Laptop e notebook: existe diferença entre os dois?

Tempo de leitura: 1 minuto

De praxe, convivemos com inúmeros termos e confusões com a criação de novos elementos e suportes na tecnologia. Computador, PC, Notebook, Laptop, Netbook, Tablet, iPhone, Celular, PalmTop, etc… Como não confundir?

Bom, vamos ao que interessa.
Nesse mundo confuso, como diferenciar um Notebook de um Laptop? Será que tenho um ou outro? Como saber?

Existe diferença entre laptop e notebook?

Não, os dois são a mesma coisa.

Laptops e notebook são o mesmo tipo de equipamento: computadores portáteis, com teclado e touchpad (que substitui o mouse) integrados.

Como surgiu o notebook

Depois do surgimento dos Desktops, foi preciso uma máquina que possuísse a função portátil, pois muitos jornalistas alegavam por exemplo, querer escrever fora do trabalho, publicar seus textos de outros lugares, mas não possuíam um computador no colo para tal ato. Tanto para estes quanto para outros tipos de profissionais.

Surgiu então, na década de 90, o Laptop. Numa tradução como “em cima do colo”, um computador portátil que poderia passear por todo e qualquer lugar. Com o tempo e a evolução da tecnologia, ele foi sendo adotado com o nome de Notebook, pois os tamanhos se assemelharam ao de um caderno e poderia ser transportado da mesma forma.

Ele também foi tentando chamar de “Palmtop”, já que carregávamos pela mão. Mas essa opção foi mal sucedida devido ao fato que as outras se encaixaram melhor, e que os realmente atuais Palmtop’s “na palma da mão”, surgiram do tamanho ideal no mercado.

Tudo, foi uma questão de nomenclatura. Dizem os sábios da evolução da tecnologia que Laptop’s são geralmente maiores que os Notebooks, mas hoje em dia tudo ficou tão igual que o nome é só uma questão de preferência.

Fica a seu critério também, escolher como vai chamar o seu!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *