share

teclado gamer com backlight azul com fotografia focada em qual é a tecla shift

Para que serve e qual é a tecla shift?

A tecla Shift, assim como as teclas Ctrl e Alt, quando pressionada sozinha, não produz nenhum caractere. Em conjunto com outras teclas, porém, ela pode ser utilizada para diversas finalidades.Com tantas possibilidades, pode ser que você não esteja tirando tanto proveito do Shift quanto poderia. Nesse artigo, abordaremos qual é a tecla Shift, onde ela se localiza no teclado e quais são algumas de suas funções.

Continue lendo para saber mais.

O que é a tecla Shift

A tecla Shift, assim como as teclas Ctrl e Alt, é uma tecla modificadora. Embora não produza nada quando pressionada sozinha, ela pode modificar o output de outras teclas.

Por exemplo, se você aperta a tecla “A”, o output é um “a” minúsculo. Mas, se pressiona a tecla Shift e, em seguida, a tecla “A”, o output é um “A” maiúsculo.

É também através do Shift que você pode utilizar caracteres alternativos, impressos acima do caractere principal de uma tecla. Por exemplo: “Shift” “9” tem como resultado o caractere “(“.

Mas você sabe diferenciar qual é a tecla shift e onde encontra-la?

Qual é a tecla Shift?

A maior parte dos teclados tem, na verdade, duas teclas Shift: cada uma delas acima da tecla Ctrl no lado esquerdo e no lado direito do teclado.

A existência de duas teclas Shift facilita a digitação: a tecla Shift da direita pode ser utilizada para os caracteres digitados com a mão esquerda e a tecla Shift da esquerda, para os caracteres digitados com a mão direita.

A tecla Shift da direita é geralmente um pouco mais larga do que a do lado esquerdo. A palavra “Shift” e o símbolo de seta para cima é impressa na tecla correspondente na maior parte dos teclados.

Embora possa parecer, as duas teclas Shift não possuem funções exatamente iguais, já que possuem códigos de leitura de teclado diferentes, de modo que possam ser mapeadas com diferentes funções em programas.

Em jogos, por exemplo, é possível configurar a tecla Shift da direita para um comando e a tecla Shift da esquerda para outro.

No iPhone ou no iPad, a tecla Shift fica no lado inferior esquerdo do teclado na tela. Quando está cinza, está desabilitada e a letra que você digitar sairá minúscula. Quando está branca com a seta para cima totalmente preta, a letra que você digitar sairá maiúscula.

Para que serve a tecla Shift?

Saber qual é a tecla shift pode na verdade possibilitar essa a ser usada para várias finalidades. Abaixo, abordaremos essas funções.

Para deixar letras maiúsculas

Quando você pressiona e segura a tecla Shift e digita a letra que deseja colocar em maiúscula, o caractere sairá maiúsculo.

Um detalhe é que, caso a tecla Caps Lock esteja ativada, a letra digitada em conjunto com a tecla Shift ficará, na verdade, minúscula.

Para digitar símbolos alternativos

Você também pode utilizar a tecla Shift para acessar os símbolos alternativos em algumas teclas. Shift 1, por exemplo, resultará em “!”.

Shift como tecla de atalho

O Shift também pode tornar o uso da sua máquina muito mais prático, já que essa tecla pode ser utilizada com teclas de atalho.

Se você pressionar Shift e apertar uma das setas, por exemplo, vai realçar o texto na direção da seta.

E mais, a tecla Shift também pode ser utilizada com atalhos no Windows. Por exemplo: Ctrl Shift Esc abre o Gerenciador de Tarefas.

Shift Del pode excluir um arquivo permanentemente do seu computador, sem que ele seja enviado para a Lixeira.

Shift no prompt de comando

Se você entende alguma coisa de programação e se aventura no Prompt de Comando, sabe que ele não diferencia maiúsculas de minúsculas. No entanto, a tecla Shift pode ser bastante útil, ainda assim.

Por exemplo: Ctrl Shift tecla MAIS ou tecla MENOS no teclado numérico altera o nível de transparência da janela Prompt de Comando.

Teclas de aderência

Pessoas com dificuldades para apertar mais de uma tecla simultaneamente podem encontrar problemas para utilizar atalhos, como Ctrl C, por exemplo. Nesse caso, a tecla Shift pode ajudar, já que pode acionar as teclas de aderência, um recurso que permite que atalhos como o Ctrl C possa ser acessado mesmo que a pessoa digite uma tecla de cada vez.

Em diversas versões do Windows, para ativar ou desativar as teclas de aderência, você pode pressionar a tecla Shift cinco vezes.

Outras funções da tecla Shift

Se, ao fazer o logon no Windows, você pressionar a tecla Shift, os programas da pasta inicializar não serão abertos automaticamente.

O mesmo acontece se você colocar um CD, DVD ou um pendrive, por exemplo: pressionando a tecla Shift, o AutoRun não vai ser executado e, para acessar o conteúdo desses suportes, você terá que abri-los manualmente.

No Windows 10, você também pode utilizar a tecla Shift para utilizar as opções de reparo do sistema. Quando o Windows ainda estiver inicializando, clique na logo do Windows no canto inferior esquerdo da barra de tarefas, pressione Shift e clique no botão de liga/desliga. Ainda com a tecla Shift pressionada, clique em Reiniciar: a tela de solução de problemas com a opção de reparo do sistema se abrirá.

E aí, gostou desse conteúdo?

Se você aprendeu um pouco mais sobre qual é a tecla shift e achou essas informações interessantes, não pode deixar de acessar o nosso blog para muito mais conteúdo relevante em tecnologia.

São dicas sobre montagem e manutenção, curiosidades e reviews de produtos que você simplesmente não pode perder, além de tutoriais e dicas para que você obtenha o melhor desempenho do seu equipamento.

A bringIT é um e-commerce de informática especializado em peças e acessórios para notebook. Oferecemos um mix de produtos completo para quem se interessa por informática, trabalha com montagem e manutenção ou mesmo está procurando equipamentos para si.

De bancadas eletrônicas e estações de soldagem a teclados, headsets e produtos para gamers. Tudo com os melhores preços, melhores prazos e as melhores opções de pagamento.

Acesse nosso site ou entre em contato através de nossas redes sociais (Youtube | Facebook | Instagram).