Pente de memória RAM – Como saber se é compatível com o processador

Que tal otimizar o seu notebook com um novo pente de memória RAM? Expandir as capacidades do notebook é uma decisão que a maioria dos usuários toma para incrementar ainda mais o seu investimento. Com o tempo, esta pode ser até mesmo uma ação necessária.

Em suma, a memória RAM é um dos principais componentes do computador. E pode ser expandida ao adquirir novos módulos.

No entanto, é importante estar atento aos requisitos da máquina. Por exemplo, como a compatibilidade do pente de memória RAM com o processador. Veja mais a seguir!

O que é o pente de memória RAM?

Em suma, o pente de memória RAM é um módulo deste tipo de memória. A maioria dos notebooks permite inserir novos pentes desde que estejam dentro dos requisitos e tecnologias compatíveis com a máquina, principalmente com o processador.

Desta forma, vale ressaltar que a memória RAM é um dos componentes mais importante de qualquer computador. E é responsável pelo armazenamento temporário da máquina. Os aplicativos, arquivos e dados em uso pelo sistema se armazenam na memória RAM até serem encontrados pelo processador.

Se ao utilizar mais de um programa do sistema e algum deles travar ou não abrir, pode ser problemas quanto à performance da memória RAM ou mesmo a insuficiência desta.

Neste caso, é importante otimizar o notebook agregando um pente de memória RAM , para garantir a melhor performance da máquina.

Em resumo, um pente de memória RAM é um hardware que se caracteriza por um conjunto de chips de memórias e deve ser alocado em um slot, ou seja, um espaço para conectar o periférico à máquina.

O que você deve fazer antes de comprar o pente de memória RAM?

É importante compreender bem a configuração da máquina que você possui antes mesmo de adquirir um pente de memória RAM. Todavia, há alguns fatores que você deve considerar na escolha ideal:

Tipo de uso

É o uso da sua máquina no seu dia a dia. Por exemplo, para uso doméstico ou para trabalho sem tarefas muitos pesadas é um tipo mais convencional e exigirá um tipo de capacidade. Já para games, a capacidade deve ser maior, assim como as tecnologias envolvidas.

Hardware

É o tipo de pente de memória RAM e a sua compatibilidade com a placa mãe. Logo, os padrões mais aceitos recentemente para memória RAM é DDR3 e DDR4.

Quantidade

É importante saber quantos pentes de memórias RAM a máquina já possui e qual a sua capacidade de inserção. Por exemplo, se o computador já tem um componente instalado, você pode dobrar sua capacidade com outro pente semelhante.

Assim, ao aumentar o processamento de dados de 64 bits, com um único pente, para 128 bits, com dois, melhora bastante a performance do sistema do notebook.

Além disso, sobre a capacidade, um notebook para uso convencional deve contar com 8 GB iniciais. Um computador voltado a tarefas mais complexas, como jogos, pode ter uma boa performance com uma memória RAM de 16 GB.

Tamanho

Em notebooks, o tamanho físico de pente de memória é menor do que os dos computadores em desktop. Frequentemente, são designados pelo termo SO-DIMM.

Módulos

Em destaque, é possível instalar no notebook pente de memória RAM individualmente ou por pares. Ou seja, um ou dois módulos. Logo, a dica é instalar por pares ou módulos com configuração idênticas. Para isso, acompanhe sempre as instruções do modelo e da marca.

Dual-channel ou quad-channel

É importante ter bom senso na escolha da distribuição e aquisição dos pentes de memória RAM. Por exemplo, contar mais pentes instalados não significa ter maior velocidade.

Desta forma, quatro módulos de 8 GB, ou seja, 32 GB em quad-channel, nem sempre são mais rápidos que duas placas de 16 GB. Desta forma, é sempre interessante optar por mais memórias com um menor número de pentes.

Frequências

Trata-se de um item muito importante na hora de otimizar o seu notebook com um novo pente de memória RAM, que deve ser compatível com a frequência do computador. Se o pente tiver uma frequência maior do que o suportado pela máquina, haverá perda considerável de rendimento. Logo, deve-se considerar as configurações da máquina e do pente.

Disponibilidade de modelos

Há muitas marcas e modelos de pente de memória RAM disponíveis no mercado brasileiro. Desta forma, é importante verificar quais são compatíveis com o modelo e configurações do seu notebook.

Compatibilidade do pente da memória RAM com o processador

Em suma, o processador é outro item que deve ter compatibilidade com o pente de memória RAM. Antes de comprar um novo pente, considere os três requisitos abaixo. Sobre estes itens, leia mais nesta matéria:

  • Capacidade e voltagem da memória – A capacidade da memória é medida por Bytes, Kilobyte (1 KB = 1024), Megabyte (1 MB = 1024 KB), Gigabyte (1 GB = 1024 MB). Já dissemos que um notebook convencional deve contar com memória RAM a partir de 8 GB. E notebooks mais robustos devem contar pelo menos com 16 GB, atualmente. A voltagem também deve ser compatível. Por exemplo, para módulos DDR3, a tensão ou voltagem é de 1.5V.
  • Velocidade – Mede-se a velocidade por Megahertz (MHz) no módulo escolhido. No módulo DDR3, por exemplo, o formato existente é 800MHz, 1333MHz e até 1600MHz, que deve ser compatível com as configurações da máquina.
  • Compatibilidade com a placa mãe e processador – Em seguida, verifique as especificações do modelo e marca do seu notebook, conforme as instruções de fábrica, ou siga os passos a seguir.

Passo 1 – Utilize uma ferramenta para analisar o pente de memória RAM

Primeiramente, para descobrir os tipos de pente de memória RAM suportadas pelo seu notebook, utilize um software que tenha este fim. Como é o caso do CPU-Z, HWINFO, Aida64 entre outros.

Basicamente, a maioria destas ferramentas têm versões gratuitas ou teste grátis. Assim, é preciso baixar a ferramenta no seu notebook.

Passo 2 – Instale a ferramenta

Em seguida, faça o download do arquivo, iniciando o processo de instalação do software a partir da pasta onde ele foi baixado.

Passo 3 – Execute a ferramenta

Depois, ao instalar completamente, conforme as disposições da ferramenta, execute o programa. Você deve encontrá-lo na sua área de trabalho.

Passo 4 – Verifique os requisitos da placa mãe

A partir das informações apresentadas pela ferramenta escolhida, confira as configurações da placa mãe. Assim, é geralmente neste espaço que aparecem os tipos de memórias suportadas e tecnologias compatíveis com a sua máquina.

Passo 5 – Verifique a quantidade de módulos de memória

As informações sobre quantos módulos de memória podem ser instalados no notebook, em geral, são apresentadas pelas ferramentas. Desta forma, apresenta o número de pentes de memória RAM que poderá adquirir.

Dicas extras sobre o pente de memória RAM

Veja ainda algumas dicas extras:

  • Primeiramente, caso tenha dúvidas sobre este procedimento, procure a ajuda de um especialista.
  • Muitos computadores suportam diferentes tipos de tecnologias. É o caso de HD e SSD simultaneamente. Neste caso, escolha considerando a sua necessidade, seu orçamento ou intenção com a sua máquina.
  • No caso do sistema Mac OS, é importante escolher uma ferramenta compatível. Neste caso, acesse a página da marca e verifique a indicação.
  • No mais, acesse o site do fabricante e pesquise sobre o modelo do seu notebook, configurações e requisitos de outros sistemas. Entretanto, caso tenha o manual da máquina, pode utilizá-lo.
  • Além disso, você pode utilizar também a ferramenta gratuita Kingston Configurador de Memória, marca parceira da bringIT, disponibilizada neste link.

Veja também: Upgrade no notebook para trabalho e estudo em casa

Então, gostou das dicas sobre telas para notebook? Não se esqueça de que tudo o que você precisa para ter a melhor experiência no dia a dia com o seu notebook você encontra na bringIT . Com as melhores condições e as melhores marcas! Além disso, compartilhe estas informações em suas redes sociais e deixe o seu comentário!

newsletter
Junte-se a nós
Preencha o formulário e receba nossos artigos
via e-mail!
Compartilhe
Conteúdo sugerido

Você pode gostar..

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Newsletter

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado.

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Brevo para processamento, de acordo com o termos de uso deles