notebook usado

Qual o melhor notebook usado? Como escolher?

Está pensando em comprar um notebook, mas não tem dinheiro suficiente para investir em um novo? Que tal comprar um notebook usado? Optar por comprar um notebook usado pode te ajudar a ter um notebook bom por um preço mais acessível. Porém, com tantos notebooks para escolher, selecionar o melhor para caber no seu orçamento pode ser um pouco complicado.

Os notebooks variam muito conforme a velocidade da CPU, a capacidade gráfica, o tamanho, o armazenamento do drive e a memória RAM, entre outras coisas. Além disso, as necessidades de seu notebook podem ser completamente diferentes das de outra pessoa, o que só contribui para aumentar a confusão.

Por exemplo, para algumas pessoas, uma tela com resolução de 4K pode ser muito importante. Outros podem querer uma CPU de alto desempenho, com processadores mais eficientes e rápidos. Obter uma boa relação custo-benefício também pode ser complicado, já que tecnologias mais novas nem sempre significam melhor desempenho. Por exemplo, as CPUs de gerações mais antigas podem, às vezes, superar os produtos mais novos em testes de referência. Por estas razões, vale a pena fazer uma pesquisa, deste modo você saberá qual o melhor notebook usado você pode comprar.

notebook

Porque comprar um notebook usado?

Comprar um bom notebook usado implica um pouco mais de trabalho do que comprar um notebook novo. Ao adquirir um notebook usado, você pode economizar uma boa quantia de dinheiro comprando um notebook que pode fazer a maioria das mesmas coisas que um notebook novo faria.

Para as atividades mais comuns como navegar na web, editar documentos e planilhas, ou olhar e editar fotos e vídeos de seu telefone, um computador novo ou um usado não serão tão diferentes assim.

Se você estiver com um orçamento mais apertado, comprar um notebook usado pode permitir que você compre algo melhor do que um notebook novo pelo mesmo preço. Além disso, a compra de um notebook usado reduz o desperdício eletrônico. Você resgata um computador velho mas funcional de ser jogado no lixo, e evita comprar um notebook barato que se desgastará e será descartado em poucos anos.

Quais informações olhar ao procurar um notebook usado?

As três coisas mais importantes ao procurar um notebook usado é a sua condição física, sua marca e número de modelo, e suas especificações.

Alguns vendedores colocam fotos reais dos notebooks que estão vendendo, o que facilita a avaliação da condição física do aparelho. Repare bem nas fotos, procure arranhões ou possíveis trincados.

Requisitos mínimos

A maioria das pessoas pode sobreviver com um notebook que atenda nossos requisitos mínimos. Se você só precisa fazer tarefas básicas como navegação na web, edição de documentos e bate-papo em vídeo, aqui está o que você deve procurar:

Processador: Escolha um processador Intel Core de sexta geração ou mais novo (procure um número de modelo que comece com Core i3, i5 ou i7). Esses processadores ainda estão recebendo suporte da Intel e dos fabricantes do notebook.

Memória: Para navegação básica na web e uso de aplicativos, 4 GB é o mínimo necessário.

Armazenamento: Um SSD de 128 GB ou maior é preferível a um HD com maior armazenamento, pois o HD é mais lento, além de ser pior tanto em confiabilidade quanto em capacidade de resposta. Mas comprar um computador com um HD e atualizá-lo você mesmo para um SSD pode permitir que você economize algum dinheiro.

Tipo de tela: Para notebooks, procure por telas IPS, que proporcionam melhor reprodução de cores e ângulos de visão do que telas TN baratas (telas WVA, embora mais raras e não tão boas quanto as IPS, também costumam ter boa aparência). As listas de computadores usados nem sempre especificam a tecnologia de visualização, mas as telas 1080p são mais prováveis (embora não garantidas) de serem IPS.

Resolução da tela: Recomendamos telas de notebook com uma resolução de 1920×1080 pixels, também chamada 1080p ou Full HD, mas alguns notebooks mais antigos podem sobreviver com telas de 1440×900 ou 1600×900. Evite as telas 1366×768 (também chamadas de HD), que tender a ser piores e a usar tecnologia TN inferior.

notebook usado

Quais configurações evitar?

Processadores antigos ou lentos: Esta lista inclui Intel Celerons e Pentiums, processadores Intel Core 2 Duo e Core 2 Quad, processadores Intel Core da primeira à quinta geração, assim como processadores AMD série A. Estes são processadores mais antigos ou mais lentos. Alguns podem até ter problemas para suportar recursos básicos do Windows 10.

Telas 1366×768: Estas telas de baixa resolução, às vezes chamadas telas HD ou WXGA, não podem suportar tanta informação e não parecem tão nítidas quanto as telas de alta resolução. Elas também são mais propensas a usar telas TN baratas e desbotadas.

Discos rígidos(HD): Um disco rígido tradicional é a parte mais lenta de qualquer computador mais antigo ou mais barato. Se você comprar um computador com um HD, considere substituir esse armazenamento por um SSD.

Menos de 64 GB de armazenamento: Isso não é espaço suficiente para você instalar o Windows e seus aplicativos mais importantes. Pois não haverá espaço suficiente para que o Windows Update funcione corretamente. Computadores com SSDs tão pequenas também tendem a usar um tipo de armazenamento mais barato chamado eMMC. Esse tipo de armazenamento é mais lento do que um SSD típico e não é atualizável.

Razões para não comprar um PC usado

Se você está procurando comprar um notebook para jogar jogos de alta qualidade ou fazer trabalhos profissionais de desenho 3D, um PC usado pode não ser a melhor escolha para você. Os processadores gráficos ainda estão avançando mais rapidamente do que outros componentes de computador, e os novos jogos deverão exigir maiores requisitos de sistema para funcionarem de forma correta. Um notebook usado ainda pode ser um boa opção para edição de fotos e vídeos, no entanto, uma vez que esses aplicativos não exigem tanto desempenho gráfico.

Conheça os produtos da BringIT!

Se nós te ajudamos nesse post sobre qual é a melhor forma de escolher um notebook usado, temos certeza que podemos te ajudar ainda mais!

A BringIT é uma loja a mais de 10 anos no mercado. Nesse sentido, nós contamos com um catálogo variado que abrange diversas marcas, séries e modelos. Igualmente, nossos produtos são de alta qualidade e alta performance e passaram por rigorosos testes que atestam tudo isso.

Somos especializados em baterias e oferecemos todo o suporte necessário para lhe ajudar na compra. Como resultado da nossa seriedade com o cliente, oferecemos 8 meses de garantia em suas baterias!

Achou pouco? Pois não! Além disso, nós temos preços justos e que cabem em seu bolso. Isso porque respeitamos os nossos clientes e apostamos em oferecer um belo custo-benefício! Diferencial, não é mesmo?

Procurando por uma nova bateria para o seu notebook? Clique aqui e conheça as nossas opções! Se o seu problema é fonte, nós também temos a solução! Então, clique aqui e confira!

Está em busca de mouses, teclados, fones de ouvido ou outros periféricos? Saiba quais são as nossas opções clicando aqui!

Veja também um pouco mais dos nossos produtos em nosso site!

newsletter
Junte-se a nós
Preencha o formulário e receba nossos artigos
via e-mail!
Compartilhe
Conteúdo sugerido
Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Newsletter

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado.

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Brevo para processamento, de acordo com o termos de uso deles