ícone compartilhar redes sociais
teclado de notebook lenovo aberto

Guia completo para usar seu teclado lenovo

Welysson

Com o avanço da tecnologia, os sistemas operacionais estão cada vez mais desenvolvidos e com inúmeras possibilidades de acesso. E com o teclado Lenovo não poderia ser diferente. Ele oferece soluções mais práticas por meio de funcionalidades que agregam valor pela inovação e pela sua modernidade.

Neste artigo, você acompanha o guia completo de como utilizar o seu teclado lenovo. Confira a seguir!

O teclado Lenovo

O teclado lenovo possui uma interface com 6 linhas de teclas e alguns modelos contém iluminação na parte de trás de sua tela. Esse sistema de luz é conhecido como retroiluminação e sua finalidade é definir quando alguma função foi executada.

Esse teclado possui ainda teclas de função (marcada pela sigla Fn) que são essenciais para a execução de alguns comandos do teclado. Além dessas possibilidades, a interface do teclado lenovo oferece a possibilidade de utilizar de um dispositivo para definir a forma de manuseio do toque para os cliques e seleções de atividades.

Esse dispositivo define se a ação será por Track Point ou Trackpad, funcionalidades essas que descreveremos a seguir em maiores detalhes.

Conhecendo o Teclado lenovo

O teclado Lenovo contém teclas com funções utilizadas em conjunto com outras e teclas com individuais com funcionalidades específicas. Vamos apresentar pra você cada conjunto de teclas para que você possa estar familiarizado com essa ferramenta.

Teclas Especiais

O teclado Lenovo apresenta teclas especiais que tem o propósito de tornar a experiência do usuário mais prática onde ele tem a possibilidade de realizar comandos de forma mais rápida e dinâmica.

Teclas de funções e suas combinações

As teclas de função são compostas pela primeira linha de teclas especiais presentes na parte superior do teclado e da primeira tecla no canto inferior do teclado com a sigla Fn. Essas teclas de função são configuradas diretamente no painel de controle, onde é possível alterar as funções para ícones e determinar o tamanho para melhor visualização.

Nesse painel de controle, você encontra a opção “Teclado” e é aí que você deve clicar para realizar as configurações das funções do seu teclado ativando ou desativando a Função Fn Lock. Para conferir se a função está ativa ou desabilitada basta conferir a luz indicadora no painel. Se a luz estiver acessa, a função está ativada, se estiver apagada é porque a função permanece desabilitada.

Nas configurações do teclado, temos também as opções para regular o volume do seu sistema operacional, mídias, jogos, etc. Está tecla está representada por um falante e cada símbolo junto ao falante apresenta um significado para essa função.

Assim, por exemplo, a tecla de volume com uma barra sobre o falante (F1) significa que pode ativar ou desativar o som do sistema. Para aumentar o volume (F3), o falante tem um sinal de mais ao lado e para diminuir (F2) o sinal é de negativo.

O mesmo acontece com a tecla que possui o desenho de um microfone com uma barra sobre o desenho. Isso significa que a tecla tem a função de ativar ou desativar os sons do microfone do seu teclado, ou dos fones, caso sejam eles os conectados nesse momento.

É importante lembrar que é possível saber se uma função está ativa quando a luz indicadora estiver acessa. Assim, como para executar determinada função, basta pressionar a tecla Fn junto com alguma das demais funções desejadas.

Notebooks lenovo ThinkPad alinhados

Teclas “Engrenagem (F9)” e suas funções nos diferentes sistemas operacionais

É importante lembrar que cada sistema operacional funciona de uma forma particular para aquele sistema e nem sempre uma função executada em um sistema será a mesma executada em outro. Por exemplo:

No sistema operacional Windows 7, a função da tecla “Engrenagem (F9)” direciona o usuário para o painel de controles do sistema. Já no Windows 8.1, essa mesma tecla direciona o usuário para um botão de configurações e no Windows 10 ele abre a janela de configurações do sistema.

Nessa mesma perspectiva, temos a tecla de “Pequisa (F10)” que, ao ser acionada no Windows 7 ela abre a janela para pesquisar no Windows. Já no Windows 8.1 o que abre é um botão para pesquisas e no Windows 10 o usuário é direcionado para pesquisar no Cortana.

Além de ser utilizada junto com as teclas de função que vão do F1 até o F12 do seu teclado, a tecla Fn pode ser utilizada com outras teclas para a execução de outros comandos, como definimos a seguir:

Pressionar Fn Barra de espaço define a intensidade da iluminação do teclado que pode variar entre desligada, baixa ou alta. Para colocar o computador em suspenso, a função utilizada é Fn 4.

Tecla Windows

No teclado Lenovo a tecla Windows corresponde a uma funcionalidade específica para cada sistema operacional. Assim, no Windows 7 e 10, pressionar a tecla Windows abre a janela de iniciar do sistema operacional, enquanto que no Windows 8.1 alterna as telas da área de trabalho com a tela de iniciar do sistema.

O teclado lenovo oferece inovação em sua tecnologia e dentre suas inovações temos os dispositivos de touch que possibilitam ações de movimentos, seleções e cliques do mouse no próprio teclado. Esse espaço é sensível ao toque e, por meio de gestos e movimentos pelo toque o usuário, pode realizar comando de forma mais prática e dinâmica.

Assim temos os seguintes dispositivos:

Thinkpad e Track Point

Nesse espaço a funcionalidade Thinkpad permite que o usuário desempenhe funções semelhantes à de um mouse comum, como clicar, selecionar e rolar através do toque e deslizar do dedo no touch. Além disso, é possível realizar ações como reduzir ou dar zoom e girar imagens na tela com movimentos específicos também realizados pelo toque no painel.

Na função Track Point, o dispositivo é acionado por uma barra que permite funções parecidas com as de um mouse convencional, onde é possível arrastar o cursor, realizar cliques com os botões esquerdo e direito e entre esses dois botões de clique, há o espaço para a rolagem de páginas e do cursor.

Essas são as funcionalidades que o teclado Lenovo oferece. Gostou desse produto? Entre na nossa loja e adquira o seu!