ícone compartilhar redes sociais

Dicas de como cuidar do seu cartão de memória

Welysson

Já passou pela triste situação de ter alguma foto importante salva no seu cartão de memória e ela ser corrompida, sendo consequentemente perdida 😭? Algumas dicas podem ajudar a evitar isso! Quer saber quais? Nós do blog bringIT contamos para você!                                           

O cartão de memória é um dispositivo de armazenamento que, além de ser totalmente prático, é compatível com inúmeros aparelhos, como é o caso de câmeras fotográficas, notebooks, tablets e grande parte dos smartphones. O dispositivo surgiu no final da década de 90 e permite que seja gravado diversos tipos de arquivos, tal como músicas, fotos, vídeos e jogos. Em alguns aparelhos, como é o caso dos smartphones, é utilizado o modelo micro SD, que tem um tamanho menor, sendo necessário um adaptador – este com as mesmas dimensões de um cartão SD padrão – para efetuar a leitura no notebook, por exemplo.

Se você quiser saber mais sobre principais as diferenças entre cartões de memória, acesse esse post 😉

Como cuidar do seu cartão de memória

cartao_de_memoria_cuidado_blue

Mesmo sendo bastante popular, muitas pessoas têm dúvidas em como cuidar do cartão de memória, abaixo vamos abordar algumas dicas que vão ajudar (e muito!) na hora de preservar o seu dispositivo de memória.

  • Sabe quando você vai tira umas fotos de um momento especial e algumas não ficam boas? O que você faz? Apaga as fotos ruins ou simplesmente deixa elas armazenadas? Se como muitas pessoas, você apaga a foto, saiba que isso não é indicado. Pois, os cartões não gerenciam muito bem o sistema de memória, que é conhecido como tabela FAT (fille alocation table), que funciona como um mapa de utilização; assim ao apagar apenas uma foto, esse sistema pode embaralhar os arquivos, podendo causar erros em seus arquivos.
  • Uma prática que ajuda a evitar futuros erros de sistema é caso seja utilizado em uma câmera, salvar os arquivos em seu notebook e formatar o cartão ao fim de cada sessão, independente se ainda haja espaço sobrando ou não.
  • Cada aparelho funciona de uma maneira diferente. Por isso, recomenda-se que o cartão seja formatado onde ele será utilizado e, isso é indicado inclusive, se o dispositivo estiver em uma câmera e for inserido em outra.
  • Assim como qualquer outro dispositivo, ele deve ser retirado com segurança. Nos notebooks existe a opção de ser retirado com segurança, para isso: clique com o botão direito em cima do ícone correspondente na barra do menu inicial e selecione “Retirar o dispositivo com segurança”, o sistema vai notificar o usuário, quando for possível retirar com segurança. Caso você utilize o cartão em uma câmera, espere alguns segundos após a luz apagar (que pode ser vermelha ou verde dependendo do modelo) para fazer a retirada.
  • Ao salvar seus documentos ou músicas preferidas, por exemplo, deixe um espaço vazio, cerca de 10% da capacidade total, assim você evitará possíveis erros e proporcionará uma melhor capacidade de armazenamento.
  • Em alguns dispositivos, como câmeras profissionais, existem dois slots, em vez de utilizar dois cartões para salvar arquivos diferentes, faça uma cópia do conteúdo do primeiro cartão, e salve ela no segundo cartão por garantia. 🙂
  • Tenha cuidado ao armazenar o cartão de memória, não guarde em locais empoeirados, exposto ao sol ou locais que possa molhar.
  • Adquira produtos de qualidade, isso inclui os cartões de memória e o leitor do cartão, pois, os de procedência duvidosa podem inclusive causar problemas nos seus arquivos.

Lembre-se! Se precisar de um cartão de memória, acessório ou alguma peça para notebook, conte com quem é especialista! 😉 

Ficou alguma dúvida? Deixe o seu comentário! 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *