Teclado numérico USB branco sobre fundo branco

Diferenciais de um teclado numérico

Ele pode até passar despercebido, mas é provável que se fosse retirado de cena, muita gente sentiria sua falta. Estamos falando do teclado numérico, ou simplesmente, as 17 teclas que compõem a região direita de um teclado tradicional.

Quem possui um notebook, por outro lado, normalmente precisa se adaptar a usar a linha de números acima das letras, já que os modelos portáteis prezam pela otimização de espaço, contendo menos teclas.

No entanto, se o seu trabalho ou profissão exigem que você digite datas, senhas ou valores com frequência, um teclado numérico pode realmente fazer a diferença, mesmo que para isso seja necessário utilizar um periférico maior, optar por um computador de mesa ou comprar o item separadamente.

Portanto, se você não dispensa um espaço específico para os números no seu equipamento ou quer entender melhor sobre os diferenciais dessas teclas extremamente úteis, basta continuar com a gente!

Tudo o que você precisa saber sobre os teclados numéricos

O teclado utilizado atualmente nos computadores, conhecido como “QWERTY” (nome dado por conta das seis primeiras letras da fileira alfabética), é datado de 1868, quando foi desenvolvido e patenteado pelo inventor norte-americano Christopher Latham Sholes, para ser utilizado nas máquinas de escrever.

De lá para cá, o layout de tal equipamento se manteve, mesmo em meio aos avanços tecnológicos. Entretanto, embora Sholes seja tido como o criador desse periférico, a região conhecida como teclado numérico é atribuída a outro inventor estadunidense: David Sundstrand.

Assim como seu conterrâneo, David idealizou sua invenção muito antes dos computadores existirem (em 1914), o que não impediu que a mesma fosse incorporada a eles décadas mais tarde. Desse modo, a “máquina de somar” de 10 teclas, como era chamada, tornou-se a precursora dos números nos teclados.

Mas, afinal, para que um teclado numérico é utilizado?

Encontrado principalmente em teclados tidos como “padrão”, o teclado numérico apresenta seus numerais (do 0 ao 9) em uma distância mais curta, o que facilita a movimentação dos dedos durante a digitação. Com o teclado numérico também é possível inserir quantidades extensas de dados com uma única mão, tornando o processo muito mais rápido e eficiente.

Um bom exemplo da sua praticidade são pessoas que trabalham em bancos ou nos setores administrativos e contábeis. Nesses casos, utilizar a calculadora do computador, digitar boletos (quando não há um leitor de código de barras) ou ainda planificar gastos podem ser ações simplificadas com a utilização do teclado numérico.

Atualmente, um teclado numérico também pode ser adquirido separadamente, ou seja, caso você possua apenas um computador portátil, mas queira utilizar essa ferramenta prática, basta comprá-la avulsa, com um layout pequeno e que apresenta apenas as 17 teclas específicas. Sua utilização é simples e exige apenas que o periférico seja conectado por meio do cabo USB.

Você está com dificuldade de configurar o teclado do seu notebook? Então, leia agora mesmo o nosso tutorial sobre o assunto, com todas as informações necessárias!

Conheça os diferenciais de um teclado numérico

Além de ser específico para números, o teclado numérico apresenta alguns diferenciais importantes, mencionados a seguir.

Experiência de 10 chaves

Toda calculadora tradicional apresenta dez teclas numéricas, logo, podemos dizer que uma pessoa que sabe manusear bem tal equipamento possui a famosa “experiência de 10 chaves”.

Essa mesma habilidade pode ser usada em um teclado numérico, o que significa que o usuário não precisa sequer olhar para as teclas para utilizá-las, já que o mesmo segue um padrão facilmente memorizável.

A praticidade da linha central

A linha central de um teclado numérico contém as teclas 4, 5 e 6. Assim, basta que o usuário coloque os dedos indicador, médio e anelar respectivamente, utilizando o dedo mindinho em sua posição habitual (um pouco mais abaixo), sobre a tecla “enter”. Desta maneira, é extremamente fácil pressionar as teclas ao redor sem que seja necessário olhar para a região.

Também vale lembrar que a tecla “5” possui uma pequena saliência em sua base (como um traço em relevo), o que ajuda a posicionar a mão sobre o teclado sem que seja necessário olhar para ele.

Números como teclas primárias

O layout do teclado numérico torna mais fácil digitar números rapidamente e realizar cálculos de maneira prática. Sem ele, o usuário teria que utilizar as duas mãos para acionar as teclas superiores secundárias e, provavelmente, olhar diretamente para cada uma delas.

Desativação do teclado

Um teclado numérico pode ser ativado e desativo sempre que o usuário achar necessário. Para isso, basta pressionar a tecla “Num Lock”, no canto superior esquerdo. Uma exceção são os teclados da Apple, que não possuem tal função e, portanto, apresentam apenas números.

A ativação do “Num Lock” pode ser notada por meio de um pequeno ponto de luz no topo do teclado ou ainda, no caso de utilização no Excel, um indicador “NUM” na barra de status.

Teclado numérico preto sobre mesa de madeira escura

Quais as vantagens de utilizar um teclado numérico?

Os teclados numéricos são extremamente úteis, tanto para pessoas que trabalham digitando números durante longos períodos quanto para quem utiliza a função esporadicamente. Entre suas principais vantagens estão:

  • Economia de dinheiro, já que ele costuma vir no teclado padrão do computador (e em muitos modelos de notebooks);
  • Possui teclas especiais, que executam funções específicas;
  • É possível utilizar as teclas de setas para movimentar o cursor no monitor substituindo, em alguns casos, o mouse;
  • É fácil de usar e exige pouca atenção no momento da digitação;
  • Uma das teclas mais utilizadas em um teclado é “enter”. Caso ela pare de funcionar, não é preciso se preocupar! O teclado numérico apresenta a mesma tecla, com função semelhante e que pode ser usada de igual modo;
  • Pode ser adquirido separadamente e utilizado por meio de conexão USB, ou seja, caso o seu notebook não possua um teclado numérico, basta comprar um dispositivo isolado, com as mesmas 17 teclas;
  • Um teclado numérico avulso também apresenta baixo custo, sendo extremamente acessível e fácil de encontrar.

Agora que você já conhece todos os diferenciais e vantagens de um teclado numérico, que tal aproveitar para visitar o site da bringIT? Lá você encontra os melhores periféricos para o seu computador, sempre com preços incríveis e atendimento especializado!

newsletter
Junte-se a nós
Preencha o formulário e receba nossos artigos
via e-mail!
Compartilhe
Conteúdo sugerido

Você pode gostar..

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Newsletter

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado.

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Brevo para processamento, de acordo com o termos de uso deles