Entrada USB: como utilizar da melhor maneira

A entrada USB (Universal Serial Bus) está presente rotina de quem utiliza notebook ou demais modelos de computador. A entrada USB é importante para utilizar os equipamentos periféricos, como mouse, teclado, cabos e muito mais.

Quer saber  mais sobre essa tecnologia? Neste post nós vamos te ensinar a otimizar o uso das entradas USB!

O que é entrada USB

A entrada USB é uma entrada, ou encaixe, que se conecta aos cabos padrão USB. Esta tecnologia foi criada no final dos anos 90 para melhorar a conectividade dos dispositivos. Com o avanço tecnológico, os velhos padrões foram substituídos por este novo modelo que hoje já é bem popular.

A entrada USB não está presente apenas em notebooks ou desktops, mas também em televisores, vídeo games, câmeras fotográficas, smartphones, tablets, carregadores de celular e muito mais!

Como aumentar o número de entradas USB no computador

Como a maioria dos equipamentos utiliza este padrão de conexão, é comum que faltem entradas USB disponíveis para utilizar, já que mouse, teclado, luminária, impressora e muitos outros equipamentos necessitem destas entradas para funcionar no computador.

Aumentar o número de entradas USB é bem simples: use um Hub USB. Este produto aumenta a disponibilidade de portas USB no notebook, servindo como uma régua ou extensão em que é possível conectar vários dispositivos ao mesmo tempo.

Além da praticidade, o hub USB ajuda a manter a organização de cabos na sua estação de trabalho.

Hub USB para notebook e demais computadores
Hub USB vendido pela bringIT

Mensagem ao conectar na entrada USB

Já apareceu essa mensagem ao conectar um dispositivo no seu notebook ou desktop?

“Este dispositivo pode ser executado mais rapidamente se você conectá-lo a uma porta USB 2.0 de alta velocidade”

Esta mensagem diz que possivelmente a entrada USB do seu aparelho ser mais atual que o dispositivo que você conectou. Por isso, busque sempre utilizar conectores compatíveis com a entrada USB do seu computador.

Tipos de entrada USB

Ilustração com os tipos de entrada USB e seus respectivos conectores
  • USB tipo A: é encontrado, por exemplo, no pen drive, teclado ou mouse. Apresenta um formato retangular e ainda é tipo mais utilizado, por meio dele é possível transmitir dados e energia.
  • USB tipo B: está mais presente em impressoras e scanners, ou seja, aparelhos de grande porte; tem um formato quadrado.
  • USB tipo C / USB-C: é mais compacto que os seus antecessores, é o mais atual, com maior  velocidade na transmissão dos dados. Ainda é bem pouco comum, mas já está presente no Chromebook e no novo Macbook e, segundo a Apple, será o novo padrão de conexão USB da marca.
  • Micro e Mini USB:  é visto em pequenos aparelhos, como smartphones e tablets. Pode ser tipo A ou B.
Mousem sem fio para uso em notebook e demais computadores, conectado em uma entrada USB

Padrões USB

entrada_USB_porttas
  • USB 1.1:  Ele tinha uma velocidade que variava entre 1,2 Mb/s e 1,5 Mb/s, dependendo da configuração. Teve uma compatibilidade melhorada e alguns erros corrigidos em relação a versão anterior ( USB 1.0) .
  • USB 2.0:  Nos anos 2000, surgiu um novo padrão USB, o 2.0; com uma capacidade de transferência de dados de 480 Mb/s, é compatível com a maioria dos dispositivos atuais.
  • USB 3.0 : Em 2008, foram definidas as especificações do padrão 3.0, que chegou ao consumidor no final de 2010. Apresenta uma taxa de transferência de dados cerca de dez vezes mais rápida que o seu antecessor (5 Gb/s). A partir do USB 3.0, é utilizado a cor azul, para identificar os novos padrões de entrada.
  • USB 3.1: Padrão lançado em 2013, a taxa de transferência é o dobro do USB 3.0, faz 10 Gb/s. É importante lembrar que ele é compatível com os padrões antecessores.

Ficou alguma dúvida? Deixe o seu comentário 😉

newsletter
Junte-se a nós
Preencha o formulário e receba nossos artigos
via e-mail!
Compartilhe
Conteúdo sugerido

Você pode gostar..

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Newsletter

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado.

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Brevo para processamento, de acordo com o termos de uso deles