ícone compartilhar redes sociais
Com qual porcentagem devo carregar a bateria do meu notebook

Com qual porcentagem devo carregar a bateria do meu notebook?

adminblog_USR

Como principal conselho sobre o assunto, recomendamos nunca deixar o nível da bateria chegar a 0%, pois isso é muito prejudicial para a vida útil da bateria.
Muitos fabricantes divergem na hora de passar a informação de quando é necessário realizar o carregamento da bateria dos aparelhos, não tendo um padrão universal. Nós damos o conselho de que quando perceber que sua carga está abaixo dos 30% a 20%, já é hora de colocar para recarregar.

Mas devo deixar a minha bateria em qual nível de carga?

O tradicionalmente recomendado é tentar manter sempre entre 40% e 60% e carga, que é um nível onde não é baixo e nem alto, pois não chega ao ponto de esquentar muito a bateria, o que também não é bom.

As baterias de íon lítio que são utilizadas nos notebooks podem ser recarregadas a qualquer momento, não existe mais aquele mal de “viciar a bateria”. Portanto não deixe seu computador chegar a níveis críticos de bateria, sempre que necessário realize o recarregamento.

E no dia a dia, quantas horas eu devo deixar carregando?

Muitas vezes temos esse pensamento de quantas horas deixar carregando, mas ele é errado; devemos pensar na porcentagem de carga que é necessária.

Você pode deixar a bateria chegar até 100% de carga normalmente enquanto está conectado a tomada pois ele irá “pausar” a carga passando a utilizar somente a energia da fonte. Identifique este comportamento através dos LEDs de indicação de carga no seu notebook.

Lembrando: Não é recomendado que você deixe sua bateria ficar com carga abaixo de 20% ou carregá-la até 100% frequentemente. Quando você carrega sua bateria até o limite, ela irá aquecer e isso é prejudicial. Caso opte por usar o notebook sem a bateria, direto na fonte, carregue a bateria até 60% de carga e guarde-a num local fresco e arejado. Mas não fique mais de 15 dias sem utilizá-la.

Outro aspecto fundamental é o de sempre realizar a calibragem da bateria

Esse procedimento tem como missão equilibrar a carga de energia dentro de cada célula interna da bateria. Recomendamos realizar o processo quando a bateria é nova, (3 vezes seguidas) e a cada período de 30 a 60 dias de uso da mesma.

bateria-bringit

6 respostas

  1. Oi Murilo, tudo bem, gostei muito do seu comentário, sobre o procedimento de como utilizar a bateria do notebook, eu tenho um notebook que comprei a menos de 15 dias, qual o procedimento correto que devo fazer, visto que eu não fiz as 3 calibragens seguida ainda?

  2. Olá Sidney,
    Não tem segredo, recomendamos a calibragem já nos primeiros usos, pois quanto antes melhor,
    mas no seu caso, mesmo passando alguns dias, você pode executar o procedimento 3 vezes conforme descrito.
    Boa Sorte!

  3. Boa tarde!! Queria tirar uma dúvida: comprei um notebook novo e nem uso ele direito ,e já descarrega. N9 geral a carga não está durando duas horas. Isso é normal?? Pode ter vindo com defeito??

  4. Olá, Ereni!

    Provavelmente é algum defeito ou precisa verificar a Mah da sua bateria, para identificar qual é o tempo de autonomia.

    Contudo, antes de afirmar que seja defeito, é recomendável verificar a situação numa assistência de confiança.

    As baterias que vendemos aos clientes, sempre recomendamos realizar a calibragem das células, para que o produto entregue um excelente desempenho.

    Em casos de dúvidas estamos à disposição!

  5. Bom dia. Essa orientação diz que posso usar o notebook com carga a 100% , conectado à tomada. Mais a baixo diz que não devo carregar a bateria até 100% de carga.
    Não entendi bem.
    Eu uso sempre conectado à tomada. E fico sempre ligando e desligando da tomada pra não chegar a 100% , nem descarregar totalmente.
    Poderia esclarecer essa minha dúvida ? Obrigado.

  6. Olá, Valmir!

    Recomendamos que mantenha a bateria sempre instalada no notebook e pode manter 100% carregada.

    Utilize o seu carregador em todos os momentos, assim manterá a carga total da bateria e utilizará essa energia apenas em locais no qual não possui eletrecidade.

    Ficamos à disposição!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *