Seu notebook não reconhece a bateria? Saiba o que fazer

Tempo de leitura: 5 minutos

Todo e qualquer notebook precisa da bateria para que funcione sem a necessidade de conexão direta à rede de energia. Quando conectada, a bateria é responsável por armazenar uma quantia suficiente de carga energética, fornecendo-a aos poucos ao longo de algumas horas a depender, é claro, de cada máquina. Já que estamos falando disso, que tal conferir algumas curiosidades e cuidados sobre a bateria para notebook ?

Recapitulando: é exatamente esse diferencial que faz do notebook um grande aliado, uma vez que com esse componente portátil podemos trabalhar ou efetuar outras funções de qualquer lugar.

Mas e o que fazer quando o notebook liga e simplesmente não reconhece mais a bateria? A seguir vamos conferir algumas sugestões de como você pode resolver esse problema.

bateria de notebook

O notebook não está reconhecendo a bateria?

Se o seu notebook liga sem detectar a presença de bateria logo de cara, você precisará conectá-lo à tomada – tanto para utilizá-lo normalmente como também para tentativa de resolver o que está acontecendo. Dessa forma, é claro, ele perde uma grande função, uma vez que deixa de ser um dispositivo portátil a ser utilizado em qualquer espaço.

O problema de não reconhecimento de bateria pode ter uma variedade de causas, mas o mais comum é que ela tenha que passar por uma redefinição física, procedimento que basicamente consiste na eliminação da carga elétrica presente nos capacitores.

Quer a boa notícia disso? O método para efetuar a redefinição mencionada acima quase sempre é o mesmo em todas as fabricantes de notebooks e também não varia a depender do sistema operacional utilizado.

Pensando nisso, trouxemos um passo a passo para tentar solucionar esse problema e fazer com que o seu notebook volte a detectar a bateria. Vamos lá?

1. Desconecte todos os cabos e/ou dispositivos ligados ao notebook, assim como o do carregador. Dessa forma, ele desligará sozinho;

2. Tire a bateria do notebook. Esse procedimento pode variar a depender de cada marca e modelo. No geral, uma trava de segurança indicada por um cadeado deve ser destravada (posição aberta) e, em seguida, uma outra chave deve completar a liberação desse item;

3. Pressione por em média 30 segundos a 1 minuto o botão de ligar/desligar do seu notebook. Dessa forma a carga elétrica residual será completamente removida dos capacitores. O procedimento, apesar de simples, é o que efetua a redefinição física da bateria que mencionamos no início deste artigo;

4. Agora é só colocar a bateria novamente no lugar. Não se esqueça de travar a chave de liberação. Se houver tempo, aproveite esse momento para limpar os compartilhamentos internos da bateria com um paninho seco;

5. Antes de tentar ligar o notebook, conecte a ele o cabo do carregador;

6. Assim que o sistema for completamente iniciado (após o reconhecimento do Windows), clique no ícone da bateria para ver se a peça está sendo detectada;

7. Se sim, isso significa que nosso tutorial te ajudou a solucionar seu problema com reconhecimento de bateria. Caso contrário, confira a seguir outras formas de resolvê-lo.

slot de segurança do notebook

Notebook não detecta a bateria – outras possíveis soluções para o problema

• Setup Load Default

Um segundo método utilizado para retomar a identificação da bateria do laptop diz respeito a um Setup da Bios “Load Default Settings”, que em alguns notebooks pode ser encontrada apenas por “Setup Defaults”. Na inicialização do dispositivo, ela tende a ser encontrada por meio das teclas F7, F9 ou F10, na parte de “Setup”.

Na maioria dos notebooks o Setup pode ser acessado pressionando a tecla F9 ou F10, na tela de inicialização. Quando aparecer uma mensagem pedindo para confirmar a configuração de Load Default, pressione Yes e aguarde a reinicialização do sistema.

• Desinstalação do driver da bateria

Uma terceira opção consiste em desinstalar o driver da bateria na tentativa de fazer com que o laptop volte a reconhecê-la.

1. Pressione de forma simultânea as teclas Windows X;
2. Clique na alternativa “Gerenciamento de Dispositivos”;
3. Na nova tela, procure pela opção “Baterias”;
4. Ao encontrar o dispositivo instalado, clique com o botão direito em cima dele e depois em “Desinstalar”;
5. Prontinho! Agora é só reiniciar o seu notebook para ver se o driver voltará a ser reconhecido automaticamente.

• Reversão de versão instalada de driver de bateria

1. Assim como no passo a passo anterior, comece pressionando de forma simultânea as teclas Windows X e clique no Gerenciamento de Dispositivos;
2. Ao chegar na seta de Baterias, clique com o botão direito e, dessa vez ao invés de desinstalar vamos clicar em “Propriedades”;
3. Na nova tela procure pela tela “Aba Driver” e, em seguida, pela opção “Reverter”. Nem sempre ela está disponível, mas caso esteja, clique nela, efetuando a reversão;
4. Mais uma vez reinicie o seu notebook.

• Calibre a bateria

Como uma última tentativa você pode tentar calibrar a bateria do notebook.

Para isso:

1. Conecte o notebook à bateria e espere chegar em 100%;
2. Pressione Windows R, digite o código “Powercfg.cpl” e depois dê Ok;
3. Clique na opção “Alterar configurações do Plano”, depois em “Desligar Vídeo”, suspenda as atividades do notebook e, por fim, habilite a alternativa “Nunca”;
4. Desconecte o computador da fonte e deixe-o ficar completamente descarregado, ou seja, até esgotar a bateria;
5. Conecte novamente a fonte e carregue até chegar a 100%.

Caso o comportamento volte a acontecer, você pode conferir outras soluções para te ajudar caso a bateria do seu notebook não esteja carregando . Se estiver com dúvidas sobre por que o rendimento da bateria cai e quando é a hora certa de trocar, te ajudamos neste artigo!

Troca de bateria é com a BringIT

Agora você já conhece as principais alternativas do que pode estar acontecendo para o seu notebook não reconhecer a bateria.

Se nenhuma delas funcionar, você pode entrar em contato com a gente para tirar suas dúvidas. Além disso, nós também fornecemos baterias caso esteja na hora de efetivar uma troca, principalmente caso o tempo de uso da bateria já seja muito elevado. Clique aqui para saber como comprar bateria para notebook .