ícone compartilhar redes sociais
memória RAM

Como funciona o upgrade da memória RAM em notebook?

adminblog_USR

Quando possuímos um notebook mais antigo, lento e com um hardware que nunca foi atualizado, trabalhar ou fazer pequenas tarefas nele pode se tornar uma missão quase impossível (além de extremamente estressante).

Diante de uma situação como essa, quem não conhece muito sobre o universo dos computadores acaba se desesperando e recorrendo ao meio mais prático e menos econômico para resolver de vez o problema: comprar outro aparelho.

Mas, e se te contássemos que existe uma maneira de dar vida nova ao seu notebook fazendo um upgrade de memória RAM? Ficou interessado no assunto? Então, é só acompanhar este artigo especial até o final!

memórias ram

O que é memória RAM e quais as suas vantagens?

“Random access memory” (memória de acesso aleatório), ou simplesmente RAM, é um hardware (espécie de componente físico de um computador) utilizado pelo sistema para processar qualquer informação que passe pelo aparelho, ou seja, é indispensável para o bom funcionamento de absolutamente todos os programas instalados.

De modo geral, podemos dizer que quanto maior a quantidade de memória, mais rápido o processamento de dados acontecerá, afetando de forma gritante a eficiência de trabalhos e atividades realizadas. Logo, em algum momento, praticamente todo notebook precisará de um upgrade de RAM para seguir com um alto desempenho.

A quantidade de memória de acesso aleatório que um aparelho possui também é fundamental para indicar as demandas que podem ser exigidas do mesmo, como podemos observar abaixo:

  • 2 GB: memória geralmente encontrada apenas em tablets, utilizados somente com a finalidade de entreter crianças e adolescentes;
  • 4 GB: normalmente, essa é a capacidade padrão de um notebook mais simples. No geral, 4 GB é uma quantidade de memória considerada “ok” para a utilização de navegadores e sistemas como o Windows;
  • 8 GB: torna sistemas como o Windows e o macOS extremamente eficientes em sua utilização, além de ser uma capacidade ótima para rodar determinados jogos;
  • 16 GB: excelente para quem costuma rodar jogos graficamente pesados durante horas ou para quem precisa utilizar diversos programas ao mesmo tempo, como os de edição de vídeo e imagem;
  • 32 GB: eleva qualquer notebook ao seu nível máximo de desempenho.

Se mesmo com todas essas informações você ainda possui dúvidas sobre as vantagens de realizar no seu notebook um upgrade de RAM, talvez seja a hora de descobrir um pouco mais sobre os motivos para correr atrás dessa melhoria agora mesmo:

  • Aumentar a memória RAM auxilia na capacidade do seu computador de realizar várias tarefas ao mesmo tempo, sem sobrecarregar o aparelho;
  • A velocidade de todos os programas utilizados e do sistema como um todo não é afetada, independentemente da quantidade de coisas que estejam abertas e em funcionamento;
  • A navegação na web se torna mais eficiente, já que o hardware é utilizado pelos navegadores para melhorar o desempenho da ação;
  • Conteúdos em Flash ou HTML5 são carregados mais rapidamente;
  • Possibilidade de “rodar” jogos mais pesados ou que possuem gráficos mais avançados e detalhados, com a máxima qualidade.

Como descobrir quanta memória RAM meu notebook utiliza?

Claro, cada sistema operacional é único e possui seu próprio caminho para fornecer ao usuário a informação de quanta memória RAM é utilizada pelo aparelho. No caso do Windows, por exemplo, é possível conseguir esse número de forma muito simples e prática.

Ao acessar a tela inicial do computador, o usuário precisa entrar no gerenciador de tarefas (utilize o menu principal ou a combinação de teclas “Ctrl Alt Del”). Na guia de nome “processos” há a informação de tudo o que o sistema operacional está fazendo no momento e quanta memória ele está utilizando para isso.

Já na guia “desempenho”, encontramos a informação sobre quanto da RAM total do notebook está sendo usada.

Agora, se o seu sistema for macOS, basta acessar o “monitor de atividades” para obter tais informações.

Observar a quantidade de RAM utilizada é extremamente importante para entender se você precisa ou não investir em um upgrade de memória para o seu notebook. Entretanto, fique de olho! Alguns aplicativos e programas costumam “regular” o uso dessa memória de acordo a porcentagem livre da mesma.

O que isso significa? Que quanto mais RAM houver disponível no aparelho, mais memória esses aplicativos usarão, simplesmente para melhorar o desempenho do dispositivo.

Como fazer um upgrade de memória RAM no meu notebook?

slot de memória ram no pc

Antes de mais nada, procure saber se:

  • O seu notebook ainda está na garantia;
  • A expansão de um hardware pode causar problemas ao seu aparelho.

Em caso positivo, deixe de lado a ideia de fazer o upgrade por conta própria e procure uma loja ou profissional autorizado pelo fabricante para realizar a tarefa. Acredite, você não vai querer se complicar mais para frente por conta disso.

No entanto, se o seu computador não está mais na garantia, você pode se aventurar um pouco e solucionar o problema em casa, seguindo as dicas abaixo:

  • Tenha em mãos o novo hardware. Não esqueça de comprá-lo seguindo o modelo do seu notebook e a capacidade de memória do mesmo (você pode ter acesso à essas informações no site do próprio fabricante);
  • Compre um jogo de ferramentas para abrir e manusear computadores;
  • Desconecte o aparelho do carregador e remova a sua bateria;
  • Localize as duas tampas que ficam na parte de trás do notebook. Uma pertence ao HD e a outra armazena a memória RAM;
  • Remova os parafusos necessários;
  • Encontre o slot (espécie de furo ou rachadura);
  • Coloque a nova RAM no espaço, pressionando-a totalmente;
  • A memória coube perfeitamente? Então, é hora de fechar a tampa;
  • Recoloque a bateria em seu lugar correto;
  • Ligue o notebook para descobrir se ele detectou a RAM como deveria.

Pronto! Seu notebook acaba de receber um upgrade de RAM e está mais que preparado para desempenhar suas funções com a máxima eficiência!

E você, gostou de descobrir mais sobre a expansão de memória nesses aparelhos? Seu notebook também anda precisando de uma ajudinha para funcionar corretamente? Então, aproveite para conhecer o site da bringIT agora mesmo e ter acesso aos melhores produtos do mercado, sempre com um atendimento de primeira!