ícone compartilhar redes sociais
Foto de um teclado de notebook com backlight de onde fica a tecla shift

Onde fica o shift no teclado quais suas funções ?

Welysson

Um teclado possui tantas aplicações que muitas vezes nos vemos perdidos em meio a tantas funções. Afinal, como saber qual a função de cada tecla? Nossas dicas de hoje são relacionadas à onde fica o SHIFT do seu teclado. Será que você conhece todas as suas funções? Será que você sabe como utilizar essa tecla?

Para saber onde fica o Shift no teclado, quais são as suas funções e um pouco mais. Continue com a gente e confira!

Tecla Shift e os atalhos no seu teclado

A tecla Shift é uma tecla de atalho do seu teclado e tem como função tornar mais práticas as suas ações durante a digitação. E essas teclas de atalho são utilizadas em conjunto, ou seja, pressionando duas ou mais teclas você consegue executar um determinado comando no seu computador ou fazer surgir caracteres especiais na sua digitação.

Assim, a tecla Shift serve para que você consiga utilizar as teclas secundárias do seu teclado. Mas como assim teclas secundárias?

Exatamente. Repare que seu teclado possui teclas com dois ou três caracteres diferentes. Algumas possuem uma letra e um símbolo, outras possuem números e símbolos, outras ainda possuem pontuações diferentes. Pois então, para que você possa utilizar cada um desses símbolos e caracteres é necessário das teclas de atalho do seu teclado.

Por exemplo, se você pressionar a tecla Shift ao mesmo tempo em que pressiona a tecla de uma letra qualquer, essa função vai mudar o sentido original dessa letra. Então, digamos que o Caps Lock do seu teclado está desativado, a letra original quando digitada aparecerá minúscula. Ao pressionar o Shift letra ela vai aparecer digitada em maiúscula, ou seja, no sentido original contrário.

Agora, observe no seu teclado a segunda linha de teclas na parte superior. Se você pressionar qualquer uma dessas teclas, vai aparecer o número correspondente a ela. No entanto, sempre que precisar utilizar algum dos símbolos dessas teclas é preciso do atalho Shift para que esses símbolos apareçam.

Shift esquerdo e Shift Direito

Uma das maiores dúvidas do usuário é: por que o teclado tem duas teclas Shift? E nós vamos acabar com essa dúvida nesse exato momento.

Praticamente ambas as teclas possuem as mesmas funções e tem um propósito de facilitar a digitação e os atalhos que serão utilizados em cada lado do teclado. No entanto, essas teclas podem acabar tendo funções diferentes em determinados programas, ou em execução de jogos ou diferente sistemas operacionais.

Ações que podem ser executadas com o Shift no seu teclado

O Shift não é utilizado somente para mudar uma letra em maiúscula para minúscula e vice-versa. Ela possui muitas outras funcionalidades que vamos compartilhar aqui com vocês. Acompanhe essas dicas!

CTRL SHIFT N

Com essa função você consegue abrir uma aba anônima no seu navegador. Esse recurso é muito utilizado para não guardar cache ou sobrecarregar o histórico com o acesso de páginas web.

CTRL SHIFT P

Essa função funciona para abrir a janela anônima do navegador nos sistemas de Mozila e Internet Explorer. Esse recurso não mantém suas senhas nem os históricos de acessos salvos no seu computador.

CTRL SHIFT ESC

É um atalho que te permite abrir o gerenciador de tarefas do Windows. A partir dessa função você consegue ter o controle para abrir ou fechar qualquer programa que esteja sendo executado.

SHIFT F3

Esse atalho permite que você transforme palavras minúsculas em maiúsculas e vice-versa. Se você selecionar a palavra ou frase e pressionar uma vez esse atalho a primeira letra fica maiúscula (caso a escrita esteja em minúscula).

CTRL SHIFT DEL

Esse atalho é compatível com o Google Chrome, Firefox e Explorer e ao ser pressionado abre a janela para a limpeza de cache do seu navegador. Essa ferramenta oferece uma maneira prática de limpar arquivos e dados do histórico do seu navegador promovendo maior agilidade do seu computador.

Foto de teclado de notebook com backlight vermelho focada nas teclas shift e enter

Agora que você já conhece onde fica o Shift no teclado e suas funções, sua digitação vai ser muito mais rápida com o uso desse atalho. Treine no seu documento de texto para ter mais prática no uso dessas teclas de atalho.

Mas se você selecionar a palavra ou frase e pressionar o atalho duas vezes, todas as letras selecionadas serão transformadas e não somente a primeira letra. Faça o teste e confira!

Conheça o significado das palavras do teclado do seu computador

O Shift não é a única tecla de atalho do seu computador e da mesma forma como ele é utilizado em conjunto com outras teclas, temos outras combinações que também podem ser feitas para a execução de comandos práticos no seu comutador. E cada tecla dessas possui uma sigla sobre ela que possui um significado. Como conhecer um pouquinho mais sobre elas?

  • Alt: é a sigla da palavra “alternate” em inglês e quer dizer alternar/substituir em português.
  • Caps lock: é a sigla para a palavra “capital letter” (caps) e trancar (lock), ou seja, basicamente quer dizer manter em letras maiúsculas.
  • Ctrl: é a abreviação da palavra Control em inglês e que significa controle em português.
  • Del: é a sigla para a palavra “delete” em português, que significa apagar.
  • Enter: em português significa entrar.
  • Esc: sigla da palavra em inglês “escape” que tem por sinônimo a função de sair.
  • Insert: em português significa inserir.
  • Fn: é a sigla para a palavra function em inglês que traduzida para o português fica “Função”.
  • Num lock: é diminutivo da palavra “numeric lock”, cuja tradução é “bloqueio numérico”. Essa tecla tem a finalidade de ativar ou desativar o teclado numérico do seu computador.
  • Shift: significa alterar, ou deslocar, conforme mencionamos no decorrer deste artigo.

Essas teclas contribuem imensamente para uma digitação mais rápida e para a execução de comandos de forma mais prática. Agora que você já as conhece, pode praticar no seu teclado cada uma dessas funções.

Agora que você sabe onde fica o shift no teclado e suas funções, confira todas as novidades em produtos de tecnologia no nosso site e adquira produtos de qualidade garantida. Entre em contato e seja atendido por profissionais qualificados.