ícone compartilhar redes sociais
Teclado branco gamer com peças coloridas sobre fundo preto

É dificil cuidar do teclado gamer branco?

Welysson

Se você gosta de jogar e quer investir em um teclado gamer estiloso, o teclado gamer branco pode ser um diferencial no seu setup gamer.

Mas se você vai comprar um teclado gamer branco, precisa lembrar, também, que o branco pode ficar encardido ou amarelado com o tempo, a poeira e a umidade.

Se você está se perguntando se é difícil cuidar de um teclado gamer branco, a resposta curta é que, no fim das contas, os cuidados que você deve ter com o seu teclado são os mesmos independentemente da cor dele.

Isso porque não limpar o seu teclado pode fazer com que a vida útil do seu equipamento seja reduzida, já que o acúmulo de poeira, pelos de pet e até mesmo a umidade relativa do ar podem fazer as teclas começarem a apresentar problemas.

Por isso, a bringIT trouxe algumas dicas para que você cuide do seu teclado gamer branco da melhor forma possível e aproveite seus jogos sem estresse.

Limpando o seu teclado gamer branco mecânico

Se o seu teclado é um teclado mecânico, ou seja, tem switches em cada tecla, a limpeza periódica pode ajudar a estender a sua vida útil e ajudar a mantê-lo funcionando corretamente.

Poeira, pelos de animais e outros contaminantes podem fazer as teclas ficarem pegajosas ou com mau contato. Além de serem um lar para bactérias.

Muitas vezes você se surpreenderá com quão sujo está o seu teclado quando for limpá-lo.

O que usar para limpar o seu teclado gamer branco

Para que o seu teclado não fique sujo, você pode comprar produtos para cuidado e manutenção.

Álcool isopropílico e vinagre branco

Algumas dicas indicam o uso de álcool isopropílico ou vinagre branco, ambos potentes desinfetantes.

Para isso, você pode utilizar um pano de microfibra ou mesmo um cotonete para alcançar o espaço entre as teclas. Essas ações matam bactérias e removem qualquer gosma que tenha se acumulado e que esteja prendendo as teclas.

Mas atenção: você não deve borrifar nada diretamente sobre o teclado e sim sobre o pano.

A limpeza com álcool funciona em todos os tipos de teclado e não exige desmontagem.

Limpa telas

Você também pode manter a tela do seu equipamento limpa com um kit limpa telas

Aspirador de pó

Um truque para limpar um teclado mecânico sem remover peças é utilizar um aspirador de pó com um acessório para estofamento. Ele consegue tirar partículas de poeira debaixo das chaves, facilitando seu funcionamento.

Há aspiradores de mão e aspiradores antiestáticos projetados para uso em computador. Você pode aspirar pelo menos uma vez por mês para evitar que poeira e outras partículas acumulem umidade e fiquem ainda mais difíceis de remover.

Se for utilizar o aspirador, faça com delicadeza para não danificar nenhuma tecla.

Fazendo a limpeza preventiva do seu teclado gamer

A limpeza preventiva deve ser feita regularmente para evitar acúmulo de sujeira. É especialmente necessária se você tem hábito de comer perto do seu teclado, já que resquícios de alimentos podem se acumular junto com a poeira.

Você pode seguir o seguinte passo a passo:

  1. Desconecte o teclado;
  2. Utilize o aspirador com suavidade para remover a poeira.
  3. Limpe todo o teclado com um pano de microfibra ligeiramente úmido (utilize álcool isopropílico).
  4. Seque com outro pano. (É importante não usar toalhas de papel, que podem riscar a superfície).
teclado gamer branco com peças coloridas pretas e vermelhas

Quando a sujeira é mais teimosa

Se você fez a limpeza preventiva, mas tem alguma sujeira mais teimosa, ou mesmo se acabou não fazendo a limpeza preventiva e agora a sujeira acumulou e o seu teclado gamer não é mais tão branco assim, você pode utilizar o seguinte passo-a-passo:

  1. Desconecte o teclado;
  2. Utilize um extrator de teclas para remover as teclas do teclado. Atenção: algumas teclas grandes, como o espaço e o enter, por exemplo, são estabilizadas com fios, sendo mais difíceis de remover. Se você não se sente confiante em removê-las, é melhor utilizar um pano de microfibra;
  3. Limpe as teclas com álcool isopropílico ou vinagre branco. Atenção: não é recomendado o uso de detergentes ou produtos de limpeza geral, que possam danificar seu equipamento;
  4. Utilize uma pequena escova de dentes ou um pincel macio para limpar a placa, tomando cuidado para não empurrar a sujeira para dentro do interruptor.
  5. Aspire a placa suavemente com um aspirador.
  6. Caso haja alguma mancha pegajosa na placa, você pode utilizar um pano de microfibra úmido ou um cotonete, mas evite umedecer os botões do teclado.
  7. Recoloque as teclas;

O que fazer se você derramou líquidos no seu teclado?

Se você derramou líquido no seu teclado, principalmente se o líquido não foi água, a primeira coisa a fazer é não virar ou inclinar o teclado quando isso acontecer.

Se o líquido não entrar nos interruptores nem causar um curto, você pode seguir o passo a passo de limpeza que ensinamos acima.

Agora, se o teclado danificou, talvez o caminho mais fácil seja simplesmente comprar um novo teclado gamer.

E aí, gostou dessas dicas?

Seguindo esse passo a passo e fazendo a limpeza regular do seu teclado gamer branco, ele não fica encardido e sua vida útil se estende, oferecendo um funcionamento perfeito por mais tempo.

Como você pode perceber, é possível ter um setup estiloso e um teclado gamer branco sem maiores dificuldades, já que os cuidados são os mesmos de um teclado de outra cor. O importante é cuidar do seu equipamento para tirar dele o máximo de proveito.

Lembrando que, se você não se sente confiante para fazer uma limpeza mais profunda, com remoção das teclas, é sempre bom contar com ajuda especializada e procurar uma assistência técnica.

Se esse post foi útil, não deixe de conferir outros conteúdos em nosso blog.

A bringIT é um e-commerce de informática especializado em peças e acessórios para notebooks. Nosso mix de produtos, no entanto, também inclui de bancadas eletrônicas e outros equipamentos de montagem e manutenção a teclados, headphones e outros itens para gamers.

Para saber mais sobre nossos produtos, acesse nosso site ou entre em contato por meio de nossas redes sociais (Youtube | Facebook | Instagram).