homem utilizando o bluetooth do notebook

Como ligar bluetooth do notebook no Windows 10?

Como já sabemos, a tecnologia Bluetooth é amplamente conhecida pelas pessoas, embora acabe sendo pouco utilizada com a chegada da computação em nuvem e o Wi-Fi. Entretanto, sua utilização ainda é importante em alguns processos extremamente importantes e práticos em nosso dia a dia. Os computadores possuem a função para ativar o Bluetooth, e é sobre isso que iremos falar neste artigo. Quer saber mais sobre o assunto? Então, leia o post até o final e saiba como ligar Bluetooth em seu notebook com o Windows 10.

Afinal, o que é o Bluetooth?

Antes de tudo, podemos definir que o Bluetooth nada mais é do que um protocolo de comunicação. Sendo assim, esse dispositivo foi criado unicamente para gerar um curto alcance e baixo consumo de energia, contribuindo para que dois tipos de dispositivos possam trocar informações sem a necessidade de cabos.

De forma prática, o Bluetooth tem uma frequência de rádio bem específica, permitindo que duas pontas se conectem e troquem informações.

Para quem não sabe, o nome “Bluetooth” é uma referência a Haroldo I, que foi rei da Noruega e Dinamarca em meados do século X, sendo o seu epíteto o “Dente Azul”. O símbolo do dispositivo é derivado da união das runas escandinavas, que tinham as iniciais do nome do rei.

Segundo Jim Kardach, atuante na Intel, Haroldo fez a unificação dos povos escandinavos, atribuindo esse ato a essa tecnologia, que á partir de então, iria unir dispositivos.

Como o Bluetooth funciona?

Como dito anteriormente, o Bluetooth oferece a comunicação entre dois dispositivos quando ambos estão bem perto. Através dessa conexão, é possível enviar fotos, documentos, vídeos, músicas e outros dados importantes.

Além disso, essa tecnologia também possibilita o controle de dispositivos, como é o caso de videogames, joysticks sem fio ou até mesmo a transmissão de dados em tempo real, como podemos ver em caixas de som e outros aparelhos de áudio.

Para que ocorra uma conexão eficiente entre os dispositivos, o Bluetooth precisa ser compatível com um entre diversos perfis, a fim de verificar se é para transmissão de mídia, interface com interação humana (como é o caso de controles remotos), transmissão de áudio , comunicação entre sistemas automotivos, e dentre muitos outros.

Quais são as principais vantagens do Bluetooth?

1. Auxílio e Segurança

Se formos considerar as tarefas do nosso dia a dia, o Bluetooth teria um papel crucial na otimização e segurança de diversas situações.

Dirigir um carro e conversar no telefone ao mesmo tempo de forma segura já é uma realidade. Isso porque o sistema do automóvel já integra o Bluetooth em suas ações, fazendo com que o motorista converse com alguém via chamada sem precisar estar segurando um aparelho na mão.

2. Conexão de acessórios

A conexão de dispositivos via Bluetooth se dá de forma muito mais prática e simultânea, já que não há necessidade de fios para realizar essa conexão.

Dessa forma, fones de ouvido e outros sistemas de som podem ser facilmente conectados a um computador em poucos instantes, oferecendo ao usuário uma experiência de áudio e conforto ainda melhor.

Não somente os fones de ouvido, mas como mouses , teclados , telas e quaisquer equipamentos integrados ao PC que possua Bluetooth para conectividade.

Se você deseja ampliar o seu conhecimento sobre esse assunto, acesse agora mesmo o nosso blog e confira mais dicas exclusivas para otimizar o seu computador ainda mais.

Aprenda agora mesmo a ligar Bluetooth no seu notebook utilizando a versão do Windows 10

Agora que você percebeu a praticidade e os benefícios do Bluetooth para o seu dia a dia, que tal ativá-lo em seu computador? Se o seu notebook possui a versão 10 do Windows, confira o passo a passo abaixo para você ativar o Bluetooth agora mesmo:

Passo 1: Indo até o menu “Iniciar”, clique em configurações. Caso você não saiba, o símbolo de Configurações é a engrenagem, que geralmente fica no canto inferior esquerdo do menu.

Passo 2: Depois que clicar, você notará que irá abrir uma outra tela com várias informações a respeito do sistema do seu notebook. Encontre a opção “Dispositivos” e clique nela.

Passo 3: Abrindo uma nova tela com mais informações, vá até o Bluetooth e arraste o botão para o modo “ligado”. Você perceberá que o mesmo ficará verde.

Passo 4: Note que o seu notebook começará a procurar por diversos dispositivos próximos para realizar o pareamento. Sendo assim, busque verificar se você ativou o Bluetooth no dispositivo que você deseja conectar com o seu PC.

Passo 5: Assim que o seu dispositivo for reconhecido, o próprio notebook irá mostrá-lo na lista. Com isso, você verá um botão “conectar”, e assim feito, o seu dispositivo — seja um fone de ouvido, sistemas de áudio ou até mesmo o seu smartphone — estará conectado ao PC.

Uma observação interessante é que o seu notebook pode pedir para que você confirme se a senha exibida nos dois dispositivos é a mesma. Após você confirmar isso, Clique em Conectar e pronto!

Caso você queira explorar ainda mais as funções ao ligar Bluetooth pelo seu notebook, clique em Mais Opções de Bluetooth, localizado no menu à direita. Você notará que uma nova janela vai abrir, onde novas configurações serão oferecidas, como por exemplo:

– Permitir que dispositivos Bluetooth se conectem a este computador;
– Alertar quando um novo dispositivo Bluetooth desejar se conectar;
– Mostrar o ícone do Bluetooth na área de notificação.

Caso prefira, faça as devidas alterações extras e torne a configuração do seu notebook de acordo com suas necessidades e preferências. Depois que o seu dispositivo estiver conectado ao seu PC, você estará apto para receber e enviar arquivos ilimitados pelo Bluetooth.

Conclusão

Conforme vimos, a tecnologia Bluetooth se faz presente em nosso cotidiano e ainda oferece um papel importante quando o assunto é conectividade, praticidade e conforto. Agora que você já sabe como ligar bluetooth no seu notebook pelo Windows 10, que tal conhecer os nossos produtos?

Acesse agora mesmo a nossa loja e confira itens exclusivos com Bluetooth para a sua comodidade.

newsletter
Junte-se a nós
Preencha o formulário e receba nossos artigos
via e-mail!
Compartilhe
Conteúdo sugerido

Você pode gostar..

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Newsletter

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado.

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Brevo para processamento, de acordo com o termos de uso deles