ícone compartilhar redes sociais
TECLADO GAMER REDRAGON SANI

Onde consertar o teclado gamer redragon?

Welysson

Você tem um teclado gamer Redragon e ele começou a apresentar mal funcionamento? As teclas não estão funcionando? Você tenta jogar e parece que o notebook não recebe seus comandos?

Aqui na bringIT a gente sabe que ninguém está livre de problemas como esse e, por isso mesmo, resolvemos separar o que você precisa saber para consertar o seu teclado gamer Redragon e voltar a curtir seus jogos favoritos sem estresse.

Pode ser que o problema seja resolvido ao conectar o teclado a outra porta USB ou mesmo a outro computador, mas também pode ser que você precise comprar um teclado gamer novo.

O importante é que você só se aventure a tentar um conserto por si próprio se tiver conhecimento sobre hardware. Se não, melhor contar com ajuda especializada em uma assistência técnica e evitar arrumar mais problemas, danificando acidentalmente outros componentes.

Teclado RGB

Se você tem um teclado RGB, pode customizar esse:

  • Pressione a FN PrScr ou FN Esc
  • Ou FN Esc por 3 segundos para retornar o seu teclado às configurações de fábrica.

Caso os atalhos não surtam nenhum efeito, você deve entrar em contato com o fabricante ou com a loja onde comprou seu teclado para solicitar a garantia do produto.

Solucionando problemas com seu teclado gamer Redragon

A própria Redragon aponta algumas possíveis soluções para problemas em seu teclado mecânico.

Para tentar resolver de forma rápida, você precisa primeiro identificar se o problema é uma configuração no seu notebook ou algum dano físico.

Utilizando outras portas USB

Para verificar se o problema é o teclado ou a porta USB do seu notebook, utilize uma porta USB diferente. Ao conectar seu teclado, o Windows faz novamente as configurações e o reconhecimento do dispositivo, podendo talvez solucionar o problema.

Reset pelo programa do seu teclado

Outro problema que pode estar levando ao mau funcionamento do seu teclado é algum bug do software do teclado. Por isso, resetar o programa pode solucionar a questão.

Basta verificar o modelo do seu teclado e fazer o download do software diretamente no site da fabricante. Em seguida, instale o software em modo Administrador e execute novamente em modo Administrador.

Na parte inferior esquerda do software, você encontra a opção “Restaurar padrões”. Clique e aguarde o procedimento. Seu teclado gamer Redragon pode piscar enquanto isso acontece. Agora é só verificar se o teclado voltou a funcionar como deveria.

Testando seu teclado gamer Redragon em outro aparelho

Se você já tentou outras portas USB, já resetou o software e nada resolveu, antes de concluir que o problema é realmente o teclado, teste em outro notebook ou computador. Se ele funcionar, então o problema pode tanto estar nas portas USB do seu aparelho, quanto relacionado ao sistema operacional.

Resetando o firmware

Se nada do que indicamos resolveu até aqui, então a última recomendação da Redragon é resetar pela ferramenta de fábrica, entrando em contato com o suporte técnico da própria fabricante.

Problema com switches

Todos os teclados mecânicos podem apresentar um defeito chamado duplo clique. Se o seu teclado registra duas vezes cada tecla que você aperta, ou mesmo não registra nada, pode ser que o problema esteja no switch.

Por saber que isso acontece, o teclado mecânico Redragon vem com switches extras para o caso de ser necessário fazer uma troca.

Se você não entende muito de hardware, o ideal é contar com ajuda especializada, buscando uma assistência técnica. Se quiser fazer sozinho, pode fazer a manutenção utilizando WD-40, Limpa Contato ou Álcool Isopropílico, seguindo os passos abaixo:

Trocando switches: passo a passo

Nos teclados DIY, há switches extras e um extrator de switches. Em todos os teclados Redragon há o extrator de keycaps. É importante ter em mente que apenas versões DIY possuem switches removíveis. Siga o passo a passo:

  1. Desligue seu teclado;
  2. Remova a tecla com o extrator de keycaps;
  3. Posicione o extrator de Switches;
  4. Aperte para destravar as trancas e puxe para cima para remover o switch;
  5. Coloque o novo switch;
  6. Encaixe a tecla novamente;
  7. Conecte novamente o teclado.

Seu teclado está pronto para uso!

Fazendo a manutenção do seu teclado

Agora que você já sabe como trocar switches do seu teclado, não pode esquecer de que uma boa manutenção também é muito importante, principalmente se o seu notebook fica em um espaço onde há muita umidade, poeira ou mesmo pelos de animais.

Fazer a manutenção do seu teclado garante que você aproveite ao máximo seu equipamento, evitando a oxidação dos switches.

O que acontece é que esses componentes possuem contatos internos feitos de cobre, que podem oxidar por conta de umidade e, consequentemente, fazer com que seu teclado comece a apresentar falhas.

A manutenção evita que essa oxidação se acumule, permitindo que as teclas funcionem perfeitamente por mais tempo.

Para isso, só é necessário o removedor de keycap e um limpador de contato.

Se sua tecla está apresentando falhas intermitentes, você pode:

  1. Remover a tecla que está com defeito;
  2. Pressionar a parte central do switch para baixo;
  3. Inserir a solução do limpa contato;
  4. Recolocar a tecla;
  5. Pressionar a tecla algumas vezes para que a solução penetre corretamente.

Esse procedimento pode, inclusive, ser feito em teclados mecânicos de outras marcas, possibilitando que durem por muito mais tempo.

Dano físico no teclado

Agora, se o seu teclado realmente pifou, há dois caminhos:

  • Se o teclado ainda está na garantia e o defeito não foi causado por mau uso (líquidos derramados sobre o teclado, por exemplo), você pode acionar a garantia e pegar um teclado novo;
  • Se o teclado não está mais na garantia, o jeito é comprar um teclado gamer novo.

Quer comprar um teclado novo pelo melhor preço, com as melhores condições de pagamento e o melhor prazo de entrega? Então acesse nosso site ou entre em contato através de nossas redes sociais (YouTube | Facebook | Instagram).