ícone compartilhar redes sociais
tela de notebook

Quais as melhores tipos de tela para notebook para ler ?

adminblog_USR

Se você está em busca de uma tela de notebook que seja boa para ler, precisa conhecer os principais modelos existentes no mercado e suas características. Assim, você vai entender como funcionam as telas e pode escolher a melhor para seus momentos de leitura.

Dito isso, nesse artigo você vai descobrir qual o melhor tipo de tela notebook para ter uma leitura mais confortável e de qualidade!

Encontre a melhor resolução

Antes de mais nada, existem muitos tipos de tela no mercado, de modo que você pode encontrar telas para todas as finalidades, algumas com maior qualidade e outras com qualidade um pouco menor, a depender da sua necessidade e do tipo de finalidade do uso.

Dentro das atividades que exigem uma tela da mais alta qualidade, a leitura não está nas primeiras colocações. Isso porque, diferentemente de quem utiliza o notebook para atividades de design e edição de vídeos e imagens, por exemplo, para leitura não há grande necessidade de ter uma tela com a melhor definição de cores e imagem.

No entanto, para que a experiência da leitura seja o mais agradável possível, algumas características precisam, sim, ser observadas. É o caso da resolução, que apesar de não ser necessário a resolução mais alta, quanto melhor for, mais qualidade terá sua leitura.

Telas com resolução a partir de 1920×1080 pixels, que são as consideradas Full HD, podem definir melhor as letras e melhorar a qualidade da leitura, com melhora na dinâmica.

Porém, uma resolução menor do que essa, como a de 1600×900 pixels também pode ser suficiente para a finalidade de ter melhora na leitura, pois esse tipo de tela já oferece a qualidade necessária para representar as letras de forma real e correspondente com o que se espera.

Conheça as principais tecnologias

Outra questão importante para a definição e a qualidade das letras, com melhor nitidez e, consequentemente, melhora na experiência de ler, é a tecnologia que a tela possui, algo que atualmente possui opções de alto padrão.

A tecnologia da tela é o que vai definir a fidelidade das cores, nível de contraste, nível de brilho e capacidade de mudar o ângulo de visão da tela sem prejudicar a visualização.

Uma das melhores telas que o mercado produz atualmente é a com tecnologia IPS, que oferece grande fidelidade com a realidade e atende bem aos quesitos mencionados acima.

Com isso, ler em uma tela como essa vai fazer com que se pareça mais com uma leitura de uma página de um livro, com melhora na qualidade da cor, nitidez e demais características.

A outra opção de tecnologia é a LCD comum, bem como existe a LCD LED, que é uma versão um pouco melhorada. As duas também podem atender com qualidade a atividade de leitura, porém são consideradas inferiores à tecnologia IPS.

Entre agora mesmo em nosso site e conheça todos os produtos de informática que disponibilizamos a você!

E agora? Qual a melhor tela de notebook para leitura?

Depois de conhecer mais a fundo algumas das principais características das telas de notebook que você pode encontrar no Brasil, já é possível definir qual a melhor para leitura.

O ideal seria encontrar uma tela de resolução a partir da Full HD e com tecnologia IPS para que seus momentos de leitura no notebook sejam ricos em detalhes, com maior qualidade de brilho e contraste.

Além disso, essa escolha vai permitir que você possa posicionar a tela em diferentes inclinações e ler de diferentes ângulos sem ter tanta interferência de qualidade, como ocorreria com telas inferiores, em que você precisaria estar posicionado precisamente no centro e na frente da tela.

No entanto, logo após essa opção, vem o tipo de tela que, apesar de ser um pouco inferior em termos de tecnologia, também pode ser excelente para leitura. E o motivo é o que já foi brevemente abordado no início do artigo, leitura não exige tanta nitidez e qualidade de imagem como outras finalidades, como jogos e vídeos.

Como decidir

Dessa maneira, você pode colocar na balança quanto deseja gastar com o notebook e qual o nível de definição e nitidez das letras deseja ter em sua tela, pois não é apenas a tecnologia que muda entre as telas, mas o valor a ser cobrado também muda.

Fazendo um balanço dessas informações vai ser possível definir se para você vale mais a pena investir em uma tela IPS, por exemplo, ou se uma tela LCD já é o suficiente para o tipo de uso de que deseja.

As telas IPS são as mais caras em comparação com telas LCD, LCD LED ou até menos inferiores a essas.

Além disso, outra questão importante para ajudar a decidir é pensar na manutenção. Telas que são de maior qualidade costumam ter manutenção mais cara, pois as peças possuem maior custo de fabricação e para encontrar uma peça para repor, você terá que desembolsar um valor maior.

Portanto, se você deseja um preço mais reduzido e manutenção mais barata, pode ser que levar tudo isso em consideração faça sentido na hora de escolher a tecnologia da sua tela de notebook.

Algumas opções de telas para ter uma base de valores de manutenção, são a Tela TE129 LED ISP, de resolução 1920×1080, de 14” e a Tela LED Philco 14F-R724WS, de 14”.

Considerações finais

Com tudo que foi trazido nesse artigo, você tem condições de escolher o melhor tipo de tela notebook para que sua leitura seja de qualidade e com ótimo nível de aproveitamento.

Quanto melhor for a qualidade e tecnologia da tela, melhor vai ser o resultado da leitura, com menor cansaço e menor necessidade de esforço visual, o que é importante, principalmente para quem passa boa parte do dia na frente do notebook.

Portanto, quando você estiver pesquisando as opções que possui para escolher a melhor tela de notebook, sempre leve em consideração todas as questões e características que foram trazidas até aqui, pois com certeza será mais fácil encontrar a tela que você deseja e que se encaixa nas necessidades que possui.