carregar bateria do notebook

Como deve ser feita a primeira carga de bateria de notebook?

Entender como carregar a bateria do notebook pela 1 ° vez e no momento ideal é a chave para evitar dúvidas sobre os procedimentos a longo prazo.

Neste artigo, preparamos algumas dicas exclusivas para você realizar o carregamento da bateria do seu notebook, além dos procedimentos ideais para prolongar a vida útil do componente. Ficou interessado? Então, confira agora mesmo!

Principais medidas

Para prolongar a vida útil da bateria do notebook, calibre-a. A calibração envolve carregar a bateria 100% e descarregá-la 100% (um ciclo). Este processo deve ser repetido 3 vezes (3 ciclos) na primeira utilização e pelo menos uma vez por mês (um ciclo). Evite descarregar continuamente a bateria completamente.

Cada vez que a bateria está totalmente descarregada, ela perde seu ciclo de vida. Uma bateria nova pode ser ciclada 400 vezes em média. Não é necessário esperar de 8 a 12 horas para a primeira carga, como acontecia com as baterias de níquel.

Ao contrário das baterias comuns de Ni-Cd ou Ni-MH, a maioria das baterias de lítio foram ativadas antes de sair da fábrica. Devido à baixa perda de carga quando não estiver em uso, não há necessidade de carregar uma nova bateria de lítio por muito tempo. Quando o indicador sinaliza, a bateria de íon de lítio está pronta para atingir sua capacidade máxima após 3 ou 5 ciclos.

Muitas pessoas prestam muita atenção a seus equipamentos eletrônicos, mas geralmente ignoram as consequências de carregadores de bateria de íon de lítio defeituosos. Ao escolher um carregador, o carregador original é a melhor escolha. Caso contrário, você pode usar um carregador de alta qualidade com proteção contra sobrecarga ou um carregador fornecido por um fabricante conhecido.

Carregadores inferiores encurtarão a vida útil da bateria, diminuirão a vida útil e até mesmo causarão incêndio ou explosão, enquanto a sobrecarga da bateria com carregadores inferiores fará com que a temperatura interna da bateria aumente, o que é prejudicial para o carregador e a bateria.

As baterias de íon-lítio têm temperaturas ideais de funcionamento e armazenamento. Se forem usados continuamente em temperaturas extremas, terão um impacto negativo em sua autonomia e vida útil.

Se você não usar equipamento eletrônico por um longo tempo, a bateria de íon de lítio ficará inativa por 3 meses ou mais. Carregue parcialmente e guarde o dispositivo (carregue a bateria até 30-70% da capacidade, dependendo de o período de armazenamento) para evitar danos à bateria. Após alguns meses, pode ser necessário usar o dispositivo e recarregar a bateria simultaneamente.

Procedimentos para o carregamento adequado

O sistema mais comumente usado nos notebooks atuais é o lítio. As baterias de íon de lítio não requerem uma carga inicial especial, elas podem ser usadas somente quando estão totalmente carregadas. Eles não serão afetados pelo efeito memória.

A característica do efeito memória é que se a bateria for carregada antes de estar completamente descarregada, a capacidade de armazenamento de energia da bateria diminuirá gradualmente. Ao contrário, neste caso, o ideal é manter sempre alguma carga para evitar a desconexão do circuito de proteção.

Recargas parciais são inofensivas e, na verdade, preferíveis às recargas completas. Além disso, quando essas baterias atingirem seu limite, o carregador desligará sozinho, o que significa que não haverá sobrecarga ou “vício”.

Por outro lado, o hábito de carregar um notebook ao mesmo tempo que está sendo utilizado é altamente prejudicial. Devido a danos ao sistema de detecção de carga, pode ocorrer sobrecarga. Para recondicionar a bateria, descarregue e recarregue a bateria. Este processo pode ser repetido por 1 a 3 meses.

Quando você não estiver usando a bateria, em casos que a bateria for removível, é melhor colocá-la em um local fresco e totalmente carregado. O dispositivo aquece durante o processo de carregamento, o que é normal, mas se a temperatura ambiente for inferior a 0ºC ou superior a 50ºC, não deve fazer isso.

tirando bateria de notebook

Embora existam diferenças entre os modelos, as semelhanças afetam todas as baterias. Por exemplo, uma temperatura mais baixa ajuda a desacelerar a corrosão de seus componentes, prolongando assim sua vida útil. Outro truque que se aplica a todas as baterias é evitar o abuso.

Nem sempre isso é possível, mas o usuário deve lembrar que, como em qualquer máquina, quando o equipamento é exposto a condições extremas, ele se desgasta mais. Descarregá-lo repentinamente ou carregá-lo com alta corrente pode causar danos às peças.

Considerações finais

Não se esqueça que notebooks são produtos frágeis e precisam ser manuseados de maneira cuidadosa. Por exemplo, evite trazer seu laptop para a mochila em um dia de verão, especialmente em cidades com altas temperaturas. Se a bateria do notebook for removível, você pode removê-la para limpeza. Use um pano seco para remover toda a poeira acumulada.

pano seco

Nesse sentido, o desempenho da bateria na transmissão de energia pode ser melhorado. Embora o fabricante estime a vida útil da bateria do notebook, ele ainda não é capaz de obter uma precisão tão alta.

Ainda que seja um produto novo, pode eventualmente mudar sua resistência dependendo do tipo de notebook usado. Por exemplo, se você usar seu notebook apenas para acessar a Internet, ler e editar textos, a vida útil da bateria certamente será mais longa.

Se você usa programas mais pesados e complexos (como editores de imagem e vídeo), ou se o seu laptop para jogos tem configurações muito avançadas, a tendência natural é consumir menos energia da bateria.

Porém, vale lembrar que alguns notebooks já estão pensando em prolongar a vida útil da bateria, por exemplo, em notebooks Ultrabooks, eles têm uma boa configuração e pode suportar uma vida útil mais longa e uma performance mais potente.

Macbooks também são outros notebooks conhecidos por sua eficiência de bateria. Geralmente, não importa qual notebook você use todos os dias, você sempre pode conserva a bateria, o que lhe dá maior autonomia. Portanto, você pode levar utilizar seu dispositivo de maneira mais segura e duradoura.

Ficou interessado nesses componentes? A bringIT oferece diversos acessórios e baterias para o seu notebook. Não perca tempo! Acesse nosso site agora mesmo!

newsletter
Junte-se a nós
Preencha o formulário e receba nossos artigos
via e-mail!
Compartilhe
Conteúdo sugerido

Você pode gostar..

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Newsletter

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado.

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Brevo para processamento, de acordo com o termos de uso deles