Como mudar a senha do Wi-Fi – O guia passo a passo

Tempo de leitura: 6 minutos

É comum que os roteadores venham de fábrica com senhas muito complicadas e difíceis de lembrar. Se a senha da sua Wi-Fi é uma dessas longas sequências de números e letras e você gostaria de mudá-la para algo mais simples e fácil de manter na memória, confira esse guia passo a passo de como mudar a senha do WiFi.

Existem duas formas de fazer esse processo: pelo computador ou pelo smartphone. Vamos explicar como mudar a senha do WiFi de forma muito simples para que você possa reproduzir aí na sua casa.

Como mudar a senha do WiFi pelo computador

Você precisa acessar as configurações do roteador para mudar a senha. O processo exato depende muito da marca e modelo do seu aparelho, mas em geral é bem parecido. Confira o passo a passo:

Confira computadores à venda no site da bringIT

Passo 1 – Descubra o IP do seu roteador

O IP é uma sequência de números usada para identificar uma conexão ou um dispositivo. Geralmente ouvimos falar mais do chamado IP Externo, que serve para identificar um dispositivo que está conectado a internet. Esse número é diferente para cada rede ou dispositivo, e funciona quase como um CPF online.

Neste caso, não estamos falando disso, e sim do IP interno, um número utilizado para identificar um dispositivo, como uma impressora, um servidor ou, no caso, o seu roteador. Para descobrir o endereço de IP do seu roteador, o processo depende do seu sistema operacional.

Como descobrir o IP do roteador no Windows

Existem duas formas de descobrir o IP do seu roteador no Windows. A primeira é:

1. No canto inferior direito da tela, ao lado do relógio, encontre o ícone de Rede;
2. Clique com o botão direito no ícone de Rede e selecione a opção Abrir configurações de Rede e Internet;
3. Abrirá uma nova janela. Nela, selecione Alterar opções de adaptador;
4. Encontre a rede que você está utilizando para conectar-se a internet e clique com o botão direito do mouse. Selecione a opção Status;
5. Abrirá uma nova janela. Clique em Detalhes;
6. Abrirá uma nova janela, encontre a linha Endereço IPv4. O número contido nesta linha é o endereço de IP do seu roteador.

A segunda forma de descobrir o IP do seu roteador no Windows é:

1. Na área de trabalho, aperte as teclas Windows R;
2. Abrirá uma janela com uma caixa de texto. Nela, digite “cmd” (sem as aspas) e dê Enter.
3. Aparecerá uma tela preta, com algumas letras e símbolos. Nela, digite “ipconfig” (sem as aspas) e dê Enter.
4. Aparecerão vários dados na tela. Procure pelas palavras “Gateway Padrão”. O número que está ao lado é o número do IP do seu roteador.

Como descobrir o IP do seu roteador no Mac OS X

1. No menu Apple, abra as Preferências de Sistema;
2. Procure a seção Internet e Wi-Fi e selecione as preferências de Rede;
3. Selecione a rede na qual está conectado, e em seguida clique em Avançado no canto inferior direito;
4. Dentre as opções, selecione TCP / IP;
5. Encontre a palavra “Router” ou “Roteador”. O número ao lado é o IP do seu roteador.

Passo 2 – Acesse as configurações do seu roteador

O Passo 2 na explicação de como mudar a senha do Wi-Fi é acessar as configurações do seu roteador. Fazer isso é bem simples. Siga o passo a passo:

1. Abra o seu navegador de internet (Google Chrome, Internet Explorer, Microsoft Edge, Opera, Mozilla Firefox etc.);
2. Na barra de endereços do navegador, digite o número de IP do seu roteador (aquele que você descobriu no Passo 1) e dê Enter;
3. O seu navegador mostrará uma tela de login, e pedirá um nome de usuário e uma senha. No campo do usuário, digite “admin” (sem aspas). No campo da senha, também digite “admin” (sem aspas). Esses são o nome de usuário e senha padrão, e geralmente funcionam para a maioria dos roteadores.
4. Caso esse usuário e senha não funcione, procure pelo manual do seu roteador e você encontrará as informações sobre a senha padrão dele. Caso alguém tenha mudado a senha padrão e você não saiba a senha, você precisará “resetar” o seu roteador. Segure o botão “liga/desliga” por 30 segundos para fazer isso.

Passo 3 – Altere a senha da Wi-Fi

A partir daqui, a interface será diferente dependendo da marca e do modelo do seu roteador. Por isso, as instruções podem variar um pouco, mas o passo a passo geral de como mudar a senha do Wi-Fi é o mesmo:

1. Encontre a aba ou menu chamado “Wi-Fi”, “Wireless” ou “Rede Sem Fio”;
2. Se esse menu tiver mais de uma opção, você deve procurar a que é relacionada à segurança;
3. Nessa página você encontrará os campos referentes ao nome e a senha da sua Wi-Fi.
4. O campo do nome pode ser chamado de “SSID”, “Network Name” ou “Nome da Rede”. Nesse campo você pode escolher o nome que desejar para a sua conexão Wi-Fi. É aquele nome que aparece no computador, celular ou outro dispositivo, quando você vai se conectar à rede Wi-Fi.
5. O campo da senha geralmente terá o nome de “Password” ou “Senha”. É nesse campo que você deve digitar sua nova senha.
6. Após fazer as alterações que deseja, clique em “aplicar” ou “salvar”. Atenção! Se você fechar a janela antes de salvar as alterações, elas não serão feitas.

Pronto! Agora você já sabe como mudar a senha do Wi-Fi!

Leia também: Upgrade em notebook para trabalho e estudo em casa

Como mudar a senha do Wi-Fi pelo smartphone

O processo para mudar a senha do Wi-Fi pelo smartphone é diferente dependendo da marca do seu roteador. Você pode descobrir a marca analisando o próprio dispositivo.

  • Para roteadores da marca TP-Link, é possível baixar o app do fabricante para fazer essa alteração. O app chama-se Tether, e está disponível para Android e iOS. Também é possível fazer o mesmo processo usado para o computador, utilizando o navegador do celular. Para isso, você precisa conhecer o número do IP do seu roteador. Alguns números comuns são 192.168.1.1 ou 192.168.0.1
  • Para roteadores da marca D-Link, é possível fazer o mesmo processo feito pelo computador, utilizando o navegador do celular. Mas para isso, você já precisa saber o endereço do IP do seu roteador. Alguns endereços comuns são 192.168.0.1 ou 192.168.1.1
  • Para roteador da NET, acesse o site da empresa e faça login na sua conta. A senha pode ser alterada no painel de configuração;
  • Para roteadores da GVT ou da VIVO é possível fazer o mesmo processo utilizado no computador, porém usando o navegador do celular. Os endereços de IP mais comuns para esses roteadores são 192.168.15.1 ou 192.168.25.1. O nome de usuário e senha podem variar. Cheque para ver se não estão informados na parte de trás do roteador. Em caso de dúvida, entre em contato com a operadora para descobrir a senha padrão.

Gostou desse conteúdo? Confira outros textos do blog da bringIT para mais informações sobre tecnologia.