limpar tela de notebook

Orientações para como limpar tela de notebook dell

Seja para trabalhar ou para o lazer, é muito importante manter a tela do seu notebook Dell sempre limpa. Além de melhorar a sua experiência visual durante o uso, manter a tela e outros componentes bem higienizados também ajuda a aumentar a vida útil do seu equipamento. Neste texto, trazemos algumas orientações de como limpar a tela do seu notebook Dell.

Se você está interessado nesse assunto e quer aprender, acompanhe conosco!

Dicas para limpar a tela do seu notebook Dell

A tela de um notebook é extremamente delicada e frágil. Por isso, higienizá-la exige bastante cuidado, atenção especial e alguns procedimentos específicos. Não se pode usar qualquer tipo de produto, tampouco aplicar força excessiva sobre a tela para não danificá-la. Com as dicas que trazemos aqui, você conseguirá limpar a sua tela de maneira eficiente sem riscos para o funcionamento do seu produto Dell.

tela de notebook suja

O que fazer se a tela estiver empoeirada?

É muito comum que junte poeira na tela dos notebooks. Normalmente feitas de LED ou LCD, estas telas são protegidas por uma fina película transparente, sobre a qual se deposita a poeira. Quando a tela exibe imagens escuras, a poeira pode ficar mais visível e prejudicar a sua experiência.

No entanto, a poeira é uma sujeira leve e muito fácil de limpar. Neste caso, recomenda-se que a cada semana você utilize um pano seco limpo para tirar a poeira da tela do notebook Dell. Utilize panos feitos 100% de algodão ou de microfibra, evitando tecidos abrasivos que podem riscar a tela.

Mesmo um pano liso de algodão pode danificar o seu produto se pressionado com força, friccionando a própria poeira contra a tela. Por isso, faça movimentos circulares delicados de forma a tirar a poeira.

Caso a poeira se instale nos vãos e quinas da tela com a carcaça do computador use o pano no sentido contrário ou, com muito cuidado, uma haste flexível para alcançar os cantinhos. Você também pode utilizar um pincel de cerdas macias para alcançar estes lugares mais difíceis ou limpar a tela toda da poeira.

Além disso, você pode usar algodão diretamente. No entanto, o problema da fibra de algodão é que após a limpeza provavelmente ficarão alguns fiapos do algodão presos em sua tela. Por isso, o mais recomendado realmente é o tecido ou o pincel.

Tela engordurada ou com marcas de dedos

É muito comum que os notebooks fiquem com suas telas engorduradas ou com manchas de digitais dos dedos após longo tempo de uso. Mesmo sem perceber, é corriqueiro colocar o dedo na tela por diversos motivos. Neste caso, apenas um pano seco não será suficiente para limpar o seu display.

Para estas ocasiões, a dica é utilizar água destilada ou produtos de limpeza específicos para tela LCD e LED que você encontra em papelarias e lojas de informática. Mais uma vez, utilize panos de algodão ou microfibra 100% para não danificar o seu equipamento. Realize movimentos circulares e sensíveis até que todas as manchas de gordura ou dedos desapareçam.

Importante: borrife o líquido de limpeza que você irá utilizar sobre o pano para depois espalhá-lo pela tela. Borrifar o líquido diretamente sobre o display é perigoso, pois as gotículas podem escorrer e entrar no pequeno vão que existe entre a tela e a estrutura do computador, danificando conexões, dobradiças ou outros componentes fundamentais para o bom funcionamento do seu notebook Dell.

limpar tela de notebook

Limpando as bordas da tela do seu computador

As bordas da tela do seu notebook são menos sensíveis do que o display em si, mas também merecem bastante cuidado e limpeza. Graças ao seu material, normalmente plástico e com diferentes elementos não lisos (webcam, detalhes de aparência, amortecedores de fechamento, dobradiças), é muito comum que eles acumulem poeira e outras sujeiras.

Utilize também um pano limpo com água destilada para tirar estas impurezas, podendo usar um pouco mais de força para retirar a sujeira que esteja mais impregnada no material, tomando todo o cuidado de não tocar na tela por acidente.

O que não fazer

Um erro que leva muitos donos de notebook Dell a danificar seus equipamentos durante a limpeza é o uso de álcool etílico ou outros produtos comuns de higiene doméstica para limpar equipamentos que são sensíveis quimicamente, bem como frágeis fisicamente.

Na tela, o uso de álcool ou outros produtos similares pode tornar o pano de limpeza mais abrasivo, fazendo riscos sobre o display que não poderem ser reparados. Além disso, estes equipamentos ressecam as camadas de proteção da sua tela, fazendo-a perder gradativamente a capacidade de exibir cores, com pixels ou até linhas mortas.

Mesmo sobre a carcaça de seu notebook não é recomendável o uso de álcool. Ele pode danificar a pintura do seu equipamento, deixando-o com uma aparência mais desgastada e pouco agradável.

Cuidados recorrentes

Você pode reduzir a frequência de limpeza da tela e de outros componentes do seu notebook Dell se tomar alguns cuidados durante o uso para que ele tenha menos contato com a sujeira ao longo do tempo.

Um destes cuidados é bastante simples: se você não estiver utilizando o seu computador, lembre-se de sempre deixá-lo com a tela fechada. Assim, você evita que a poeira fique entrando em contato com o seu display, com o teclado e outras peças externas do notebook.

Além disso, configure a tela do seu notebook para ser desativada quando fechada, ou de forma que o computador entre em modo de descanso. Assim, você reduz o consumo de energia e pode até mesmo parar o cooler completamente enquanto o equipamento não está em uso, evitando que ele sugue poeira e outras impurezas para dentro da máquina.

Uma dica que parece óbvia, mas que precisa sempre ser reiterada é: seja para limpeza ou para qualquer outro procedimento de manutenção do seu Notebook, é muito importante desligá-lo antes de começar. Você economiza energia, reduz o risco de choques e evita danificar o seu equipamento.

A BringIT e-commerce possui uma vasta linha de produtos para notebooks. Acesse hoje mesmo o nosso site e conheça!

newsletter
Junte-se a nós
Preencha o formulário e receba nossos artigos
via e-mail!
Compartilhe
Conteúdo sugerido

Você pode gostar..

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Newsletter

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado.

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Brevo para processamento, de acordo com o termos de uso deles