bateria de notebook asus

Como ter um diagnóstico da bateria de notebook?

O seu notebook começou a descarregar rápido demais? Nesse caso, o melhor a fazer é realizar um diagnóstico de bateria notebook para verificar a sua vida útil.

À medida que a bateria vai sendo utilizada, com o passar do tempo ela vai sofrendo desgaste e pode ser que venha a apresentar problemas.

O seu notebook vai manifestar alguns sinais que vão indicar que a origem do problema é realmente nesse componente. Quais vão ser alguns desses indícios?

Continue lendo este artigo e veja no próximo tópico se algum desses problemas está ocorrendo com seu computador.

tela de cristal liquido de notebook

Quais os sinais de que a bateria do notebook não está boa?

Primeiro, precisamos lembrar que nem sempre quando um aparelho apresenta problemas quer dizer que seja a bateria. Existem outras peças que podem levar ao mau funcionamento.

Por isso, é preciso ficar sempre atento para que consiga descobrir a origem do defeito e assim solucioná-lo de forma definitiva.

Se você está desconfiado que a falha é realmente na bateria, mas ainda tem alguma dúvida, veja alguns sinais que podem ajudá-lo a descobrir de onde vem o defeito.

Analise se você já passou por alguma das situações abaixo:

  • Não carrega direito: mesmo depois de horas carregando na tomada, a carga nunca fica completa, ou então, demora demais para que isso ocorra.
  • Descarrega muito rápido: o computador atingiu o carregamento total, mas depois de um tempo relativamente curto em uso, a carga começa a cair rapidamente.
  • Não funciona sem tomada: neste caso, o seu notebook funciona como um Desktop, necessita estar continuamente conectado a carga, caso contrário, ele desliga.

As baterias dos notebooks possuem um tempo de vida útil, ou seja, um período determinado de funcionamento adequado.

Quando esse prazo é ultrapassado, elas começam a demonstrar dificuldades de funcionamento, como algumas que vimos anteriormente.

É claro que podemos ter algunscuidados para que o seu tempo de uso seja o maior possível, quanto mais a bateria durar é melhor.

Mas ainda assim, mesmo seguindo todas as dicas de conservação, uma hora não vai ter jeito e a sua vida vai chegar ao fim.

Mas como podemos saber se chegou o momento de trocar a bateria? Para descobrirmos fazemos um diagnóstico de uso. Vamos aprender como fazer isso.

Passo a passo para fazer o diagnóstico bateria notebook

A primeira coisa a fazer é identificar qual o sistema operacional instalado em sua máquina. Com isso em mente, veja as etapas para os diferentes sistemas:

Windows

Se você é usuário Windows e deseja saber o tempo de vida da bateria, o processo é bem fácil, é só seguir os passos abaixo:

  1. Vá até o menu iniciar e na aba de pesquisa digite “cmd” e clique em executar como administrador.
  2. Após isso, será iniciada a janela do prompt de comando. Nesta tela, escreva: “powercfg /batteryreport /output “C:\batteryreport.html” e aperte enter para executar a ação.
  3. Feito isso vai aparecer que o relatório da bateria foi salvo e o caminho onde foi salvo em formato .html, selecione e copie (Ctrl C).
  4. Cole em seu navegador e aperte enter, após isso vai ser possível visualizar o relatório.

Linux

Para os usuários Linux, o procedimento também é simples. Veja como deve ser feito:

  1. Antes de tudo, é necessário confirmar se no seu computador já está instalado o ACPI, caso não, faça a instalação.
  2. Abra o Terminal, se você utiliza Debian ou Ubuntu, digite: “sudo apt install acpi”. Se você possui Fedora ou outros, então escreva: “sudo dnf install acpi”.
  3. Após esse passo, digite “acpi -i -b”, como esse comando já vai ser possível descobrir algumas informações.
  4. Se quiser um diagnóstico mais detalhado, utilize o comando: “upower -i /org/freedesktop/UPower/devices/battery_BAT0”. Ele vai exibir dentro do próprio Terminal várias características de sua bateria.

Agora que você já tem acesso ao relatório de vida útil da bateria do seu notebook é hora de fazer a leitura desses dados. Quer saber como fazer isso? Vamos descobrir no próximo tópico.

configurando tela de notebook

Como fazer a leitura do relatório?

Ao abrir o relatório vamos nos deparar com diferentes dados, por exemplo, ele vai apresentar o nome da bateria, o material dela, quem é o seu fabricante e a capacidade que veio de fábrica e a atual.

Dentro de todas essas informações existem duas em especial que são essenciais para analisarmos como está a “saúde” da bateria do notebook.

A primeira delas é a quantidade de ciclos (em inglês, cycle count), esse item vai nos informar quantas vezes a bateria já passou pelo processo de ser carregada.

Quando uma bateria ultrapassa o seu limite de ciclos, ela pode começar a apresentar problemas. Isso é uma indicação de que talvez esteja na hora de substituí-la.

Para evitar ter problemas no futuro, se o seu número de ciclos estiverem muito altos, verifique quais baterias são compatíveis com a sua atual e realize a troca.

Mesmo que ela ainda não esteja apresentando mau funcionamento, é bem provável que em breve isso ocorra, então é melhor evitar possíveis transtornos.

Outro aspecto muito valioso e que deve ser levado em consideração é o histórico de capacidade da bateria (em inglês, Battery capacity history).

Ao observarmos esse dado, vamos ver se a bateria apresenta dificuldades de carregamento, se está atingindo a carga máxima ou não.

Se você deixar a bateria do notebook ser totalmente carregada e ainda assim no relatório ela não mostrar que foi atingido o valor total de carga, isso evidencia que a bateria está sofrendo consequências do desgaste.

Caso o seu computador esteja apresentando problemas de carregamento e capacidade da bateria atual estiver baixa, efetue a troca da mesma para que o problema seja resolvido.

Agora você já sabe como ter um diagnóstico de bateria do notebook, siga as instruções aprendidas neste artigo e veja como está o funcionamento da sua bateria.

E se depois de fazer isso o relatório não for bom, entre em nosso site e conheça os nossos produtos.

Possuímos baterias para diversas marcas, com excelente qualidade e preços superacessíveis. Não deixe de conferir!

E aí? Conseguiu fazer o diagnóstico de bateria notebook? Conte para gente aqui nos comentários!

newsletter
Junte-se a nós
Preencha o formulário e receba nossos artigos
via e-mail!
Compartilhe
Conteúdo sugerido
Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Newsletter

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado.

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Brevo para processamento, de acordo com o termos de uso deles