ícone compartilhar redes sociais
Teclado de notebook sobre mesa de madeira

O que fazer quando o teclado do notebook não funciona?

adminblog_USR

Em certos momentos, podemos nos deparar com problemas nos nossos eletrônicos. A era da informática trouxe diversas tecnologias embutidas em um único aparelho, tornando esses, cada vez menores. Os notebooks se tornaram parte do dia a dia em detrimento da facilidade de transporte e, consequentemente, para o trabalho.

Dessa forma, o aparelho que mais nos desagrada quando apresenta defeitos é aquele que utilizamos como ferramenta de profissão. Um desses defeitos ocasionais é o teclado, que em detrimento de diversos motivos pode vir a parar de funcionar. Por isso, nesse post, detalharemos como prosseguir caso o teclado do notebook não funcione.

Problemas no notebook em geral

Primeiramente, para entender o caso, precisamos ter em mente as possíveis facetas que causam a parada do teclado, e para isso, explicaremos as diferenças entre problemas físicos (hardware) e abstratos (software).

Todo defeito de notebook é causado por uma dessas duas problemáticas, e caso venha a acontecer por falha no sistema, o conserto geralmente se dá através de um técnico, por meio de formatação ou atualização de drivers.

Pode ser causado por vírus, desconfiguração do driver de teclado, conflito entre peça e sistema operacional ou alguma aplicação que altere o funcionamento normal. Os drivers são tipos de software (aplicações) diferentes, eles possibilitam a comunicação entre a peça física (o teclado em si) e o sistema operacional (usualmente o Windows).

A outra possibilidade é uma falha física, na própria peça do teclado, pode ser algumas teclas, todas as teclas, a conexão do teclado com a placa mãe (a placa central do notebook) ou mesmo ele inteiro. O teclado do notebook não funciona, portanto, se não há resposta de nenhuma tecla, você pode utilizar um teclado USB externo para ajudar a definir a origem do problema, nos tutoriais a seguir.

Como saber a origem do problema

Para verificar se o seu problema é uma falta ou desatualização dos drivers siga os seguintes passos:

  1. Digite na barra de pesquisa “Gerenciador de Dispositivos”
  2. Após isso, navegue até a parte de teclados, e verifique se há algum aviso de erro ou inexistência de drivers.
  3. Caso haja, clique com o botão direito sobre o driver com erro e selecione “atualizar driver”.
  4. Reinicie o computador.
  5. Se não solucionar, repita o procedimento, mas ao invés de atualizar selecione “desinstalar driver”.
  6. Reinicie o computador.

Não se preocupe, pode ser que o problema não esteja listado nesse gerenciador e, nesse caso, você precisará instalar um programa chamado “Driver Booster”, depois de instalá-lo, execute uma varredura para identificar possíveis drivers faltantes. Caso o dispositivo de teclado esteja listado como desatualizado, execute a instalação na parte direita da listagem que aparecerá. Clique aqui para informações mais detalhadas de como atualizar seus drivers.

Após realizar esses passos, reinicie o computador e verifique se o problema foi resolvido, se não foi, tente reiniciar o notebook em modo de segurança e continue lendo as próximas dicas.

Visto isso, caso o problema persista, pode ser um software malicioso alterando essa comunicação, desse modo, é imprescindível instalar um bom antivírus, ou caso já possua um, executar a verificação completa, aplicar as recomendações após a verificação e agendar regularmente uma varredura, para evitar problemas futuros, como esse. O teclado do notebook não funciona, e mesmo após a varredura, pode ser que o vírus ainda esteja conflitando esse funcionamento, se for o caso, leve em um técnico para que ele realize uma formatação e atualização de todos os drivers, ou formate por conta própria seguindo esse tutorial .

O teclado do notebook não funciona por problemas físicos

Uma outra possibilidade é o dano físico da peça, e é preciso estabelecer se foi um dano permanente ou se é possível reverter. Comer perto do notebook, usar o dispositivo em locais úmidos e quentes, em locais que deixam resíduos como poeira (em obras, por exemplo) podem diminuir a vida útil das peças por conta de desgastes e oxidação.

Possivelmente, em alguns casos, o defeito se resolve com uma limpeza utilizando álcool isopropílico e um pincel ou pano macio, para não danificar permanentemente os contatos das teclas.

Após realizar a limpeza e verificar que o teclado continua sem funcionar, pode ser necessário a troca da peça, ou em alguns casos, a troca do cabo de contato entre teclado e placa mãe.

Entretanto, se o dano já tiver sido permanente, a troca do teclado será inevitável, dessa maneira, iremos te auxiliar a escolher o modelo correto para o seu notebook, de modo que seja compatível e de boa qualidade para você. É preciso destacar que cada modelo de dispositivo possui um tipo de teclado, um formato, tamanho, encaixe, disposição de teclas, quantidade de teclas, então escolher o modelo exato é imprescindível.

Teclado de notebook parcialmente desfocado

Escolhendo o teclado ideal

Se o seu teclado do notebook não funciona, e você já realizou as etapas anteriores, chegou a hora de escolher o modelo de peça ideal.

  1. Primeiramente identifique a marca do notebook.
  2. Depois disso, verifique a numeração de modelo, ela fica na parte inferior, próximo as ventoinhas e parafusos para desmontar.
  3. Verifique na internet a compatibilidade do seu teclado com outros modelos, pois acontece de outras peças serem similares ou idênticas à sua, facilitando, assim, na hora de realizar a compra. Essas informações geralmente estão descritas no manual de usuário dos notebooks, no geral.
  4. Verificar as outras opções de países, por exemplo, pode ser que seu modelo seja americano, ou que você compre por engano um modelo US-ABNT, e dessa forma, ficarão faltando teclas essenciais do dia a dia. No modelo português-Brasil de teclados, possuem dois formatos, ABNT e ABNT 2, atente-se para essas diferenças também.
  5. Verificar se a combinação de cabos entre teclado e placa mãe são compatíveis, o cabo Flat, se não for a mesma conexão o teclado não terá resposta quando for instalado.

Comprando o teclado

Após realizar os testes e verificar os modelos compatíveis com o seu notebook, chegou a hora de pôr fim no teclado que não funciona e comprar um novo. Para isso, você deve procurar lojas especializadas em produtos de boa qualidade e evitar falsificados ou usados, pois pode apresentar os mesmos problemas, rapidamente. É comum ver problemas decorrentes de compras em locais suspeitos, é essencial a compra através de lojas seguras.

Para comprar teclados e/ou outras peças de qualidade para o seu notebook, visite a BringIt.