ícone compartilhar redes sociais
DC Jack

Saiba tudo sobre o conector DC jack

adminblog_USR

Você sabe do que se trata e para que serve o conector DC jack? Tem ideia de onde ele está em seu notebook?

Pois bem, ao longo deste artigo, nós, da BringIT, vamos lhe contar tudo sobre essa peça tão importante. E aí, você vem conosco?!

O conector DC jack

Se acaso alguém lhe faz uma pergunta sobre as principais peças de um notebook, certamente você responde dizendo os nomes daquelas que logo vêm à cabeça. A tela, por exemplo, quem sabe o teclado, a bateria, a placa mãe, o HD, o processador…

No entanto, há uma outra peça interna que, embora não seja tão famosa, também possui uma importância vital para o funcionamento do seu notebook. Estamos falando do DC jack!

Todos os dias em que usamos nossos notebooks, temos um contato físico como o DC jack, ainda que não nos demos conta disso. Essa peça é nada mais, nada menos do que o conector em que se encaixa o plug da fonte de alimentação.

DC Jack

Ou seja, sempre que você precisa recarregar a bateria do seu notebook, você precisa encaixar a fonte de alimentação nessa entrada. E, se isso não ocorre, então a bateria vai descarregando até acabar e o notebook, enfim, acabar desligando.

Além disso, se acaso o DC jack do seu notebook não estiver funcionando bem, ou seja, apresentando alguma falha ou defeito, você pode enfrentar sérios problemas. Desde um carregamento mais demorado da sua bateria ou até mesmo o desligamento do notebook.

Algo, portanto, que todo mundo prefere evitar, não é mesmo? É por isso, portanto, que um bom cuidado com essa peça, no dia a dia, é muito importante para que ela cumpra a sua vida útil e, quem sabe, até a prolongue.

Quer saber mais sobre quais cuidados são esses? Então, continue com a gente!

Cuidados com o conector DC jack

Toda e qualquer peça de um notebook pode “viver” mais se acaso receber bons cuidados por parte dos usuários. O que é bom e, além disso, até mesmo econômico, não é mesmo?

E o DC jack não é uma peça qualquer que pode ser usada não funcionando da melhor forma. Pela sua segurança e pela segurança do notebook, ele deve estar em perfeito estado para uso.

Pegue o carregador pelo plug e encaixe corretamente

Um primeiro cuidado que você deve ter, por exemplo, refere-se ao jeitinho com que insere a fonte de alimentação no notebook. Ou seja, sempre que conectar ou desconectar o carregador do notebook, segure-o por meio do seu plug.

carregador de notebook

Isso é importante para que a conexão ou a saída do plug ocorra de forma brusca, o que pode implicar danos ao seu dispositivo.

Do mesmo modo, é importante sempre garantir que o encaixe do plug no DC jack ocorra da forma correta, não permitindo folgas. Ou seja, nada de encaixar só parte do plug da fonte de alimentação no notebook.

O encaixe deve ser completo, ainda que parcialmente já seja suficiente para recarregar a bateria. Além disso, você não deve, em hipótese alguma, exercer força sobre o DC jack.

Não exerça força sobre o conector DC jack nem introduza objetos nele

Isso quer dizer, então, que você não deve pendurar o cabo da fonte de alimentação, conectando-a ao notebook e a uma tomada que esteja distante dele. Assim, como um varal, a fonte de alimentação acaba exercendo força tanto sobre o DC jack quanto sobre a tomada. E isso pode provocar danos.

Sem falar na possibilidade de uma pessoa desavisada não ver o cabo e tropeçar nele. Assim, ela se machuca e ainda pode derrubar o seu notebook. É melhor evitar, não?!

Por fim, nunca introduza qualquer objeto no DC jack que não seja o plug da fonte de alimentação. Isso pode estragar a peça ou até mesmo acabar prendendo algo dentro dela, o que dá no mesmo.

Muito cuidado, então, com crianças, que são curiosas e podem fazer isso. Segurança sempre!

Saiba como identificar problemas

Saber como identificar eventuais problemas que podem aparecer em seu DC jack é uma tarefa essencial para quem deseja se prevenir de problemas futuros. Afinal, o quanto antes saber o que está acontecendo, mais rápido e mais fácil é encontrar a solução.

Desse modo, um sinal que indica um possível problema no DC jack é o mau contato no carregamento da bateria. Se acaso, ao conectar a fonte de alimentação ao notebook e à tomada, você reparar que a bateria alternar entre carregando e não carregando, pode ser que o DC jack esteja com algum problema.

Nesse momento, aliás, é comum que a luz LED de carga da bateria (quando há) também fique piscando de modo alternado, o que indica o mau contato. Além disso, é comum que o usuário fique movendo o carregando, em busca de uma posição em que a bateria possa carregar.

No entanto, o problema pode ser outro, quem sabe na própria fonte de alimentação. Uma dica, portanto, é testar o carregamento da bateria do seu notebook com outra fonte de alimentação que seja compatível com ele; certo?

Também atente-se ao aquecimento demasiado do seu dispositivo. Isso pode indicar alguma falha no DC jack. Do mesmo modo, muito cuidado com curtos-circuitos.

Ou seja, se acaso surgem faíscas ao conectar a fonte de alimentação do notebook, deixe de usar de modo imediato.

O melhor caminho, em todas essas situações, é procurar uma assistência técnica. Afinal, um profissional vai ser capaz de lidar da melhor maneira.

Conheça os produtos da BringIT!

Se nós te ajudamos nesse post sobre conector DC jack, temos certeza que podemos te ajudar ainda mais!

A BringIT é uma loja a mais de 10 anos no mercado. Nesse sentido, nós contamos com um catálogo variado que abrange diversas marcas, séries e modelos. Igualmente, nossos produtos são de alta qualidade e alta performance e passaram por rigorosos testes que atestam tudo isso.

Somos especializados em baterias e oferecemos todo o suporte necessário para lhe ajudar na compra. Como resultado da nossa seriedade com o cliente, oferecemos 8 meses de garantia em suas baterias!

Achou pouco? Pois não! Além disso, nós temos preços justos e que cabem em seu bolso. Isso porque respeitamos os nossos clientes e apostamos em oferecer um belo custo-benefício! Diferencial, não é mesmo?

Procurando por uma nova bateria para o seu notebook? Clique aqui e conheça as nossas opções! Se o seu problema é fonte, nós também temos a solução! Então, clique aqui e confira!

Está em busca de mouses, teclados, fones de ouvido ou outros periféricos? Saiba quais são as nossas opções clicando aqui! Veja também um pouco mais dos nossos produtos em nosso site!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *