Teclado pc

Como instalar o teclado do seu pc de forma ágil

Teclado pc

A instalação de um novo teclado no seu computador não possui muitos segredos e, geralmente, é uma tarefa que devemos realizar sozinhos para começar a utilizar o equipamento. Em geral, a ocorrência de erros e problemas é bem rara, mas se essa instalação não for feita da maneira correta, pode causar danos ao seu computador e prejudicar o uso do equipamento.

Para descobrir como realizar essa instalação da forma correta, confira este artigo que preparamos para você!

Instalação de um teclado convencional

Passo 1:

Antes de mais nada, prepare o espaço onde o teclado deverá ficar posicionado. Além disso, certifique-se de que a parte de trás do seu computador poderá ser acessada com facilidade, pois a maioria dos teclados convencionais utilizam a entrada USB para a sua instalação.

Passo 2:

Conecte o cabo USB do seu teclado na entrada USB existente na parte traseira do seu computador. Alguns teclados utilizam a entrada PS/2, verifique isso antes de realizar a conexão antes de plugar.

Passo 3:

A maioria dos sistemas operacionais como o MacOs e os Windows mais recentes pode detectar automaticamente a presença do teclado no computador, dessa forma a instalação é muito simples. Se essa detecção não acontecer automaticamente, será necessário utilizar o driver do equipamento, que pode vir na caixa do mesmo ou disponibilizado pelo fabricante de forma online.

Passo 4:

Otimize o uso do teclado. Configure alguns atalhos, selecione o idioma de sua preferência, entre outros. Além disso, muitos teclados possuem pequenos pés na parte de trás para um uso mais ergonômico, ou até mesmo um descanso de pulso. Ajuste também, a distância do teclado para que a digitação seja mais confortável.

Instalação de um teclado bluetooth ou sem fio

Passo 1:

Desembale o equipamento e verifique o conteúdo da caixa. Para a instalação de um teclado sem fio, é preciso que a caixa contenha, além do equipamento, um receptor, baterias e o software. Se as baterias não fizerem parte do kit, você precisará compra-las a parte. Além disso, o software de instalação pode ser disponibilizado online.

Passo 2:

Por se tratar de um equipamento que não receberá energia do computador por não existir uma conexão física, ele precisa de baterias para manter o funcionamento. Dessa forma, antes de começar a instalação, verifique se as baterias se encontram no compartimento específico (que costuma ficar na parte de baixo do mesmo). Caso elas tenham vindo separadamente, remova a tampa do compartimento e insira as baterias na posição recomendada.

Passo 3:

Verifique a entrada para conectar o receptor, que geralmente é feita na parte de trás do computador, para que ele reconheça a presença de um novo equipamento. Esse receptor é o responsável por enviar o sinal do teclado para o computador. Assim como no caso anterior, os sistemas operacionais mais atualizados conseguem identificar a presença de um novo dispositivo de forma automática. Além disso, ao se posicionar esse receptor, você precisa levar em consideração um fator muito importante:

• Distância da interferência: mantenha uma distância de pelo menos 20 centímetros entre o receptor e as fontes que podem causar alguma interferência de sinal, como o monitor do computador ou caixas de som. Além disso, outros objetos podem interferir no sinal e funcionamento do seu teclado, como alguns tipos de lâmpadas, arquivos de metal, ou até mesmo ventiladores. Dessa forma, certifique-se que o receptor de sinal não fique mito próximo de nada que possa prejudicar o funcionamento do mesmo. Essas especificações são para os receptores mais complexos, no caso do receptor que se conecta diretamente à porta USB.

Sendo assim, você precisa identificar se há uma entrada disponível para essa conexão, se está fora de uma zona de interferência, e se ele é compatível com o seu computador. Mas não conecte ainda o receptor, siga a próxima etapa antes.

Passo 4:

Nesse momento é necessário realizar a instalação do software do equipamento. Caso ele tenha vindo na caixa junto com o teclado, será necessário fazer a instalação por meio de um cd. Contudo, atualmente é muito mais comum que esse software seja disponibilizado online. Nesse caso, você precisará acessar o site informado pela fabricante e realizar o download do instalador. As instruções especificam de instalação são informadas pela própria pagina, sendo um processo bastante simples de ser executado.

Passo 5:

Concluída a instalação do software, prossiga para o próximo passo, que é a efetiva conexão do receptor no seu computador. Certifique-se de que o computador está ligado, e conecte o receptor na parte traseira, na entrada que foi escolhida para esse processo (não se esqueça de garantir que ele esteja plugado em uma zona livre e interferência). Em alguns casos, o usuário pode se encontrar sem nenhuma porta USB livre para a utilização. Nessas situações, pode ser necessário que você compre um hub USB, que pode disponibilizar portas USB extras para a sua utilização.

Feita a conexão, e já com o software instalado, o computador ira reconhecer a presença do novo dispositivo e irá fazer a configuração de forma automática. Se isso não ocorrer, siga as instruções do software. Ao concluir o processo, é possível que a seguinte mensagem apareça na tela do seu computador: “Seu novo hardware agora está pronto para uso”.

Passo 6:

Realizadas todas as etapas anteriores, verifique o funcionamento do seu novo equipamento. Para isso, abra um documento em branco e realize a digitação, use atalhos de teclado para identificar seu funcionamento, teste as setas, etc. Em alguns casos, pode acontecer de o idioma estar incorreto, ou até mesmo o tipo de teclado (ABNT ou ABNT2, por exemplo). Nesse caso, realize a configuração de acordo com o sistema operacional do seu computador.

Seguindo essas orientações, você poderá realizar a instalação do seu teclado sem grandes problemas. Se você tiver qualquer tipo de problema quanto ao funcionamento do seu novo teclado, talvez seja necessário entrar em contato com o fabricante e acionar a garantia do equipamento.

O que você achou do nosso artigo? Agora que você já sabe como realizar a instalação de um novo teclado, que tal trocar o seu por um mais moderno? Acesse o nosso a site , e conheça todos os nossos produtos!

newsletter
Junte-se a nós
Preencha o formulário e receba nossos artigos
via e-mail!
Compartilhe
Conteúdo sugerido
Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Newsletter

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado.

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Brevo para processamento, de acordo com o termos de uso deles