ícone compartilhar redes sociais

Drive SSD pode perder dados se ficar sem energia por muito tempo

Welysson

 

81DI7P8iO+L._SL1500_

Que os SSDs inovaram na maneira de armazenar um número maior de dados e ainda aumentar o desempenho dos computadores não há nenhuma dúvida. No entanto, uma pesquisa publicada recentemente mostrou que a nova tecnologia ainda tem muito a se desenvolver para se tornar a melhor opção em armazenamento de dados.

Segundo informações divulgadas por Alvin Cox, da Seagate, o SSD pode perder dados se ficar sem energia por um longo período – principalmente se a unidade estiver armazenada em ambientes mais quentes.

Cox revelou que as unidades de SSD conservadas a uma temperatura de 30º graus Celsius podem conservar os dados com aparelho desligado por aproximadamente 1 ano. Caso a temperatura eleve 5 º graus Celsius, esse tempo cai pela metade. A situação é ainda pior caso a temperatura chegue na casa dos 55º graus, já que bastarão poucos dias para que todos os dados comecem a ser perdidos.

 

ssd-temp-data-retention-100584545-orig

 

Com esses dados, foi possível analisar também que a situação é mais alarmante para empresas do que para os consumidores que utilizam diariamente o dispositivo. Isso porque muitas empresas optam por armazenar uma grande quantidade de arquivos em SSD – sendo que muitas vezes os dispositivos acabam ficando muito tempo inativo, o que reduzir ainda mais o tempo de armazenamento dos dados.

Assim, caso você seja um consumidor comum que utiliza o seu notebook diariamente em um local com temperatura abaixo de 30º graus Celsius, não há grandes riscos de danos.  O cuidado deve ser maior por parte das empresas que necessitam armazenar dados importantes por muito tempo – sendo recomendado, manter um backup atualizado (em HDs) para garantir a preservação adequada dos dados.

Fontes: TechTudo, Jedec

2 respostas

  1. Achei bem interessante este artigo.
    Comprei 1 semana atrás um SSD para uso externo, de capacidade 12TB, produto chinês.
    Já gravei vários arquivos nele, e mesmo conectado ao computador, os arquivos simplesmente sumiram. Alguns arquivos e/ou pastas não aprecem mais. E alguns simplesmente somem na mesma pasta, independente do tipo de arquivo (bmp, doc, jpg, png, xls, jpeg, wma, mp3, vob e etc). Eu estou desconfiado realmente da memória do SSD. Nunca caiu no chão ou recebeu qualquer pancada. Procurei na internet as razões, muitas explicações que não me levam a nada.
    Vocês teriam alguma dica?
    Tentei o Recuva, recuperou alguns, copiei novamente para o SSD, sumiu de novo. Acredito que isso não seja normal.
    Quando comprei, o formato do SSD era exFAT. Já reformatei (posso fazer isso?) para NTFS igual ao meu Windows 10, continuou a mesma coisa. Reformatei novamente para exFAT, continua a sumir arquivos. Mas em momento algum chegaram a sumir todos, mas uma boa quantidade.

  2. Olá, Jonathas!

    Pode ser alguma falta de atualização ou problemas relacionados ao seu SSD.

    Nesse caso, talvez seria interessante testar outro SSD, para identificar se o problema é relacionado ao equipamento.

    Caso o SSD esteja com problemas, será necessário acionar a garantia.

    Ficamos à disposição!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *