Foto do teclado do notebook com foco em qual é a tecla tab

Saiba qual é a tecla tab e suas funções

A fim de simplificar este trabalho, uma barra horizontal foi colocada, avançando os espaços e ajudando a organizar os dados. Assim, derivando da palavra “tabular”, surgiu a tecla Tab, que fazia a diferença várias décadas atrás.

Como se sabe, os computadores modernos são equipamentos que anexam tudo o que um escritório precisa, como calculadora, máquina de escrever, planilhas e muito mais. Sendo assim, pensando na escrita, o Tab também se faria necessário e foi assim que surgiu a tecla com o mesmo nome.

Ainda assim, na contemporaneidade, seu uso se dá não apenas no processamento e edição de texto, mas também para quem quer preencher um formulário computadorizado; para eliminar a necessidade de usar o mouse para clicar em um campo adjacente; em aplicativos gráficos, especialmente no Windows e muito mais.

Dado este cenário, há muito para se aprender acerca desta tecla tão especial e é pensando nisso que este artigo foi criado. Acompanhe agora e surpreenda-se com a diversidade deste item:

Qual é a Tecla Tab?

A Tecla Tab é um espaço tipográfico que se materializa fisicamente à esquerda da tecla Q e acima do Caps Lock. Já no que diz respeito à tela dos softwares de escrita, ela pode ser comumente encontrada no início da linha de um texto, dando o recuo necessário para um parágrafo.

Levando em consideração esta funcionalidade, cada caractere de tabulação é traduzido como um espaçamento de largura variável, podendo ter até quatro espaços em um documento comum ou meia polegada em um processador de texto.

Ainda assim, é importante considerar que o número equivalente de espaços utilizados em uma Tecla Tab pode chegar até mesmo a oito, dependendo do programa que o usuário opta para realizar suas tarefas de escrita.

Apesar disso, vale atentar-se para o fato de que um Tab guia é apenas um caractere. Portanto, em outras palavras, quando você pressionar esta tecla, não está criando vários espaços em uma linha.

Dessa forma, além de criar espaçamentos mais rápido, a Tecla Tab ainda se coloca como uma estratégia que está menos sujeita a erros e torna os arquivos menores. Haja benefícios!

Além disso, se você tem interesse em comprar um teclado que possua esta funcionalidade, não deixe de acessar o site da bringIT e encontre o modelo que mais se adéque às suas necessidades.

Por que há uma seta para a direita e para a esquerda na Tecla Tab?

Como será visto mais a frente, a Tecla Tab possui muitas funcionalidades e uma delas diz respeito, justamente, a este símbolo que está estampado em sua forma física. Duvida? A bringIT lhe explica!

Este desenho diz respeito ao fato de a Tecla Tab ser capaz de se mover tanto para a direita quanto para esquerda, embora a maioria das pessoas a use apenas para ir à direita, ganhando um parágrafo sem precisar apertar o backspace constantemente.

Ainda assim, caso você queira que tudo se mova “para trás” e não “para frente”, a seta para a esquerda pode ser acionada de uma maneira bem prática. Basta pressionar Shift e Tab ao mesmo tempo, fazendo a mobilidade na direção contrária acontecer. Experimente e nos conte!

Foto bem próxima à um teclado de notebook

Quais as diferentes funções da Tecla Tab?

Agora que você já sabe qual é a Tecla Tab, sua função mais conhecida é a capacidade de recuar uma linha ou um parágrafo de texto, especialmente nos programas utilizados com a finalidade de digitação. Contudo, há outras vertentes importantes que precisam ser conhecidas pelo público. Confira abaixo e anote para não esquecer:

  • Alt Tab: Alterna entre as janelas abertas em um computador Windows e também faz o mesmo nas guias do seu navegador.
  • Ctrl Tab: Alterna entre documentos ou guias abertos no programa que está sendo utilizado.
  • Windows Tab: Mostra os programas abertos disponíveis no Windows.
  • Shift Tab: Diminui o recuo nos processadores de texto. No Microsoft Word, pode ser necessário pressionar Ctrl Shift M para alcançar o mesmo feito.

Além disso, na maioria dos programas e computadores, é possível pressionar a tecla Tab para mover entre os elementos selecionáveis. Para os que usam tabelas, ela irá mover o ponto de inserção para o próximo espaço na tabulação, facilitando todo o trabalho.

Se você precisa preencher um formulário pelo seu computador, pressionar Tab algumas vezes faz o cursor se mover para o campo mais próximo. E Shift Tab fará com que ele volte para o campo anterior, eliminando a necessidade de usar o mouse durante todo o processo.

Por outro lado, em muitos aplicativos gráficos, especialmente nos que são para Windows, a Tab move o foco para cada controle ou widget, de modo que a interface não dependa do mouse. E, claro, no caso dos videogames para PC, ela pode ser frequentemente usada para mostrar pontuações em jogos multiplayer. Já imaginou essa facilidade na sua rotina como gamer?

E se você é daqueles que ama digitar ao máximo, o preenchimento de tabulação é utilizado a fim de completar uma palavra digitada parcialmente. Logo, em algumas interfaces da linha de comando, você pode digitar os primeiros caracteres e, lógico, pressionar Tab. Se não houver ambiguidade, o restante aparecerá automaticamente.

Descobriu qual é a Tecla Tab? Use agora mesmo!

Quer utilizar a Tecla Tab e fazer a diferença na utilização do seu equipamento? Então, conte com o auxílio da bringIT nesta etapa. No nosso e-commerce de informática, mantemos o foco em inúmeras peças e acessórios para notebook, inclusive teclados.

Ademais, contamos também com diversos produtos, como headsets e fones de ouvido, além de produtos para gamers e muito mais. Já considerou expandir os seus acessórios com a gente?

Acesse o site da nossa empresa para saber mais a respeito das nossas mercadorias e veja as novidades do nosso blog. Você vai adorar!

newsletter
Junte-se a nós
Preencha o formulário e receba nossos artigos
via e-mail!
Compartilhe
Conteúdo sugerido

Você pode gostar..

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Newsletter

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado.

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Brevo para processamento, de acordo com o termos de uso deles