Saiba como limpar o seu notebook de programas e adwares indesejados

virus_0

Não é nenhuma novidade que o computador está sempre suscetível a ser infestado por algum tipo de “praga” eletrônica. Indesejáveis, os adwares estão sempre à espera de uma brecha de segurança para invadir as máquinas sem autorização, atrapalhando o uso ou até mesmo deixando o notebook mais lento.

Na maioria das vezes, os adwares assumem o formato de pop-up, aquelas janelas incômodas que insistem em abrir a todo instante. Há ainda aqueles programas e barras de ferramentas que aparecem de um dia para outro na máquina sem você se lembrar de ter instalado qualquer software do tipo. Um bom exemplo de adware é o famoso Hao123, uma ferramenta que geralmente vem embutida num instalador de algum outro software.

como-remover-hao123

Por mais cuidadoso que sejamos, infelizmente estamos sujeitos a ser alvo desse tipo de ataque. A boa notícia é que, apesar de serem inevitáveis, eles podem ser eliminados facilmente.

Desinstalação tradicional

A primeira coisa a se fazer é tentar desinstalar o programa do sistema. Caso você seja usuário do Windows, acesse o Painel de Controle e clique em “Desinstalar um programa” na opção “Programas”.

painel-de-controle-no-menu-iniciar

Em seguida, aparecerá uma lista com todos os programas instalados no seu notebook.

desinstalacao-de-programas-no-windows

Basta localizar o programa indesejado e clicar em “Desinstalar”

desinstalacao-de-programas-no-windows

Utilizando ferramentas alternativas

Se mesmo acessando as configurações do notebook não foi possível localizar e remover os adwares, você também pode contar com a ajuda de alguns programas para lhe ajudar nessa tarefa.

AdwCleaner

imagem25

O AdwCleaner é um software gratuito, leve e fácil de usar. Para utilizar o programa é preciso instalá-lo em seu computador ou pen drive. Após a instalação, basta abrir o AdwCleaner e clicar em “Scan” para que ele realize uma busca pelos adwares em seu notebook. Para finalizar a limpeza clique em “Clean”. Com esse comando, todos os rastros serão eliminados do seu PC. O software está disponível apenas para plataforma Windows.

Ferramenta de Remoção de Software Mal-Intencionado do Microsoft Windows

image013

Assim como o AdwCleaner, a ferramenta não substitui um antivírus, pois se trata apenas de um software de remoção.

Após realizar a instalação do programa, você pode escolher três tipos de verificação disponíveis: “Exame rápido”, que analisará as áreas mais propensas a estarem infectadas; “Exame geral”, responsável por varrer todo os disco rígido em busca de ameaças; e por último “Exame personalizado”, que realizará uma busca completa nas pastas escolhidas pelos usuários. Para baixar a Ferramenta de Remoção de Software Mal-Intencionado do Microsoft Windows clique aqui.

Malwarebytes Anti-Malware

Malwarebytes_Anti-Malware_Premium_settings

Diferente dos demais programas mencionados, o Malwarebytes Anti-Malware é um respeitado antivírus, mas também é um removedor avançado de pragas digitais. Com a sua utilização, você pode acompanhar o processo completo de verificação e o número de ameaças identificadas. Ao final do processo, o programa mostrará um relatório para que você decida o que fazer com a ameaça: enviar para quarentena, excluir ou ignorar. A vantagem de utilizar o Malwarebytes Anti-Malware é que ele dispensa a necessidade de instalar um software apenas para eliminar ameaças indesejáveis.

No entanto, é importante lembrar que a versão gratuita do software possui algumas limitações, mas é possível ativar a versão de experimentação. Esse período de teste expira em 30 dias.

Sem desespero!

Como você pode perceber, é bem fácil desinstalar programas e adwares indesejados. No entanto, para evitar que esses ataques voltem a acontecer, é importante que você fique atento ao que você baixa na internet. É comum sites distribuírem programas com instaladores personalizados, que acabam trazendo esses adwares sem você perceber.

newsletter
Junte-se a nós
Preencha o formulário e receba nossos artigos
via e-mail!
Compartilhe
Conteúdo sugerido

Você pode gostar..

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Newsletter

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado.

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Brevo para processamento, de acordo com o termos de uso deles