ícone compartilhar redes sociais
pessoa estudando em um notebook

Dicas para ter um notebook para estudo mais agradável

Welysson

É uma época incomum para ser um estudante. Aulas virtuais, modelos híbridos, aprendizagem independente para a escola simplesmente não parece o mesmo que no ano passado. Sendo assim, ter um notebook para estudo é a melhor opção.

Afinal, ter um bom notebook para estudo sempre foi importante. Mas agora é vital escolher um notebook que tenha a potência, adaptabilidade e longevidade para o “novo normal”.

O que os estudantes precisam mais do que nunca são PCs potentes com fatores de forma inovadores, como os notebooks 2 em 1 que os alunos podem mudar do modo tablet para o modo notebook, dependendo do que funciona melhor para eles.

tablet

Você pode alterar as configurações em seu navegador ou em seu computador ou dispositivo para tornar a leitura do texto em uma tela mais confortável – por exemplo, alterar o brilho da tela, a cor da fonte ou do fundo ou aumentar o tamanho da fonte.

Dicas rápidas para configurações comuns em um notebook para estudo

Ajustando o brilho da tela

O brilho da tela pode levar à fadiga ocular. Tente reduzir a luminosidade de sua tela à medida que o dia escurece. Afinal, você precisa de menos luminosidade à luz artificial do que à luz do dia. Faça pausas frequentes na tela para dar descanso aos seus olhos.

Como controlar o tamanho e o tipo da fonte

Se o texto em uma página parecer pequeno, a primeira coisa a fazer é aumentar o tamanho do texto. Isto pode ser tudo o que é necessário para tornar o texto legível, pois as linhas têm menos palavras e uma fonte maior tem maior espaçamento entre linhas.

Todos os navegadores web comuns têm o mesmo comando para aumentar e diminuir o tamanho da página e, portanto, o tamanho do tipo: Ctrl +. Pressione esta combinação de teclas repetidamente para aumentar o tamanho da fonte em incrementos sucessivos. Se você for muito longe e quiser reduzir o tamanho, use Ctrl -. Isto pode ser a tecla menos no teclado numérico ou a tecla hífen.

Você também pode alterar o tamanho da fonte para todas as páginas web que você abrir ajustando as configurações padrão em seu navegador, mas você ainda pode usar as combinações de teclas mencionadas acima para torná-lo maior ou menor.

Se você estiver lendo usando um leitor de e-books como um Kindle ou iBooks, procure os controles de tipo que muitas vezes parecem AAA ou às vezes apenas A. Você pode experimentar e definir seu tamanho e fonte preferidos como padrão para todos os livros, se desejar.

A mesma área pode permitir que você mude a cor da página e do texto. Experimente as diferentes combinações oferecidas; algumas delas são mais fáceis a olho nu permitindo que você leia por mais tempo com menos fadiga ocular.

Ajuste o tamanho da página

Quando você abre uma janela em seu computador, você pode redimensioná-la para melhor atender às suas necessidades. Você pode reduzir o tamanho da janela usando o ícone Restore down no canto superior direito de um PC.

Você pode então redimensionar a janela arrastando as laterais e os cantos. Clicando no ícone novamente, a janela será maximizada para preencher a tela inteira. Você pode encontrar uma janela alta e estreita que lhe dá linhas que são de fácil leitura.

Tente estreitar a janela deste artigo. Quando você passa de um certo ponto, a página muda drasticamente para um design otimizado para leitura em uma tela menor. Você pode continuar estreitando até que a janela tenha a largura de uma tela de smartphone e ainda seja muito legível.

Modo leitor

O modo leitor se tornou um recurso padrão do navegador da web. Usando o modo leitor reduz a confusão em uma página que pode distrair do que você quer ler. Você será capaz de ler mais e por mais tempo antes que a fadiga se instale.

O modo de leitor muitas vezes permite mudar a cor do fundo da página e ajustar o tamanho da fonte para algo que você ache confortável de ler.

Se você estiver lendo material em seu site do módulo, talvez queira mudar para “Ver como página única” (na parte inferior da coluna da esquerda), que é semelhante ao modo de leitura. Você ainda pode ajustar o tamanho do texto usando os comandos mencionados acima.

Pesquise “Modo leitor” em seu navegador escolhido para encontrar as configurações sobre o que está disponível e como ligá-lo.

Considere usar dois monitores em seu notebook para estudo

Naturalmente, há limitações para trabalhar com apenas um único display de 13 polegadas. Às vezes, estudar por longos períodos de tempo a partir de seu laptop pode parecer um pouco claustrofóbico e não é ideal para sua saúde de costas e pescoço.

O principal benefício de utilizar duas telas é o aumento da produtividade. Quando se estuda remotamente, é fácil se distrair ou se encontrar sem motivação, o que torna ainda mais importante ter um foco consciente na produtividade.

duas telas no pc

Pesquisas demonstraram que o tempo médio que leva para completar tarefas é significativamente menor para as pessoas que utilizam duas telas do que as pessoas em desktops ou notebooks tradicionais. Basta pensar em quantos segundos é preciso para fechar uma janela e abrir outra. Agora pense em quantas vezes você repete esse processo a cada dia e quanto tempo você pode estar perdendo durante um ano.

Os monitores duplos também ajudam a manter o foco. Imagine estar prestes a ter sua caixa de entrada de e-mail aberta em uma tela, enquanto pode trabalhar em outro documento em uma tela secundária. Isso lhe permitiria manter-se concentrado em certas tarefas, tendo que quebrar esta concentração somente quando algo importante aparecer em sua outra tela.

Finalmente, um segundo monitor facilita a comunicação e a criatividade; facilitando a colaboração com os colegas, pois você pode manter suas ideias compartilhadas em uma tela, enquanto estuda na outra.

Os benefícios são intermináveis, a múltipla ação é facilitada, a cópia e colagem entre dois documentos é mais fácil, e a eficácia das conferências Skype pode ser incrementada ao ter uma tela inteira dedicada a suas anotações.

Talvez o benefício mais importante seja que as configurações de tela dupla são geralmente mais agradáveis de usar, tornando o estudo remoto mais agradável, o que é especialmente pertinente durante um período tão difícil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *