Placa-mãe

Saiba se a sua placa-mãe é compatível com o i5

Por acaso, você está avaliando usar um processador Intel Core i5 em seu computador, mas não sabe se ele é compatível com a placa-mãe? Saiba que essa é uma dúvida pertinente, porque é preciso haver compatibilidade entre uma CPU e uma placa-mãe!

Não é segredo para ninguém que a placa-mãe atua como o cérebro de um computador e, portanto, tem relação com todos os demais componentes. Conhecê-la bem, então, é essencial para lidar com as demais peças, inclusive na hora de trocá-las!

Ao longo deste texto, você vai descobrir como saber se uma placa-mãe é ou não compatível com um processador. Continue com a gente e fique por dentro do assunto!

Na dúvida se a placa-mãe é compatível com o i5? Atenção ao socket!

Placa-mãe compatível com i5

Em primeiro lugar, você sabe o que é ou já ouviu falar a respeito do socket da placa-mãe? Pois bem, se acaso essa for a primeira vez em que lê sobre o assunto, fique tranquilo, porque vamos lhe explicar tudo.

Estamos falando do local onde se instala o processador. No entanto, cada geração de processadores exige um tipo específico de socket, ou seja, ele não tem um formato universal.

Quer um exemplo? Bem, podemos pensar nos processadores AMD Ryzen A4, A6 e A8, que são compatíveis com o socket FM2. Quer outro exemplo? Tudo bem! Os chips Intel Core i3 e i5, da série 4.000, por sua vez, são compatíveis com o socket LGA1150.

Isso quer dizer, então, que só se pode instalar um processador desde que ele seja compatível com o socket da placa-mãe. Caso contrário, não há conversa.

Não é possível sequer encaixar o novo processador no local, já que as diferenças são também físicas. Por isso, portanto, torna-se muito importante verificar qual é o socket de sua placa-mãe, antes de investir na compra de um novo processador, seja lá qual for ele.

Saiba como descobrir qual o socket da placa-mãe

Chegou, enfim, o momento de aprender a descobrir qual é o socket da placa-mãe de um computador. Felizmente trata-se de um passo a passo bem simples, que não exige muito do usuário.

Um caminho possível é fazer o download do software CPU-Z, que está disponível de modo gratuito para o Windows. Esse software pode mostrar uma série de informações a respeito tanto do processador quanto da placa-mãe de um computador.

Logo depois, é preciso instalar o CPU-Z e, então, executar o software. Assim, vai surgir o campo “package” na tela principal, trazendo a informações a respeito do modelo do socket da placa-mãe da máquina.

Em posse dessa informação, então, você pode conferir se um processador é ou não compatível com o computador. Ou seja, você se previne de fazer uma má compra, poupando tempo e dinheiro ao mesmo tempo.

Além disso, vale destacar que o software CPU-Z também lhe mostra uma série de outras informações sobre a placa-mãe do computador, como o fabricante e o seu modelo. Essas informações, portanto, estão na aba “mainboard”.

Core i5, i7, outro? Saiba como escolher um processador compatível com a placa-mãe!

Placa-mãe

Não faltam boas opções de processadores no mercado, não é mesmo? Se, por um lado, a Intel tem modelos de Core i3, Core i5, Core i7 e Core i9, a AMD Ryzen tem o Ryzen 3, o Ryzen 5, o Ryzen 7 e o Ryzen 9, por exemplo.

Escolher o processador ideal para o seu computador, então, acaba sendo uma tarefa um pouco mais difícil. Mas nós vamos te ajudar com isso!

O processador, aliás, é a unidade central de processamento do computador, interagindo e fazendo uma série de conexões entre os programas. Além disso, ele interpreta informações que os programas envia, faz diversas operações e até mesmo gera a interface que está em nossa frente.

Em primeiro lugar, tenha em mente para que o processador vai ser acionado. Ou seja, qual tipo de uso você deseja. Lembre-se de que o processador é um componente essencial do computador e o seu desempenho afeta, diretamente, a performance da máquina.

Desse modo, o usuário deve se atentar à robustez do componente: precisa do computador para o uso do dia a dia, para rodar jogos de última geração, para editar vídeos em alta resolução?

Do mesmo modo, fique atento ao hardware que a sua máquina possui. Se acaso você está pensando em dar um up de CPU, deve estar atento ao socket da placa-mãe, para garantir que o novo processador se encaixe e funcione corretamente.

Como já dissemos, aliás, modelos de Intel Core i5, por exemplo, são compatíveis com o socket LGA1150. No entanto, há outros tipos de sockets comuns, como o LGA1151 e o LGA1200. Estes costumam ser usados nos chips tanto da oitava, quanto décima gerações da Intel.

Além disso, se você está buscando um processador mais robusto, preste bastante atenção se ele conta com uma solução gráfica já integrada. Procure saber se a CPU possui, por exemplo, o Intel UHD Graphics, uma boa opção a se considerar.

Conheça os produtos da BringIT!

Se nós te ajudamos nesse post sobre como descobrir se um processador Intel Core i5 é compatível com a placa-mãe do seu computador, temos certeza que podemos te ajudar ainda mais!

A BringIT é uma loja a mais de 10 anos no mercado. Nesse sentido, nós contamos com um catálogo variado que abrange diversas marcas, séries e modelos. Igualmente, nossos produtos são de alta qualidade e alta performance e passaram por rigorosos testes que atestam tudo isso.

Somos especializados em baterias e oferecemos todo o suporte necessário para lhe ajudar na compra. Como resultado da nossa seriedade com o cliente, oferecemos 8 meses de garantia em suas baterias!

Achou pouco? Pois não! Além disso, nós temos preços justos e que cabem em seu bolso. Isso porque respeitamos os nossos clientes e apostamos em oferecer um belo custo-benefício! Diferencial, não é mesmo?

Procurando por uma nova bateria para o seu notebook? Clique aqui e conheça as nossas opções! Se o seu problema é fonte, nós também temos a solução! Então, clique aqui e confira!

Está em busca de mouses, teclados, fones de ouvido ou outros periféricos? Saiba quais são as nossas opções clicando aqui!

Veja também um pouco mais dos nossos produtos em nosso site!

newsletter
Junte-se a nós
Preencha o formulário e receba nossos artigos
via e-mail!
Compartilhe
Conteúdo sugerido
Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Newsletter

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado.

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Brevo para processamento, de acordo com o termos de uso deles