cadeado de slot de segurança do notebook

Entenda para que serve o slot de segurança em notebook

Para se proteger contra roubos e furtos, empresas e profissionais mais liberais vem adotando a utilização dos slots de segurança em seus notebooks. Além de garantir um ambiente de trabalho sempre organizado, essas travas auxiliam na proteção de dados compartilhados dentro desses portáteis.

Entenda melhor para que serve e os objetivos do slot de segurança em notebook.

slot de segurança do notebook

Como funciona a trava para notebook?

Desde a sua criação, o notebook se tornou uma opção popular para quem busca praticidade e comodidade para trabalhar e precisa se locomover durante viagens de trabalho, etc. Para muitos, o laptop substituiu o bom e velho computador de mesa e trouxe uma grande agilidade de processos.

No entanto, por se tratar de uma máquina ainda relativamente cara, algumas medidas de segurança precisam ser adotadas para garantir a integridade do computador, bem como das informações e dados ali contidos. Embora a adesão do seguro em casos de furto seja eficaz, o mesmo não garante a preservação de dados, sendo necessária a intervenção de uma trava.

Você já deve estar se perguntando a essa altura como isso funciona e como deve ser instalado em um portátil que já reduz bastante suas portas de entrada e consegue funcionar sem grandes alimentações externas. A vantagem de ser um computador que já nasceu para ser avançado, é que ele já veio projetado com aberturas para essa finalidade.

Geralmente, a trava de segurança pode ser conectada ao notebook em um espaço localizado, muitas vezes, na lateral direita perto da dobradiça da tela, nesse lugar o dono do computador pode conectar um cadeado ou um slot específico (também compreendido como trava).

Em um ambiente corporativo, a trava evita que os computadores portáteis saiam do lugar, evitando que os colaboradores levem a máquina para outro ambiente e se confundam no momento da reorganização do ambiente. Dessa maneira, a empresa também evita que outros setores tenham acesso a dados que não foram, ou não podem, ser compartilhados, prevenindo o vazamento de informações pertinentes.

Esse dispositivo de segurança também evita que os computadores sejam roubados durante um furto fora do horário de serviço, por evitar que o notebook saia do lugar, a trava gera uma grande dor de cabeça no meliante em questão, que não irá querer perder tempo na missão.

Apesar de ser um recurso bastante utilizado em empresas, as travas também são eficazes para quem precisa estar sempre viajando a trabalho e preza pela segurança dos seus pertences. Um estudo divulgado ano passado pelo Ponemon Institute revelou que cerca de 12 mil notebooks são furtados semanalmente nos aeroportos que permeiam todo o continente americano.

Segundo a apuração do estudo, a maior ocorrência desses furtos acontecem dentro dos portões de embarque e, ironicamente, durante a revista obrigatória, aproveitando a distração dos passageiros. O alarmante número da pesquisa traz ainda um agravante de que apenas 30% das vítimas conseguem recuperar seus pertences.

Pensando nesse problema, o setor de TI já elaborou travas portáteis que são excelentes companhias nessas viagens, dando uma boa dor de cabeça para quem pensar em violar seu computador e, consequentemente, acabando por desistir de permanecer com o objeto, abandonando o mesmo pelo meio do caminho.

Instalação simplificada

Ainda que seja um mecanismo altamente eficaz e moderno, sua instalação não requer a presença de nenhum técnico especializado em computadores para ser feito, você mesmo pode realizar esse serviço.

O acessório vem acompanhado por um manual de instruções de como conectá-lo de maneira correta e segura ao seu notebook. Dependendo da sua finalidade, você apenas precisará estar perto de uma estrutura fixa no escritório para poder acoplar a trava com maior precisão. Após seguir as informações contidas no manual, basta aproveitar o dispositivo com segurança redobrada.

cadeado de slot de segurança do notebook

Tipos e modelos de trava existentes para os notebooks

Atualmente, existem diferentes modelos de travas para os computadores portáteis, embora suas funções não mudem muito, é importante que o consumidor conheça cada um deles com o objetivo de escolher o que melhor se adequa na sua realidade.

O mais conhecido talvez seja a trava da Kensington Security Slot, também chamado de “pino de âncora”, a trava é um excelente dispositivo antifurto e tem uma entrada que é compatível com a maioria dos computadores portáteis em atividade.

Já o modelo Noble conta com versões de travas em um modelo semelhante ao de cadeado com segredo. Com a facilidade de instalação, você só precisa estabelecer uma senha para a configuração do dispositivo. É aconselhável sempre escolher uma sequência numérica que se distancie de qualquer padrão de datas de nascimento ou de eventos importantes na sua vida, desse modo ficará bem mais difícil descobrir no momento do furto.

Existem também opções mais baratas e eficazes, porém, a mobilidade da máquina fica amplamente comprometida, sendo indicada apenas para quem gostaria de fixar o notebook em um local específico. As travas de segurança com chave, por exemplo, fazem parte do modelo anteriormente exemplificado no tópico da instalação, sendo possível levar a chave com você para qualquer lugar com a certeza de que o computador continuará em segurança.

Por se tratar de uma opção bem popular, as travas com chave podem ser encontradas em diversas lojas especializadas em produtos de informática a um preço mínimo de R$ 12,00 por unidade.

No entanto, caso você esteja procurando por travas que garantam total segurança, pode optar por modelos profissionais e produzidos por algumas marcas de notebook presentes no mercado. No entanto, é necessário garantir o orçamento de antemão, visto que essas opções podem custar em um valor acima de R$ 100,00, sendo interessante uma pesquisa para entender melhor as suas necessidades com o slot.

Seja para uso pessoal ou empresarial, estar sempre garantindo a segurança dos computadores portáteis é importante para evitar gastos futuros em substituição dos dispositivos. As travas de segurança também são uma excelente opção para quem não deseja gastar dinheiro com seguro e continuar tendo certeza da proteção.

Pensando nisso, a bringIT traz para você os melhores produtos de segurança para o seu notebook, preservando sempre a qualidade e preços mais acessíveis. Acesse nossa loja virtual e confira suas opções.

newsletter
Junte-se a nós
Preencha o formulário e receba nossos artigos
via e-mail!
Compartilhe
Conteúdo sugerido

Você pode gostar..

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Newsletter

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado.

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Brevo para processamento, de acordo com o termos de uso deles