Como faço para baixar aplicativos no meu notebook?

Tempo de leitura: 5 minutos

A gente se acostumou a baixar aplicativos no celular. Um dos exemplos mais comuns são o Facebook e o WhatsApp. O que muita gente desconhece, porém, é que tem como baixar aplicativo no notebook e, também, no computador.

No celular, o processo é bem simples. No sistema Android, por exemplo, o aparelho mobile vem com a configuração de fábrica e, automaticamente, possui um aplicativo chamado “Google Play Store”. Basta clicar nele, que é uma espécie de loja, e o usuário poderá pesquisar os aplicativos que desejar.

No sistema iOS, não é muito diferente. Como se trata de um modelo concorrente, o usuário tem disponível o “App Store”, que funciona como o “Google Play Store”. O “App Store”, no entanto, é desenvolvido apenas para iPhone, iPad e iPod touch.

E no notebook, como baixar aplicativo?

Tudo depende de qual aplicativo você deseja baixar. Se estivermos falando de navegadores, por exemplo, o procedimento é um pouquinho diferente e super fácil. Quando se compra um notebook com Windows, o navegador padrão costuma ser o Microsoft Edge. Para computadores Mac, o padrão é o Safari.

Sem dúvidas, um dos navegadores mais utilizados no mundo todo é o Google Chrome. Uma das maiores vantagens está no fato de permitir a utilização de outros serviços, tais como o Gmail e o Google Drive.

Para baixá-lo, basta abrir o navegador original do seu computador, que pode ser tanto o Microsoft Edge quanto o Safari, e acessar o site do Google Chrome. Ali, é só clicar em “Fazer download do Google Chrome”.

Depois, você seleciona um local do computador para instalar e aceita os termos de uso.

Agora, para ter como baixar aplicativo no notebook do tipo os que rodam no Android do celular, o procedimento é diferente. É isso que vamos descobrir a seguir.

Loja da Microsoft disponibiliza alguns apps

Se você tem alguma dificuldade em mexer com aplicativos, o passo mais simples é procurar o aplicativo desejado na loja da Microsoft.

A empresa disponibiliza, gratuitamente, alguns apps que podem ser baixados no notebook. Alguns exemplos: WhatsApp Desktop, Netflix, Amazon Prime vídeo for Windows, Telegram Desktop, Instagram e Spotify Music.

Você deverá clicar no aplicativo desejado e, na sequência, em obter. Uma caixa irá aparecer no seu navegador, perguntando se deseja abrir a “Microsoft Store” do computador.

Lembra que mencionamos as lojas de aplicativos dos celulares, como “Play Store” e “App Store”? Então, para notebooks do sistema Microsoft, existe uma lojinha, que é a Microsoft Store; e para os notebooks Macs, a loja é a “Mac App Store”.

Em relação à Microsoft, ao acessar o aplicativo que deseja obter no computador, você terá que entrar com um e-mail Outlook, que é o antigo Hotmail. Caso não possua um e-mail, é possível se cadastrar para conseguir um determinado aplicativo desejado.

Importante salientar que na “Microsoft Store” é possível encontrar jogos, aplicativos para trabalho, entretenimento e até ofertas.

Quero meu notebook parecido com um celular, e agora?

Agora, se você deseja rodar aplicativos para Android no notebook, o caminho é um pouco mais complicado, mas não impossível. Ah, e sem contar que esse recurso permite a você economizar espaço no seu celular para apps que realmente importam.

De antemão, adiantamos que não é possível baixar o “Google Play Store” diretamente para o seu computador. Antes disso, você terá que obter um aplicativo que emula o Android tanto para Windows quanto para Mac, ou seja, simula as funções do celular.

O nome desse aplicativo é BlueStack App Player e, para obtê-lo, é preciso acessar o site oficial. Na primeira página, há a opção “Baixe o BlueStacks”. Você clica ali.

Uma caixa de mensagem irá abrir, solicitando o salvamento do arquivo. Você seleciona “Salvar” e o download irá começar. Depois de baixar, você deve clicar em “Executar”. Pode aparecer a seguinte mensagem: “Deseja permitir que este aplicativo faça alterações no seu dispositivo?”. Então, é só confirmar e prosseguir com a instalação do BlueStacks.

Após baixar o aplicativo, será necessário ter uma conta do Google para acessar as funcionalidades. Sabe a sua conta Gmail? É essa mesma que irá servir para poder rodar o BlueStacks.

Vimos, portanto, que agora já tem como baixar aplicativo no notebook. Você encontra o BlueStacks instalado na página de “Downloads” de seu computador. Após acessá-la, é só aguardar as inicializações e procurar o seu aplicativo favorito.

Em outras palavras, o “Google Play Store” irá funcionar dentro do BlueStacks. Se o seu notebook estiver com memória baixa, no entanto, o aplicativo poderá ficar muito lento.

A interface do programa é interativa e, mesmo que você não tenha tanta facilidade com o mundo virtual, não terá problemas para lidar com o aplicativo. A seguir, algumas observações de utilização do BlueStacks.

  • Na página Home: digite no espaço destinado para pesquisa o aplicativo para Android que quer e, na sequência, clique na “Lupa”. Você verá que, ao pesquisar WhatsApp, por exemplo, encontrará tanto a rede social que normalmente utilizamos quanto o WhatsApp Business, para negócios.
  • Outras funcionalidades: no canto direito do aplicativo, há uma série de outras funcionalidades para melhorar o desempenho, tais como diminuir volume, expandir a tela, fazer captura de tela e acessar controles de jogo, por exemplo.

Quando tiver alguma nova versão do BlueStacks, ao abrir o aplicativo você irá se deparar com uma janela pop-up, aqueles que surgem na tela, para que você possa fazer a atualização.

Os mesmos procedimentos valem caso esteja baixando o aplicativo em um notebook Mac.

Baixei o BlueStacks, mas meu notebook ficou lento

A dica é rodar o BlueStacks em computadores com memória RAM de 4 GB a 6 GB. Se você deseja baixar os aplicativos da Play Store no computador justamente para jogar, é importantíssimo ter um PC com boa memória.

Caso não queira trocar de computador, uma boa solução é apostar na troca de memória RAM. Em nosso site, você encontra diversos tipos de memória e pode escolher a que combina melhor com o seu notebook.

Ah, e se tiver dúvidas em relação à qual memória RAM é compatível com seu notebook, é só navegar pelo nosso blog. Temos uma categoria de assunto destinada exclusivamente ao tema.