desligar o seu computador.

A primeira maneira de como desligar o PC pelo teclado envolve a tecla “Windows” (aquele botão com o símbolo do sistema operacional na parte inferior à esquerda, próximo ao “espaço”).

Clique no botão “Windows”, em seguida, aparecerá na tela a aba de Menu, com a lista de programas e funções que podem ser acessadas. Com o menu iniciar aberto, aperte a tecla “Tab” (botão com uma seta virada para a esquerda e outra para a direita), até selecionar as três barras no canto superior esquerdo.

Agora, usando as teclas de direção, aperte para baixo até chegar ao ícone de desligar e aperte “Enter”. Aparecerão três opções: suspender; desligar e reiniciar. Novamente, usando as teclas de direção, escolha a opção desejada e pressione “Enter”. Pronto, o computador será desligado.

Ctrl Alt Del

Essa combinação de teclas é muito conhecida pelos usuários que precisam acessar o gerenciador de tarefas para parar o funcionamento de determinado programa que está travado ou que está sobrecarregando o computador.

Para você que quer aprender como desligar o PC pelo teclado, esse também é um caminho. Depois de usar o atalho Ctrl Alt Del, utilize a tecla “Tab” para navegar pelas opções disponíveis na tela. O objetivo é selecionar a opção de “Energia” (símbolo universal para ligar/desligar equipamentos eletrônicos) no canto inferior direito.

Ao apertar a tecla de comando “Enter”, aparecerão três opções de ações diferentes: suspender, desligar e reiniciar. Com a ajuda das teclas de direcionamento, movimente o retângulo de seleção até a opção desejada e, novamente, aperte “Enter”.

Pronto, o processo de desligamento será iniciado é você pode ficar tranquilo com a integridade da sua máquina, dos arquivos com os quais estava trabalhando e os programas abertos no seu computador.

Todas essas ações poderiam ser feitas a partir do mouse ou touchpad do seu computador. A única diferença é que, no lugar desses periféricos, o usuário pode utilizar as teclas do próprio teclado para fazer a navegação pela interface do Windows.

Usar as teclas do teclado para navegar pelo sistema operacional e pelos programas pode ser mais demorado, trabalhoso e limitado, entretanto, é uma excelente saída para momentos em que o mouse ou touchpad param de funcionar ou não podem ser utilizados.

Atalhos

Os sistemas operacionais oferecem aos usuários diversos atalhos para acessar diferentes funcionalidades dentro do programa. Com o Windows isso não é diferente. Dessa forma, é possível utilizar esses atalhos para desligar o computador de forma segura, sem precisar “bugar” o computador.

Lembrando que, “bugar” um computador é uma expressão que indica o desligamento forçado e inseguro da máquina a partir do pressionamento do botão “Power” até o desligamento da máquina. Outra forma de “bugar” um computador é o desconectando da tomada e cortando seu fornecimento de energia.

Sendo assim, outra forma de como desligar o PC pelo teclado envolve o atalho “Windows X, U”. Esse comando vai abrir as opções de desligamento da sua máquina, dessa forma, é possível optar por uma das quatro opções.

Esse método é diferente dos anteriores porque não utiliza as teclas “Tab” ou de direcionamento para fazer a navegação. Todas as ações são realizadas a partir de comandos dados diretamente do teclado.

Utilizando o comando acima e suas variações é possível acionar as seguintes ações:

  • “Windows X, U e U” é o atalho que indica ao computador o comando de desligar;
  • “Windows X, U e R” é a combinação de letras usadas para reiniciar a máquina;
  • “Windows X, U e H” indica o comando em que o PC deve hibernar;
  • “Windows X, U e S” irão ativar o modo dormir do seu computador.

Ainda quanto à combinação de teclas, o usuário pode optar por pressionar “Ctrl Alt Del” duas vezes seguidas. Em vez de abrir uma tela com opções do sistema, o comando fará com que a máquina inicie o processo de desligamento.

Homem com relógio na mão utilizando teclas do teclado para desligar pc

Atalho na Área de Trabalho

Alguns usuários podem achar complicado memorizar tantos comandos diferentes. Sendo assim, é possível criar um atalho para desligar o computador direto na sua Área de Trabalho. Dessa forma, quando for necessário, basta acessa-la usando as teclas de direcionamento do pc e o “Enter”.

Para criar esse atalho, na Área de Trabalho clique com o botão direito do mouse e seleciona a opção “Novo”. Em seguida escolha “Atalho” ou “Shortcut”, dependendo da forma como o seu computador estiver configurado.

Uma janela será aberta pergunto qual atalho você gostaria de criar. Dentro dessa janela existe um espaço para ser preenchido pelo destino final do atalho que você está criando. Nessa barra, digite o seguinte comando: %windir%\system32\shutdown.exe -s -t 0. (Se o seu sistema for 64 bits, coloque 64 no lugar de 32).

Clique em “Next” ou “Avançar”. O sistema vai pedir que você nomeie esse novo atalho, basta colocar o nome e terminar a ação. Agora você tem um atalho para desligar o computador direto na Área de Trabalho sem precisar navegar por diferentes abas do PC.

Curtiu? Continue lendo nosso conteúdo no Blog e acesse nossos produtos na loja da bringIT.

newsletter
Junte-se a nós
Preencha o formulário e receba nossos artigos
via e-mail!
Compartilhe
Conteúdo sugerido

Você pode gostar..

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Newsletter

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado.

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Brevo para processamento, de acordo com o termos de uso deles